Você está aqui: Página Inicial Noticias Escola Geraldo Melo promove Feira de Química, envolvendo alunos e comunidade
tamanho da letra - A / + A

Escola Geraldo Melo promove Feira de Química, envolvendo alunos e comunidade

Evento serviu para socializar a importância da disciplina na vida das pessoas
30/09/2011 15:26
por Pollyanne Costa
Fotos: Valdir Rocha
Escola Geraldo Melo promove Feira de Química, envolvendo alunos e comunidade

Feira de Química movimenta comunidade escolar do Graciliano Ramos

Nesta quinta e sexta-feira (29 e 30), na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, localizada no bairro do Gracilianos Ramos, alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio participam de Feira de Química. O objetivo da iniciativa é estimular o gosto pela disciplina, desenvolver o contato com a ciência e também a comunicação entre os alunos, além do trabalho em equipe.

Temas como chuva ácida, reciclagem, ácidos e sais inorgânicos, ciclo da vida do biocombustível, drogas lícitas e ilícitas e transformações químicas foram abordados em experimentos realizados pelos alunos. As temáticas foram definidas durante um trabalho desenvolvido em sala de aula durante três meses, que envolveu pesquisas e posteriormente a estruturação das equipes e do evento.
 
O coordenador da feira e professor de Química da escola, Fábio Junior Lima diz que a ação desperta o interesse pela ciência e estimula o estudante a conhecer na prática o que se aprende em sala de aula. “A feira visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem entre os alunos e desenvolver vários aspectos como estudo da Química e a Comunicação”, afirmou.
 
Dedicação
Os estudantes estavam animados com a iniciativa. Aluna do 1º ano, Jéssika Henrique, de 18 anos, disse que a feira é uma oportunidade de conhecer coisas novas. “A feira nos ajuda a desenvolver como pessoas, pois aqui, além das informações relativas à Química, aprendemos a nos comunicar e perdemos o medo de falar em público”, afirma.
 
O diretor-geral da escola, Nilson Ferreira, destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar para a realização do evento. “O projeto surgiu na área de Química, mas tomou conta de toda a escola, envolvendo alunos e professores em um trabalho conjunto durante aproximadamente três meses. Foi um projeto transversal que mostrou a Química e também envolve outras áreas de conhecimento”, ressaltou.
 
Parcerias
As equipes serão avaliadas pelo conteúdo, ornamentação e pela busca de parcerias, já que muitos temas foram desenvolvidos junto a entidades solicitadas pelos alunos com suporte da escola. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Sucroquímica e a Usina Ciência foram alguns destes parceiros.
 
O professor de Química do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB/Ufal) e coordenador da Usina Ciência, Reinaldo Augusto Ferreira, viabilizou a organização de experimentos químicos realizados no evento, que também serviu para comemorar o Ano Internacional da Química.
 
“Não poderia deixar de destacar a iniciativa do professor Nilson e do professor Fábio, que foi excelente. O evento serve para que todos os alunos e a comunidade escolar entendam a importância da Química e também verifiquem como ela está presente na vida da gente. Além disso, a feira estimula a criatividade de todos”, disse o professor.
 
Destaque
Nos últimos anos, a Escola Geraldo Melo vem se destacando pelas iniciativas exitosas de gestão escolar. Em 2010, a unidade foi a vencedora da versão estadual do Prêmio de Gestão Escolar e, este ano, já foi contemplada com o Prêmio de Ações Inovadoras no Livro Didático, concedido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no concurso de Pequenos Financiamentos da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
 
O prêmio oferecido pela Embaixada permitirá que a unidade monte uma fábrica de sabão ecológico que vai atender 32 escolas estaduais da região do Tabuleiro do Martins. A produção de sabão em barra e detergente já faz parte das aulas práticas no laboratório de Química da escola e, para a montagem da fábrica, serão disponibilizados aproximadamente sete mil dólares.
 
Nilson Ferreira salienta que o sucesso é consequência do engajamento de todos que fazem a escola. “Esses eventos e os prêmios são conquistas de um trabalho coletivo. A educação é a base da vida e queremos que os alunos e a comunidade escolar percebam que, quando estamos no serviço público, podemos agregar valores, fazendo uma escola com inovação, criatividade e organização”, frisa.
Ações do documento
Lei de acesso

1SIC_140x100px.jpg   2SIC_140x100px.jpg


 

Governo nas Redes Sociais
Radio Governo
10/06/2011 16:10

Governo inicia em junho reforma da Maternidade Santa Mônica

{'duration': Missing.Value, 'image_url': 'http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/++resource++collective.flowplayer.css/play.png', 'description': 'Maior maternidade p\xc3\xbablica do Estado e principal unidade de atendimento a pacientes de risco, Santa M\xc3\xb4nica continuar\xc3\xa1 em funcionamento durante execu\xc3\xa7\xc3\xa3o da obra', 'title': 'Governo inicia em junho reforma da Maternidade Santa M\xc3\xb4nica', 'url': 'http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/radio/governo-inicia-em-junho-reforma-da-maternidade-santa-monica', 'year': Missing.Value, 'date': '2011-06-10T16:10:59-03:00'} Carregando...

Emater avança na assistência técnica ao pequeno produtor rural

Secretaria da Assistência Social discute segurança alimentar e nutricional

IMA completa 25 anos de serviços prestados à população alagoana

Clique e veja todos