Quinta, 14 Junho 2018 10:42
CGE

Controladoria participa de seminário da AMA e apresenta trabalho desenvolvido para fomentar o controle social

Evento apresentou ferramentas para o aperfeiçoamento da administração municipal

Texto de Livia Leão

A Controladoria Geral do Estado (CGE) participou, nesta quarta-feira (13), do seminário “Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal”, promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Com o objetivo de apresentar ferramentas para o aperfeiçoamento da administração municipal, durante o encontro foram apresentadas as das ações realizadas no Estado e debatidos os desafios enfrentados pelos gestores.

Representando a Controladora-geral do Estado, a superintendente de Auditagem da CGE, Adriana Andrade, ministrou a palestra “O Controle Social como Instrumento de Cidadania”, apresentando o trabalho desenvolvido pela Controladoria para promover, cada vez mais, a transparência e o controle social.

“O Controle Social é da nossa conta. Ele começa em nossa casa, quando estamos dando o exemplo aos nossos filhos. Não estacionando em vaga especial, vendendo o voto, utilizando softwares piratas ou fazendo "gato na tv a cabo’”, destaca Adriana.

Na ocasião, além de abordar as ferramentas disponíveis pelo Estado, como o Portal da Transparência Graciliano Ramos, o Serviço de Acesso à Informação (SIC) e a Ouvidoria, a superintendente apresentou para os conselheiros municipais, servidores e gestores os projetos realizados em parceria com outros órgãos e instituições para alavancar a posição do Estado no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

A superintendente também apresentou o projeto “Abraçando o Controle Social”, lançado pela Controladoria, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). O projeto busca orientar servidores e a sociedades para que se tornem agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a gestão pública municipal, estadual e federal e, assim, com a sociedade, no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas.