Terça, 03 Outubro 2017 17:33
SAÚDE DO SERVIDOR

Sesau promove Seminário sobre Prevenção de Acidentes no Trabalho

Iniciativa foi realizada nesta terça (3), no Conselho Regional de Psicologia, em Maceió

: Evento reuniu membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos serviços de urgência e emergência estaduais : Evento reuniu membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos serviços de urgência e emergência estaduais (Fotos: Carla Cleto)
Texto de Fabiano Di Pace

Para dar início às Semanas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipats) das unidades da Secretária de Estado de Saúde (Sesau), foi promovido, nesta terça-feira (3), o IV Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro Pinheiro, em Maceió, e reuniu membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos serviços de urgência e emergência estaduais.

(Fotos: Carla Cleto)

Segundo o gerente executivo de Valorização de Pessoas da Sesau, Robson Silva, o seminário teve como tema ‘Preserve sua Saúde Física e Mental’. “A prevenção e o cuidado com o servidor tem sido uma marca da gestão estadual e estamos buscando mais conscientização entre os servidores, para que todos atuem de forma responsável, preservando sua saúde física e mental”, salientou.

Segundo a coordenadora de Saúde e Segurança do Servidor, Nayara Calheiros, o seminário atuou como uma prévia das Sipats que acontecerão nas unidades. “Serão realizadas palestras, em locais como Hospital Geral do Estado (HGE) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), trazendo para os servidores conhecimento e conscientização sobre a saúde e bem-estar no trabalho”, destacou.

A coordenadora ressaltou que problemas de ergonomia são os principais responsáveis por afastamento do trabalho entre os servidores da Sesau, seguido de problemas mentais. “A postura correta e a adequação do ambiente de trabalho podem evitar muitos problemas de saúde. E problemas mentais ainda são estigmatizados e precisam de um maior cuidado por parte de todos”, reforçou Nayara Calheiros.