Sepaz estimula a reflexão no Dia Internacional da Paz
As atividades da Semana da Paz, promovidas pela Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz), encerram neste domingo (23) com o torneio de futebol Futpaz, pela manhã, no município de Delmiro Gouveia, e um passeio ciclístico às 15h30 em Maceió, no Santos Dumont. A Semana começou na segunda-feira (17) com a primeira Oficina Comunitária de Mediação de Conflitos, no Conjunto Carminha, promovida em parceria com Secretaria de Estado de Articulação Social.
Já a comunidade no Benedito Bentes foi o local escolhido para a solenidade simbólica de encerramento. Jovens e alunos da escola Municipal Petrônio Viana celebraram o fim de uma semana de trabalhos e o início de uma nova mentalidade para a comunidade: permitir-se ao convívio pacífico entre os moradores. O clima entre todos era de fraternidade e esperança.
A pastora Luciene Oliveira, da igreja evangélica Casa de Oração, destacou a iniciativa do Governo do Estado e disse que ficou impressionada com a participação ativa da comunidade. Fato também destacado pela representante da Secretaria de Articulação Social, Salete Beltrão.
“Além da participação calorosa da comunidade foi muito importante a atuação da Secretaria de Promoção da Paz e a competência dos mediadores de conflito que ensinaram como lidar com situações de desarmonia. A Polícia Militar, também participou demonstrando, na prática, como contornar conflitos. Enfim, podemos dizer que foi um sucesso”, declarou Salete.
O superintendente de Promoção de Cultura de Paz da Sepaz, Adalberon Sá Júnior, assegurou que o trabalho continua e agradeceu o empenho e participação de todos. “Sem a colaboração de cada um de vocês nada poderia ser feito”, disse ao entregar os 39 certificados aos participantes da Oficina de Mediação de Conflitos.
As atividades do Dia Internacional da Paz contaram ainda com uma panfletagem no bairro do Vergel, nas proximidades da Base Comunitária de polícia. Participou, junto com a Sepaz, o grupo Mulheres Promotoras da Paz e da Cidadania, da ONG Visão Mundial e Projeto Mundaú, que realiza trabalhos com crianças e adolescentes da região em situação de vulnerabilidade.
O secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico, agradeceu a participação de todos os parceiros. “A participação de todas essas pessoas na realização desta Semana da Paz é importante porque envolve vários atores e a comunidade, sensibilizando-a e mobilizando-a no sentido de implantar a cultura de paz”.
O pequeno agente da paz
O menino Alexandre da Silva Santos, 6 anos, aluno do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Petrônio Viana, morador do conjunto Carminha, é a criança que aparece em um dos outdoors da campanha “A paz está mais perto do que você imagina”, lançada pela Sepaz para a Semana da Paz. Mas Alexandre ainda tão tinha se visto na fotografia gigante.
Quando a equipe da Secretaria o levou para ver de perto um dos outdoors expostos na cidade, ele não acreditou. Arregalou os olhos e aquele mesmo sorriso largo se transformou em ar de espanto. “Sou eu!”, exclamou o menino, rindo.
Filho de seu Adriano Elias, 35 anos, servente, e de dona Eliane dos Santos, o pequeno Alexandre foi fotografado durante a entrega dos livros do programa “Educação para Paz” em sua escola, em julho deste ano. O destaque nas aulas de cultura de paz mostrou que ele é um garoto diferente, que sonha em ser bombeiro. “Quero ajudar a apagar o fogo e salvar vidas”, explica, sem ter a ideia de que, com a expressão de “anjo da paz”, já está estimulando as pessoas a refletirem e praticarem a paz.


