Quinta, 21 Dezembro 2017 11:39
CAPACITAÇÃO

Estado capacita servidores para utilização de Sistema de Informações

Ferramenta está sendo implementada na Secretaria do Planejamento e, em breve, estará em todos os órgãos do Executivo alagoano

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) vai permitir a "virtualização" de processos e documentos Sistema Eletrônico de Informações (SEI) vai permitir a "virtualização" de processos e documentos Fotos: Minne Santos
Texto de Igor Gouveia

Os procedimentos para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações, mais conhecido como SEI, já estão a todo vapor. O Estado de Alagoas está aderindo a essa ferramenta que, de modo geral, vai permitir a "virtualização" de processos e documentos e contribuirá para o aprimoramento da gestão documental, além de facilitar o acesso à informação relacionado aos dados governamentais.

A ferramenta será implantada em etapas. Por isso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) começou a fazer treinamentos extensivos para os servidores da pasta.

“Como se trata de uma mudança cultural, torna-se necessário um esforço coletivo de todos os setores da Seplag, concentrado em um processo de co-responsabilidade de todas as áreas para que a implementação seja efetivada”, explica o secretário titular da pasta, Fabrício Marques Santos.

Neste momento, além de conhecerem o sistema, os servidores usuários estão passando por um curso introdutório que tem o intuito de familiarizá-los com todas as ferramentas disponíveis na plataforma.

“É importante frisar que dois grandes fatores traduzem a relevância do sistema: a redução significativa de custeio já constatada onde o SEI foi implantado, e o aumento da eficiência na tramitação dos feitos na área processual, o que poderá acarretar em maior celeridade das ações do governo”, ressalta o secretário.

A expectativa é de que os primeiros processos já estejam totalmente integrados até o segundo semestre de 2018. Em paralelo, alguns órgãos e secretarias estaduais prioritárias também entrarão na implantação do SEI.