Quinta, 28 Setembro 2017 10:41
APOIO E INCENTIVO

Trabalho acadêmico aborda ações em Ciência, tecnologia e inovação em Alagoas

Estudantes da Universidade Maurício de Nassau produziram um vídeo sobre as principais ações da Secti

Estudantes de Direito debateram ações do Estado com o secretário Regis Cavalcante Estudantes de Direito debateram ações do Estado com o secretário Regis Cavalcante Ascom Secti
Texto de Geysa Miranda

Estudantes do 4º período do curso de Direito da Universidade Maurício de Nassau produziram um vídeo, como trabalho acadêmico, sobre as principais ações e projetos desenvolvidos em Alagoas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O trabalho faz parte da disciplina “Instituições democráticas e ordens constitucionais” e aborda os artigos 218 e 219 da Constituição Federal de 1988, que versa sobre o apoio e incentivo, por parte do Estado, ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. O vídeo está disponível no link https://youtu.be/36_FsX2mHX0.

Para os membros da equipe, composta pelos universitários Ângelo Filho, Fernanda Carolina, Lucas Tributino e Zertson Pedrosa, a Secti tem um papel fundamental no estímulo e valorização da criatividade e atividade científica, seja de estudantes ou profissionais da área, por meio de atividades de extensão tecnológica que prezam pelo bem público e o progresso da CT&I, além do desenvolvimento do sistema produtivo regional, estimulando empresas que investem em pesquisa, criação de novas tecnologias e aperfeiçoamento dos seus recursos humanos.

“A ciência, tecnologia e inovação, faz parte de um plano de governo e estrutura de um Estado. São pilares garantidos pela nossa constituição. Nós, como alunos do curso de Direito, devemos nos inteirar sobre esses assuntos de relevância social e, por isso, escolhemos a Secti para nos ajudar nesse trabalho, pois ela é o principal órgão responsável pelo bom desenvolvimento científico em Alagoas”, disse o estudante Ângelo Filho.

O secretário da Secti, Regis Cavalcante, destacou que o Governo, mesmo com a atual situação econômica do país, vem investindo e incentivando ações de ciência e tecnologia. Ele destacou ainda que a Secti está sempre de portas abertas para a sociedade, trabalhando com ética e transparência.

“É um desafio construir políticas de CT&I no atual contexto econômico do Brasil, porém, na contramão disso, o governador Renan Filho tem garantido o incentivo e a valorização das pesquisas nas universidades e no crescimento do setor produtivo. É maravilhoso ver estudantes interessados em conhecer as ações e projetos da nossa pasta e de que forma a Secti atua no Estado. Estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário.