Agência Alagoas

Secretaria de Estado da Comunicação
Você está aqui: Página Inicial / Notas

Notas

‘QUINTA SINFÔNICA’

Regina Martins - 25/03/2014

A música clássica está de volta ao palco do Teatro Deodoro. Na próxima quinta-feira, dia 27, às oito da noite, a Orquestra Sinfônica Universitária dará início à quarta edição do projeto ‘Quinta Sinfônica’. Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados a partir das duas da tarde da próxima quinta, na bilheteria do teatro. O concerto será regido pelo maestro Luiz Martins. Outras cinco apresentações já estão agendadas dentro do projeto ‘Quinta Sinfônica’, nos dias 24 de abril, 29 de maio, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro. Mais informações pelos telefones (82) 3315-5656 ou 3315-5665


CONHECER PARA PROTEGER

Regina Martins - 25/03/2014

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) dá continuidade, essa semana, ao Projeto Conhecer Para Proteger, quando as equipes das Diretorias de Unidades de Conservação e de Desenvolvimento e Pesquisa sensibilizam moradores de áreas protegidas sobre a necessidade de manter preservado o meio ambiente. A primeira parte das atividades será realizada nesta terça e quarta-feira, na Reserva Ecológica dos Manguezais da Lagoa do Roteiro. Nessa fase haverá a realização de uma gincana ambiental com estudantes da rede pública de ensino. Nesta terça, os jogos educativos e as provas que estimulam a reutilização de diversos itens, serão realizados no município de Roteiro. Na quarta será no município da Barra de São Miguel, mas para atender estudantes do povoado da Palatéia.

UNEAL PROGRAMA ALIMENTA

Regina Martins - 25/03/2014

As inscrições para o Programa de Auxílio Alimentação a Estudantes da Universidade Estadual de Alagoas começaram nesta segunda-feira e seguirão até 11 de abril. A iniciativa, válida para este ano, tem como finalidade ofertar 100 bolsas no valor de 200 reais mensais aos alunos regularmente matriculados e com renda mensal familiar per capta de até um salário mínimo. Os interessados deverão comprovar a renda, de acordo com o edital, já disponível na página da Uneal. O valor da bolsa será em forma de Auxílio Alimentação e será concedida aos alunos na forma do recurso financeiro a ser depositado exclusivamente em conta em nome do aluno selecionado.


CENTRO XINGÓ

Regina Martins - 25/03/2014

Representantes da Agência Espanhola, do Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Ministério da Integração Nacional, da Chesf e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário reúnem-se, nesta quarta-feira, a partir das oito e meia da manhã, no Campus do Instituto Federal de Alagoas, em Piranhas, para a Oficina de Planejamento de Atuação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido. A criação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido faz parte do programa de desenvolvimento e difusão de tecnologias rurais do sertão alagoano. A unidade vai desenvolver pesquisas, capacitar técnicos e levar orientação aos criadores, visando à melhoria das cadeias produtivas, com ênfase na ovinocaprinocultura e avicultura caipira, além de contar com uma biofábrica para a produção de sementes e mudas. As obras de reforma, ampliação e adequação das instalações do Centro Xingó já estão em andamento e a previsão de inauguração está para maio.


EMPRESAS INCUBADAS

Regina Martins - 25/03/2014
As três empresas vencedoras do Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador serão contempladas nesta quarta-feira, a partir das três da tarde. A premiação inédita em Alagoas é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. O evento ocorre no auditório da Seplande, no bairro do Jaraguá. A iniciativa tem como objetivo estimular, reconhecer e prestigiar projetos inovadores de empresas incubadas ou pré-incubadas que podem contribuir para a gestão pública. Na oportunidade, será anunciada a classificação de cada uma, cuja premiação será de 40 mil, 25 mil e 15 mil reais para o primeiro, o segundo e o terceiro colocado respectivamente. A instituição incubadora vencedora também será contemplada, com um prêmio de 20 mil reais. As empresas finalistas são:- ZUQ – Transporte Inteligente -, Meu Tutor – Soluções Educacionais – e .Tec-Irriga- Tecnologias Aplicadas à Agricultura Irrigada.

JÁ MARIBONDO

Regina Martins - 25/03/2014

A população de Maribondo e os municípios circunvizinhos da região Agreste receberão nesta quarta-feira mais uma unidade de atendimento JÁ. O empreendimento será entregue pela Secretaria de Estado da Gestão Pública, por meio da Superintendência de Atendimento ao Cidadão – JA, às nove da manhã. A nova central beneficiará cerca de 100 mil pessoas do entrono do município. Na ocasião, o governador Teotonio Vilela Filho inaugurará a nova central, acompanhado da secretária-adjunta da Gestão Pública, Juliana Barros, e o prefeito de Maribondo, Antônio Ferreira de Barros. O Já! de Maribondo é a terceira nova central inaugurada em que inicialmente estarão disponíveis os serviços do Instituto de Identificação, da Secretaria de Estado da Defesa Social e do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran). O novo Já!  fica localizado na Avenida Senador Arnon de Melo, 461, no centro do município de Maribondo. Até o mês de julho serão entregues mais duas centrais, no município de Penedo e de Porto Calvo.

FORNECIMENTO DE ÁGUA

Regina Martins - 25/03/2014

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) implanta registros de distribuição de água na parte baixa de Maceió, nesta terça-feira, para melhoria dos serviços operacionais. Devido a esse procedimento, o fornecimento de água para a região dos bairros do Centro ao Pontal da Barra vai ser interrompido desde 10 horas desta terça-feira.  O sistema será reativado a partir das 10 horas da quarta-feira, para quando está prevista a conclusão do trabalho. Já no Conjunto Benedito Bentes, um vazamento em uma adutora, na avenida Pratagy, obrigou a Casal a suspender o fornecimento de água da região para realizar o conserto. A previsão Casal é de que o serviço seja concluído até o final da tarde desta terça-feira, quando o bombeamento será retomado. 

UNEAL VESTIBULAR 2014

Regina Martins - 25/03/2014

A Consultec, empresa responsável pelo Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), divulgou a lista com o resultado final do certame. De acordo com o documento, apenas dois aprovados ultrapassaram os sete mil pontos. Um foi aprovado em História e outra em Direito. A maioria dos classificados atingiu a média de cinco mil pontos. A Pró-Reitoria de Graduação informa que, nos próximos dias, será divulgada a lista de cursos beneficiados com a Segunda Chamada, caso haja necessidade, a partir do não comparecimento de aprovados dentro do prazo estipulado para a realização das matrículas, encerrado na última sexta-feira. Ainda de acordo com a Prograd, a divulgação da Segunda Chamada do Vestibular 2014 será feita na página da Uneal na Internet, nas redes sociais da instituição e também junto à imprensa.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Regina Martins - 20/03/2014 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, realizará no próximo domingo uma ação conjunta com o projeto da Prefeitura de Maceió - Lazer na Praça, que oferta nos finais de semana atividades lúdicas no espaços públicos da cidade. A ação ocorrerá a partir das nove da manhã, na Praça Centenário, no bairro do Farol. Lá será instalada uma tenda com banners e fotos das principais atuações da Secretaria - como o Programa Água Doce e o Canal do Sertão.  E para a criançada, o grupo Etzito promete animar o domingo -  com contação de histórias, brincadeiras, atividades de lazer e premiação de kits para as que participarem das atividades, buscando é claro, a conscientização, com a temática Meio Ambiente e Água.

CASAL DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Regina Martins - 20/03/2014 

As ações da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, 22 de março, já foram definidas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Haverá visitas de estudantes à reserva do Catolé, no município de Satuba, à Estação de Tratamento de Água Pratagy, no Benedito Bentes, em Maceió, e uma série de ações no interior, por meio das Unidades de Negócio da Companhia. Nesta segunda, à tarde, 32 alunos do ensino fundamental da Escola Santa Tereza participam de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água Pratagy. No dia 20, pela manhã, 36 alunos da mesma escola também visitam a ETA. No dia 18, pela manhã, um grupo de 80 alunos da educação infantil da escola Santa Terezinha visita a reserva do Catolé.

 

ROTA DA HORTIFRUTICULTURA

Regina Martins - 20/03/2014 

O Governo de Alagoas em parceria com representantes do Ministério da Integração Nacional e do Ministério da Agricultura lançam, nesta sexta-feira, a Rota da Integração Fruticultura de Alagoas/Nordeste. Na ocasião será assinado convênio para implantação da Unidade de Beneficiamento de Frutas da Região. O evento ocorre a partir das 14hs, no sítio Coité das Pinhas, em Igaci. A solenidade contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, e de parceiros como a Codevasf, Conab, da Carpil e de prefeituras municipais do agreste alagoano. Na programação consta ainda um almoço com os 21 prefeitos das cidades que serão beneficiadas pela unidade de beneficiamento de frutas e a apresentação das Rotas da Integração de Alagoas – Cordeiro, Hortifruticultura e Apicultura. As Rotas da Integração de Alagoas são fruto da parceria entre governo do Estado, por meio da Seagri, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Seplande, Sebrae, Embrapa, Codevasf, Fundação Banco do Brasil, Sudene, Prefeituras, além de cooperativas e associações. O programa Rotas da Integração tem como objetivo a equidade e competitividade, além do desenvolvimento regional por meio da inclusão produtiva, entre outros.

UNCISAL HUMANIZAÇÃO

Regina Martins - 20/03/2014 

Com o objetivo de proporcionar maior visibilidade às ações que estados e municípios realizam para qualificar a atenção e o acesso à saúde, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em parceria com o Ministério da Saúde promove de 7 a 11 de abril a Semana Nacional de Humanização. O evento, que acontecerá simultaneamente  em várias cidades brasileiras, terá sua abertura na segunda-feira, dia 7 de abril, às nove da manhã, no miniauditório Emil Burihan, situado no térreo do prédio sede da Universidade. Com uma ampla programação, a Semana Nacional de Humanização conta com uma média de aproximadamente 400 atividades entre debates, oficinas, fóruns, plenárias, rodas de conversa, exposições, atividades culturais foram cadastradas. A inscrição de atividades relacionadas às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) podem ser efetuadas até a primeira semana de abril. O cadastro está aberto na Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net), onde já é possível visualizar o Mapa das atividades cadastradas.

SEMANA DA ÁGUA

Regina Martins - 20/03/2014 

O Estado de Alagoas possui uma importante Unidade de Conservação localizada no bioma Caatinga. Trata-se do Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre. O local guarda importante fragmento de vegetação e abriga uma rica fauna. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) escolheu o município que abriga a área protegida, Água Branca, para realizar atividade comemorativa ao Dia Mundial da Água, com gincana ambiental, evento aberto com apresentações culturais, palestras e debates, e uma grande trilha ecológica. O dia da comemoração é sábado, dia 22, mas as atividades do Instituto iniciam nesta sexta-feira, dia 21. Durante todo o dia, será realizada uma gincana ambiental em uma escola da rede pública municipal. Está prevista a participação de 250 estudantes no período da manhã e mais 300 no turno vespertino.

MOSTRA ALAGOANA DA DANÇA

Regina Martins - 20/03/2014 

A Secretaria de Estado da Cultura abriu inscrições para a Décima Segunda Mostra Alagoana de Dança, que será realizada entre 19 de maio e 27 de setembro de 2014. O edital está publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, dia 20. Poderão se inscrever para participar da Mostra Alagoana de Dança, escolas de dança, grupos amadores ou profissionais, bailarinos profissionais ou não, residentes em Alagoas, em todas as modalidades cênicas. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até 6 de maio de 2014. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Secult www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos .

 

 

PM MEDALHAS E PROMOÇÕES

Regina Martins - 20/03/2014 

A Polícia Militar de Alagoas realiza nesta sexta-feira, às cinco da tarde, no Palácio República dos Palmares, a cerimônia de outorga de medalhas, um reconhecimento a policiais militares e autoridades civis, condecorando-os com medalhas de mérito em diversas categorias. Além da outorga de medalhas, será realizada a entrega das insígnias a uma representação dos oficiais e praças recém-promovidos. O evento encerra as atividades comemorativas ao aniversário de 182 anos da PM, celebrado em 3 de fevereiro e será presidido pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho.

 

 

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Regina Martins - 20/03/2014 

Uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promoverá ações de educação e conscientização para o trânsito com estudantes do Ensino Médio em todo Estado. Intitulado “Educando Jovens para o Trânsito”, o projeto abordará a temática nas escolas durante o decorrer do ano letivo 2014, contemplando 50 mil jovens nas redes pública e privada em Alagoas. A primeira capacitação teve início quarta-feira no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) com técnicos das unidades de apoio pedagógico das Coordenadorias Regionais de Educação. Escolas da rede pública ou privada que ofertem Ensino Médio que desejem participar do projeto “Educando Jovens Para o Trânsito” podem esclarecer suas dúvidas com a Secretaria da Educação  ou Detran pelos telefones 3315-1275 ou 3315-2267 e pelos e-mails gedepe.see.al@gmail.com ou educacao@detran.al.gov.br.

CAMPANHA LAR DE IDOSOS

Regina Martins - 20/03/2014 

Iniciado em dezembro de 2013, o Projeto “Segesp do Bem”, desenvolvido pela Coordenadoria Setorial da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Secretaria de Estado da Gestão Pública, começou as ações beneficentes com o Lar São Vicente de Paula, que a partir do mês de abril receberá novamente a visita voluntária dos servidores da secretaria. O projeto consiste em adotar um lar de idosos em caráter contínuo e propagar os atos de solidariedade do mês de dezembro por todos os meses de 2014. O Lar São Vicente de Paula fica localizado no bairro da Cambona, onde se encontram abrigados 26 idosos, dentre eles dois senhores que possuem necessidades especiais. Dentre as maiores necessidades alimentícias do Lar estão, amido de milho, aveia, cereal de arroz, margarina, leite desnatado e adoçante. Qualquer pessoa pode participar da ação. Basta procurar o setor de Recursos Humanos da Segesp, até o dia 31 de março e levar sua doação.

EDUCATIVA E O GOLPE MILITAR

 Regina Martins - 20/03/2014 

O Educativa em Revista prepara uma série de programas especiais para lembrar os 50 anos do Golpe Militar, que irá ao ar entre os dias 31 de março a 4 de abril, das sete às oito e meia da manhã, pela Educativa FM. O programa procura casos de alagoanos que tenham algum tipo de envolvimento direto ou através de familiares, amigos, relacionamentos ou vizinhos com situações ocorridas na época da ditadura militar, marcada pela censura, cerceamento à liberdade de expressão e perseguições políticas. O apresentador do programa, Elias Ferreira, irá conversar com historiadores, cientistas políticos, juristas, familiares, amigos, religiosos, prisioneiros e exilados político.  Os interessados poderão entrar em contato com a equipe do programa através dos telefones 8842-6790 ou 9966-5390 e também pelo endereço eletrônico:educativaemrevista@izp.al.gov.br

“ALAGOAS PRO GRAND SLAM”

Regina Martins - 16/03/2014 

 A praia do Francês, em Marechal Deodoro, já vive o clima de expectativa para a realização do “Alagoas Pro Grand Slam” de Stand Up Paddle (SUP), etapa dos circuitos mundial e brasileiro do esporte. O evento acontecerá entre os dias 29 de março e 6 de abril, nas categorias “race” e “wave”. Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a realização do “Alagoas Pro Grand Slam” será importantíssimo para a colocação do Estado no cenário mundial dos esportes, num ano peculiar para o Brasil, devido a Copa do Mundo. “Além de sediarmos a etapa mundial de um dos esportes que mais crescem no planeta, receberemos em breve a seleção de Gana, que se vai preparar aqui para a Copa. Isso dará mais visibilidade ao nosso Estado, atraindo ainda mais visitantes”, afirma a secretária. 

FÓRUM JAREDE VIANA

Regina Martins - 16/03/2014 

A Secretaria de Estado da Saúde promove na próxima terça-feira, dia 18, o Quinto Fórum Jarede Viana. O evento irá discutir e refletir sobre como combater a violência contra a mulher. Os grupos considerados mais vulneráveis, a exemplo dos indígenas, quilombolas e comunidade gay  serão o foco dos debates. O evento é uma parceria com o Instituto Feminista Jarede Viana,  com o tema Mulheres e Políticas de Equidade na Contramão da Violência e será realizado no Maceió Mar Hotel, na terça-feira, das oito da manhã às cinco da tarde.

IMPRENSA ESPORTIVA

Regina Martins - 16/03/2014

A Secretaria de Estado Adjunta do Esporte promove nesta terça-feira, dia 18, às oito da manhã, no primeiro piso do Estádio Rei Pelé, um ‘café da manhã’ para a imprensa esportiva. O evento tem como objetivo fazer um balanço das atividades da pasta, promover palestra sobre a importância do Centro de Treinamento de Seleções para Maceió, visita ao canteiro de obras dos novos espaços no estádio, além de inauguração da Central de Federações Esportivas Amadoras de Alagoas e o lançamento do Juizado do Torcedor. O objetivo desse encontro, segundo o secretário Adjunto do Esporte, Jorge VI, é reunir os maiores formadores de opinião para conhecer de perto tanto as ações no esporte, quanto as obras ora em andamento no estádio, como também a importância de Maceió ter sido escolhida como Centro de Treinamento de Seleções para a Copa 2104.

Educação abre novo processo seletivo para monitores

Regina Martins - 16/03/2014

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vai abrir um novo processo seletivo para a contratação temporária de professores monitores. As inscrições serão efetuadas nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) a partir desta segunda-feira, dia 17, e prosseguem até o dia 19 de março. O edital e a ficha de inscrição para o processo serão publicados nesta sexta-feira no site da Secretaria (www.educacao.al.gov.br) e do Diário Oficial do Estado (www.doeal.com.br). Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir a uma das 15 CREs distribuídas em todo o estado, das oito da manhã às duas da tarde. Na ocasião, o candidato deve entregar três vias da ficha de inscrição preenchidas junto com as cópias e originais da documentação pessoal (identidade, CPF e comprovante de residência atualizado) e de títulos (diplomas de graduação em cursos de licenciatura plena e pós-graduação). A documentação deverá ser entregue  em envelope aberto (tamanho ofício) na cor branca.


CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Regina Martins - 12/03/2014

Quem ainda não conseguiu concluir o Ensino Fundamental terá uma oportunidade de obter a certificação em junho, quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Certificação de Competências, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições para o exame são gratuitas e devem ser feitas de 17 a 31 de março por meio do endereço eletrônico sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEnccejaNeste mesmo endereço, também se encontra a matriz de competência do exame, onde constam os conteúdos que serão avaliados na prova. Podem se inscrever no Encceja pessoas a partir de 15 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental.  Para mais informações sobre o Encceja, o candidato pode acessar o edital do exame no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no endereçowww.educacao.al.gov.br/editais/editais-2014.

ANJOS DA PAZ

Regina Martins - 12/03/2014

Técnicos das áreas de saúde e assistência social de São Sebastião foram recebidos na Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), nesta quarta-feira, pela diretora de Recuperação Lideilma Alves Nobre. Eles foram solicitar o apoio da pasta no acolhimento a dependentes químicos da cidade. Uma base temporária dos Anjos da Paz será instalada no município, em data ainda a ser definida, para sensibilizar as famílias e acolher os dependentes que aceitem passar por um processo de recuperação.


EXTENSIONISTAS DA EMATER

Regina Martins - 12/03/2014

Buscando evitar o avanço da lagarta Helicoverpa armigera, praga que vem causando sérios danos à produção agrícola do Brasil, esteve em Alagoas o projeto Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitária. O evento ocorreu no Auditório da Uneal, em Ararpiraca, e teve como expectadores técnicos extensionistas do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).  Além das orientações técnicas de identificação e combate a praga, foi apresentado pelo Grupo de Trabalho Estadual de Combate a Praga, o Plano Estadual de Supressão da Helicoverpa armigera. Coordenador pelo superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Hibernon Cavalcante, o plano prevê capacitações para a área técnica e a publicação de um calendário com orientações de plantio, alem de outras medidas.

 


JUCEAL FÓRUM INTERNACIONAL

Regina Martins - 12/03/2014

Alagoas será representado na décima primeira edição do Corporate Registers Fórum, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de março no Rio Othon Palace Hotel, na capital fluminense, pelo presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior. O gestor ministrará a palestra “Desburocratizando o Registro e a Legalização de Empresas em Alagoas”. A total implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas e o desenvolvimento de tecnologias que facilitam e simplificam o registro mercantil e atividades afins serão temas abordados CRF 2014. O fórum contará com a participação de 500 entidades encarregadas do registro de empresas no mundo inteiro.

DESPOLUIÇÃO PRAIAS DE MACEIÓ

Regina Martins - 11/03/2014 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), vai trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Maceió para eliminar os pontos de poluição das praias da cidade. Isto foi decidido em reunião do prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, e com o presidente da Casal, Álvaro Menezes. No encontro, realizado nesta terça-feira, na Prefeitura, também ficou acertada a criação de um comitê com integrantes desses órgãos para analisar, decidir e executar ações de curto, médio e longo prazos com o objetivo de conter e suprimir as chamadas "línguas negras", incluindo a que é formada pelo riacho Salgadinho.Esta ação implicará no saneamento do Vale do Reginaldo, um dos assuntos tratados na reunião. De acordo com Palmeira, deve ser criado um projeto unificado, envolvendo Prefeitura e Estado, a fim de agilizar as ações e obras necessárias à despoluição das praias. Para apressar as ações, ficou acertada a realização de reuniões quinzenais na Prefeitura, na Seinfra e Casal. Cada órgão ficará incumbido de apresentar sua contribuição, unificando esforços e gestões relacionados a ações, obras e obtenção de recursos para viabilização dos projetos.


CUSTO DE VIDA

Regina Martins - 11/03/2014 

De acordo com a pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgada nesta terça-feira pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, em fevereiro houve um aumento no preço da cesta básica, mas foi registrada uma queda no custo de vida dos alagoanos em relação ao mês anterior. Segundo os dados, a queda de preço de alguns produtos e serviços dos grupos de educação (0,08%), saúde (0,22%) e habitação (0,20%) foi a principal razão para a variação negativa do IPC neste mês. Segunda a mesma pesquisa, houve uma variação de 0,67% na cesta básica de fevereiro em relação ao mês anterior. A compra dos itens básicos de alimentação comprometeu 34,73% do salário mínimo, o equivalente a 251 reais e 48 centavos. O óleo lidera o ranking dos principais produtos que impulsionaram o aumento da cesta básica, com variação de 1,50%. Compõem ainda a lista, o arroz (1,24%), a carne (1,09%), o feijão (1,07%) e o café (0,94%).


EDUCAÇÃO VAGAS DO PRONATEC

Regina Martins - 11/03/2014 

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vai dobrar a oferta de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para alunos do Ensino Médio na rede estadual. A informação foi repassada pela secretária Josicleide Moura, nesta terça-feira, durante capacitação com técnicos da rede estadual que atuarão na execução do programa. Em 2013, quando a secretaria passou a ser ofertante e demandante dos cursos, foram oferecidas 2.924 vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada nos municípios de Maceió, Coruripe, Arapiraca, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema. Para 2014, até, agora, estão previstas 6.730 vagas distribuídas em 136 cursos para 24 municípios. Segundo a secretária de Educação, Alagoas está entre os dez primeiros estados do Brasil a ofertar o Pronatec via Secretaria de Educação. Este ano, os cursos do Pronatec via Secretaria de Estado da Educação serão ofertados para alunos da rede estadual em Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Coruripe, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Barra de São Miguel, Junqueiro, Boca da Mata, Anadia, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Viçosa, Maragogi, Porto de Pedras, Campestre, Japaratinga, Jacuipe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Jundiá, Porto Calvo e São Luiz do Quitunde. Os alunos da rede estadual interessados em se inscrever em cursos do Pronatec devem procurar sua escola para efetuar a pré-matrícula de primeiro a 11 de abril.

VACINAÇÃO SARAMPO

Regina Martins - 11/03/2014 

A prorrogação da Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira, dia 14, e ainda falta vacinar 48% do público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 95% do total de 84.680 crianças. A ação, que está ocorrendo nos postos de vacinação de 12 dos 102 municípios alagoanos, tem o objetivo de evitar que Alagoas volte a registrar casos da doença, que está erradicada desde 2000.  Diante do fato de apenas 47% do público alvo ter sido vacinado, a Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta para que os pais de crianças com seis meses a menores de cinco anos possam procurar os postos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. Isso porque, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, o prazo não será prorrogado novamente. Segundo dados apurados pelo Vacinômetro do Ministério da Saúde, até as quatro da tarde desta terça-feira, apenas Satuba e Flexeiras atingiram a meta de vacinação preconizada pelo Ministério, que corresponde a 95%. Já a Barra de Santo Antônio havia vacinado 82%, a Barra de São Miguel (52%), Coqueiro Seco (85%), Maceió (39%), Marechal Deodoro (77%), Messias (72%), Paripueira (77%), Pilar (69%), Rio Largo (86%) e Santa Luzia do Norte (44%).

DEFENSORIA ATENDIMENTO

Regina Martins - 11/03/2014 

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas passa a atender, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, em novo horário. O atendimento ao público será das oito da manhã às duas da tarde, de segunda a sexta-feira.  O objetivo da mudança é facilitar a solução dos problemas na Justiça enfrentados pelos assistidos da Defensoria Pública. A sede da Defensoria está localizada na Avenida Fernandes Lima, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió. Só pode usufruir dos serviços da instituição, o cidadão que não tem condições de arcar com as despesas dos honorários de um advogado. A Defensoria Pública atua em qualquer caso que seja de competência da Justiça Estadual, focando na defesa do cidadão, de forma individual ou em nível coletivo. A atuação do órgão também se dá nas áreas Civil, Criminal, de Infância e da Juventude e de Execução Criminal. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 3315-2785/ 3315-2783 ou pelo endereço eletrônico www.defensoria.al.gov.br


REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA

Regina Martins - 11/03/2014

Com a aproximação da entrega da obra da Casa de Direitos no Mirante do Jacintinho, em Maceió, para receber um núcleo de mediação de conflitos, a praça daquele local vai ser revitalizada. O assunto foi discutido nesta terça-feira em reunião entre o secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, e secretários municipais da Prefeitura de Maceió. A Casa de Direitos vai funcionar na perspectiva de um núcleo de Justiça Comunitária, cujo carro chefe será a mediação de conflitos realizada por pessoas do próprio bairro, que serão treinadas como mediadores. Além da Casa – que é uma ação da Sepaz em parceria com a Prefeitura de Maceió, Caixa Econômica e a Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça –, na praça está sendo instalada uma quadra de esportes, uma academia de saúde, um espaço para prática da capoeira e uma base para a Guarda Comunitária e a Polícia Militar. A reunião contou com representantes das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Segurança Comunitária e Iluminação.


“ALAGOAS DE TRADIÇÕES E RITMOS”

Regina Martins - 11/03/2014

A exposição Alagoas de Tradições e Ritmos segue em cartaz até  esta sexta-feira, dia 14, aberta ao público das oito da manhã às cinco da tarde, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, promovendo uma verdadeira viagem pela história dos antigos e atuais carnavais alagoanos. Em meio a confetes e serpentinas, Colombinas e Pierrôs dividem o espaço com belas máscaras e suntuosas fantasias carnavalescas cedidas pelos foliões Gil Lopes, Eraldo Ferraz, Carmen Lúcia Dantas, David Hernandes, Denis Matos, Ronaldo Araújo e do acervo do Museu Théo Brandão. Fotografias lembram os tempos áureos dos antigos e tradicionais carnavais da capital e interior. A exposição homenageia ainda 14 ícones do nosso carnaval e reúne telas sobre carnaval de 20 talentosos artistas plásticos alagoanos. A segunda edição da exposição Alagoas de Tradições e Ritmos ganhará uma versão virtual com vídeo, catálogo e álbum fotográfico no blog do projeto. E quem quiser conferir a primeira edição da exposição, basta acessar o endereço eletrônico www.izpnafolia.com.br. A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, por meio do projeto IZP na Folia, e conta com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação e Fundação Municipal de Ação Cultural.


EDUCAÇÃO SINTEAL

Regina Martins - 11/03/2014

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, recebeu uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), nesta terça-feira, para discussão da pauta de reivindicação da categoria, ocasião em que a secretária reforçou o compromisso do Governo com a classe. Um dos pleitos do Sinteal já está sendo atendido pelo Governo. Trata-se da implementação de um terço de atividade/hora para os professore, que vem sendo aplicada para os professores que ensinam do sexto ao terceiro ano, o que significa que eles poderão incluir atividades de formação e planejamento dentro da carga horária. Para os professores que ensinam do primeiro ao quinto ano, a comissão estuda uma maneira de aplicar um terço de atividade na carga horária, já que nesse caso não há revezamento de professor em sala de aula.  Segundo a secretária,  a Secretaria formou uma comissão, que tem a participação do sindicato, para a aplicação de um terço de atividade na hora/aula. “Nosso diálogo tem sido constante com o Sinteal, com o propósito de encontrarmos, juntos, medidas para melhorar a Educação e atender as necessidades da categoria”, ressaltou a secretária Josicleide Moura.


SHOW MARGARETH MENEZES

Regina Martins - 11/03/2014

Para homenagear as mulheres alagoanas, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos preparou um presente especial: show com a diva baiana Margareth Menezes. A apresentação ocorrerá nesta quinta-feira, na Praça de Multieventos, na orla da Praia de Pajuçara. O evento  contará ainda com a participação das intérpretes alagoanas Elisa Lemos e Wilma Miranda, a partir das sete da noite. Responsável pela programação alusiva ao Mês da Mulher, a superintendente de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, Solange Viégas, ressalta que o evento também marca a luta da mulher.


COLETIVA MOBILIDADE URBANA

Regina Martins - 11/03/2014

O Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Maceió, inicia nos próximos dias a Pesquisa Origem/Destino domiciliar, que vai embasar a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Maceió/Rio Largo 2014. Pesquisadores já estão nas ruas em fase de adaptação para a sondagem, que terá início na próxima semana em Maceió. Para detalhamento da pesquisa, com informações sobre os procedimentos e caracterização dos pesquisadores, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, o secretário municipal de Planejamento, Manoel Messias, e a superintendente de Transporte e Logística da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Roberta Rosas, concedem entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira às nove da manhã, no auditório da Seinfra. 


CONCURSO DA EDUCAÇÃO

Regina Martins - 11/03/2014

O resultado final com a lista dos aprovados do concurso da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte será publicado nesta quarta-feira, dia 12, no site do Diário oficial do Estado de Alagoas, www.doeal.com.br. A homologação do concurso deverá ser publicada no Diário Oficial até o final desta semana e a estimativa da Educação é que os aprovados sejam convocados até o final deste mês. As provas do concurso público para professor e secretário escolar foram realizadas no dia 12 de janeiro e 13.609 pessoas se inscreveram para o certame.


PESQUISA CANAL DO SERTÃO

Regina Martins - 11/03/2014

O Governo do Estado de Alagoas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), assina, nesta quarta-feira, os termos de outorga de concessão de recursos, no valor 740 mil reais, para pesquisas no Canal do Sertão. Os termos de outorgas serão assinados entre representantes da Fapeal e coordenadores das pesquisas contempladas no Edital número 05/2013 - Seleção Pública de Propostas Para Apoio à Pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas para a região do semiárido em universidades e órgãos de pesquisa, ou, como ficou mais conhecido, Edital Canal do Sertão.  A iniciativa está alinhada ao Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2013-2023 e vai beneficiar projetos de universidades e outros órgãos de pesquisa que promovam a exploração racional e sustentável da agricultura e pecuária na região que margeia o Canal do Sertão.  A assinatura dos termos de outorga entre representantes da Fapeal e das instituições executoras das pesquisas ocorrerá às dez e meia da manhã desta quarta-feira, na Sala da Presidência da fundação. 

DETRAN RECICLAGEM DE VEÍCULOS

Regina Martins - 11/03/2014

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), através da portaria de número 442/2014-GDP publicada no Diário Oficial desta terça-feira, regulamentou a reciclagem/trituração de veículos abandonados há mais de 18 meses. A decisão tem por objetivo diminuir o acumulo de materiais que geram riscos à guarda e a segurança desses bens sem identificação, além de colaborarem com proliferação de animais peçonhentos, roedores e insetos que colocam em risco a saúde dos usuários, servidores e comunidades circunvizinhas. A medida serve para veículos irrecuperáveis, bicicletas, motores, reboques e os demais veículos que estejam recolhidos há mais de 18 meses sem ser reclamado por seus proprietários. A decisão é válida para os depósitos dos quartéis da Política Militar, das Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) e do próprio Detran.


PM CIA DE CAATINGA

Regina Martins - 11/03/2014

O comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, o subcomandante do Policiamento do Interior, tenente-coronel Eduardo Lucena, e o secretário de Planejamento e Comunicação do município de Piranhas, João Edson, traçaram, nesta terça-feira, o planejamento para a implementação da Companhia de Caatinga que será sediada na cidade. De acordo com o coronel Pinheiro, será um passo importante para a corporação essa iniciativa pioneira de se criar uma Companhia Independente voltada para o policiamento especializado no bioma da caatinga. O objetivo é auxiliar o policiamento ostensivo da região através de uma tropa especializada e de pronto emprego que irá auxiliar no combate à criminalidade no sertão alagoano. Ficou definido que, nesta quarta-feira, o tenente-coronel Eduardo Lucena irá até a cidade de Piranhas, para verificar as demandas para se viabilizar num curto espaço de tempo a criação da Companhia de Caatinga.

SERVIÇOS EM SAÚDE

Regina Martins - 11/03/2014

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) publicou, no Diário Oficial do Estado e da União, edital de chamamento público de Credenciamento de Pessoas Jurídicas da área de Saúde. O objetivo é contratá-las para a prestação de serviços especializados de saúde em 2014, nos consultórios ou clínicas/hospitais particulares e, a critério dos municípios consorciados, em sua rede própria, conforme suas necessidades. Os procedimentos apresentados foram resultado de levantamento feito junto aos gestores municipais, avaliados após meses de estudos realizados na região.


TEATRO DEODORO

Regina Martins - 11/03/2014

Após dois meses de obras de manutenção, como pintura interna, limpeza de carpetes e estofados e reparos na caixa cênica, o mais tradicional palco de Alagoas reabre para o público em sua nova temporada, trazendo o espetáculo “Valsa nº 6”, com texto do dramaturgo Nelson Rodrigues. O espetáculo acontece nesta sexta e sábado, às oito da noite, com ingressos a cinco e dez reais. Em cartaz no Rio de Janeiro desde 2012, “Valsa nº 6” chega a Maceió prometendo ao público uma experiência relevante, com as descobertas de um texto há muito elogiado pela crítica, abrindo com entusiasmo a nova temporada do Teatro Deodoro. Mais informações pelos telefones 3556-5665 ou 3315-5656


DEFESA SOCIAL POSSE

Regina Martins - 11/03/2014

O novo secretário-adjunto da Defesa Social, José Maurício Maux, tomou posse, nesta terça-feira, em solenidade na sede da instituição que contou com a presença de familiares, coordenadores setoriais da Secretaria de Estado da Defesa Social, além do secretário Eduardo Tavares. O novo colaborador assume a pasta garantindo que irá contribuir com as ações que já estão sendo desenvolvidas na área.   Maurício Maux tem 30 anos de carreira como administrador. Já trabalhou em três hospitais do Estado e foi diretor da Procuradoria Geral de Justiça, além de seus trabalhos em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Social,  Eduardo Tavares, Maux tem  experiência comprovada para assumir a função. O secretário-adjunto passa a ocupar o cargo deixado por Lúcio de Melo, que atualmente está na Assessoria Especial do Gabinete do Governador.


DETRAN ATENDIMENTO

Regina Martins - 11/03/2014

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) informa que não dispõe de atravessadores para realizar os serviços oferecidos pelo órgão. Esses serviços são realizados diretamente nos guichês dos postos de atendimento, através de servidores, pelos equipamentos de auto atendimento ou pela internet. O Departamento está investindo em tecnologia, visando o melhor atendimento e a segurança aos usuários. Todo o processo para emissão de habilitação, incluindo as provas teóricas e práticas, é feito através da biometria e os serviços referentes a veículos todo informatizados. O órgão orienta a população que não aceite informações ou orientações de pessoas sem identificação e que no caso de atendimento presencial não permita abordagem de terceiros para oferecer supostas facilidades.


SORTEIO NOTA FISCAL ALAGOANA

Regina Martins - 11/03/2014

Em clima de festa, comemorando o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, e o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas realiza o sorteio do Nota Fiscal Alagoana nesta quinta-feira, dia 13, às sete da noite, na Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara. Com isso, o programa finaliza a semana de atividades voltadas ao consumidor alagoano no Centro de Maceió: Semana Mulher e Cidadania. Após o sorteio, haverá show da cantora Margareth Menezes, homenageando as mulheres. A décima quarta edição do programa Nota Fiscal Alagoana, que comemora o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, sorteia um total de 250 mil reais em prêmios. Concorrem, nesta edição, os consumidores que solicitaram a inclusão do CPF nas compras entre os meses de novembro e dezembro de 2013. Os bilhetes participantes, gerados na última sexta-feira, podem ser consultados por meio do site www.sefaz.al.gov.br/nfa.

 

VICE-GOVERNADOR FECOEP

Regina Martins - 11/03/2014

O vice-governador José Thomaz Nonô presidiu, nesta terça-feira, na Sala de Reuniões do Gabinete da vice-governadoria, a Vigésima Sexta Reunião Ordinária do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Dentre vários projetos apresentados, foram aprovados na reunião o “Projeto de Alimentação Complementar de Gestantes em Situação de Vulnerabilidade Social e Insegurança Social, que visa reduzir a prevalência de desnutrição no período gestacional, por meio de complementação alimentar através da doação de cestas nutricionais de alimentos não perecíveis. Outros projetos aprovados foram o “Projeto de Qualificação Profissional para Pais de Crianças Desnutridas Moradoras de Favelas de Maceió”, que objetiva na construção de uma sala de treinamento e capacitação no Centro de Recuperação e Educação Nutricional e aquisição de veiculo para transporte de pais e crianças de localidades mais distantes, entre outros. O Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) investe em projetos que visam reduzir a pobreza no Estado. Ele engloba ações de nutrição, habitação, saúde, educação, saneamento básico, reforço de renda familiar, entre outros programas de relevante interesse social – todos voltados para a qualidade de vida da população.


SAÚDE PASSO DE CAMARAGIBE

Regina Martins - 10/03/2014 

Anteriormente administrada pela Secretaria de Estado da Saúde, a Unidade Mista Dr. Carlos Gomes, em Passo de Camaragibe, passou a ser gerenciada também pela prefeitura municipal. A assinatura do Termo de Gestão Compartilhada ocorreu nesta segunda-feira e o Governo do Estado assegurou o repasse de um milhão e cem mil reais para custeio da unidade, que será dividido em 12 parcelas de 95 mil reais. Contando com nove leitos de pronto atendimento, que garantem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) permanecer em observação por seis horas, a Unidade Mista é referência para o atendimento de média complexidade no litoral norte de Alagoas. Por meio do processo de gerenciamento compartilhado, onde o Executivo municipal passou também a administrar a unidade, o Governo do Estado cumpre o que a legislação do SUS preconiza, já que as unidades de pequeno porte devem ser administradas pelas prefeituras municipais.

 

 

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Regina Martins - 10/03/2014

O Plano Estadual de Educação, documento que estabelece metas e políticas públicas para a melhoria da educação em Alagoas, passará por um processo de reavaliação. A primeira reunião da comissão responsável por este processo foi realizada nesta segunda-feira no auditório da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Aprovado em agosto de 2006 por meio da Lei 6.757, o Plano Estadual de Educação tem vigência até 2015 e reúne políticas de Estado para a educação em Alagoas, as quais foram construídas e referendadas por toda a sociedade alagoana. Estados e municípios têm que adequar ou elaborar seus planos de educação ainda este ano. Para dar início à discussão sobre a temática, a comissão, presidida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vai promover uma capacitação nos dias 27 e 28 deste mês com 50 municípios alagoanos. O Plano Estadual de Educação também será tema de reunião do Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal) nesta terça-feira, no auditório da Educação.

 

SEGURANÇA POSSE

Regina Martins - 10/03/2014

O novo secretário adjunto de Estado da Defesa Social, José Maurício Maux, será empossado na manhã desta terça-feira, no Palácio República dos Palmares  Nesta segunda, em uma breve reunião de apresentação na Seds, o secretário Eduardo Tavares falou sobre a importância da chegada de José Maurício à pasta e disse que ele irá somar às ações que vêm sendo implementadas pela secretaria. O secretário adjunto passa a ocupar o cargo deixado por Lúcio de Melo, que atualmente está na assessoria especial do gabinete do governo.

 

 

SEMANA DA MULHER E CIDADANIA

Regina Martins - 10/03/2014

O Procon/Alagoas- órgão vinculado à Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos- participa da Semana da Mulher e da Cidadania. A ação acontece desta terça até a próxima sexta, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher , 8 de março, e o Dia Mundial do Consumidor , 15 de março. Palestras, cursos, fiscalização, orientações e cortes de cabelos serão algumas das atividades desenvolvidas em prol do consumidor alagoano. O evento vai acontecer das nove às quatro da tarde, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió.

 

ENCONTRO MOVIMENTO NEGRO

Regina Martins - 10/03/2014

Maceió sediará, no próximo dia 14, o Segundo Encontro Nacional do Manifesto Negras e Negros Organizados em Luta por Seus Direitos. Uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e do Movimento Negro Unificado Independente. O evento será realizado no auditório do Centro de Formação de Professores Ib Gatto Falcão, no Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas (Cepa), e prosseguirá até o dia 16. Com o tema: “Conjuntura nacional, seus reflexos e consequências para a população negra e o movimento negro no Brasil”, o encontro, apoiado pelo Governo do Estado, vai reunir lideranças do movimento afro, e discutirá formas de como o setor público pode melhorar a abordagem de temas ligados à luta da causa negra no país. As pessoas que estiveram interessadas em se inscrever para o evento devem enviar um e-mail com a solicitação para o endereço raizesdeafricas@gmail.com. O investimento, no valor de 10 reais, deverá ser depositado na Caixa Econômica Federal Agência: 2391 Conta: 00005588-8 Operação: 013. O comprovante do depósito escaneado deverá ser enviado novamente para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com.

ARSAL SEMANA DO CONSUMIDOR

Regina Martins - 10/03/2014

Técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) vão participar das ações da Semana do Consumidor, organizada pelo Procon/Alagoas, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, a partir desta terça até a próxima sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. Além de prestar informações e registrar solicitações (reclamações, denúncias e sugestões), os servidores da Ouvidoria da Arsal irão distribuir materiais educativos, a exemplo de cartilhas, ímãs e folders, acerca dos direitos e deveres dos consumidores e usuários das áreas reguladas: Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, Gás Natural Canalizado e Energia Elétrica. Na quarta-feira, às onze horas, uma palestra aberta ao público sobre os “Direitos e deveres dos usuários do Gás Natural Canalizado” será ministrada na sala do estande pela gerente de Gás Canalizado da Arsal, Clara Alves.

 

 

MESTRE DOS BUMBÁS

Regina Martins - 10/03/2014

O governo do Estado lamenta o falecimento de mestre Vevéu que "foi um grande incentivador do bumba meu boi em Alagoas e responsável por repassar os conhecimentos para novas gerações”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas. Em 2012 ele foi declarado como Patrimônio Vivo de Alagoas, pelo Registro do Patrimônio Vivo, instituído pela Secretaria de Estado da Cultura, e espaços culturais da cidade receberam exposição em sua homenagem. O enterro do Mestre Vevéu ocorreu na manhã desta segunda-feira, no cemitério municipal Nossa Senhora Mãe do Povo, no bairro de Jaraguá.

ALAGOAS SELO UNICEF

Regina Martins - 10/03/2014

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está dando início ao Primeiro Ciclo de Capacitações para os municípios de Alagoas inscritos no Selo Unicef Município Aprovado da Edição 2013-2016. Os encontros acontecerão em Arapiraca e Maceió, nesta terça e quarta-feiras, respectivamente, 11 e 12 de março. O município de Arapiraca será o primeiro a receber a capacitação das oito até uma da tarde, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca. Localizado na Rua Porto Real do Colégio, 147 - em frente ao Sesc. Estarão reunidos representantes de 28 municípios alagoanos no polo Arapiraca. A segunda reunião, Maceió, acontecerá com representantes de 17 prefeituras. O encontro acontece das oito até uma da tarde no Auditório da Arsal – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas -  localizado na Rua Cincinato Pinto, 226, Centro, Sétimo Andar - Em frente à maternidade Paulo Neto. 

CARAVANA DA EMBRAPA

Regina Martins - 10/03/2014

Com foco na Helicoverpa armigeraa Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias estará em Arapiraca nesta terça-feira para orientar extensionistas, técnicos de cooperativas e agricultores sobre estratégias de controle da praga nas plantações. Ação faz parte do Plano de Supressão da Helicoverpa construído em Alagoas desde o início do ano, fruto do engajamento de técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, da Agência Defesa Agropecuária Estadual de Alagoas, Emater, Embrapa e Ministério da Agricultura. A caravana da Embrapa está passando por diversos estados brasileiros para passar orientações técnicas e, assim, minimizar os prejuízos causados pela praga que já atacou várias regiões produtivas do país. Em Arapiraca, a caravana estará com as atividades no auditório do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a partir das oito e meia da manhã. Saiba mais no site www.embrapa.br/caravana.

 

ALÇA DA FLAMENGUINHA

Regina Martins - 10/03/2014

A obra de implantação da rodovia AL-105, conhecida como Alça da Flamenguinha, contará com a construção de três pontes e um viaduto, além da pavimentação de 28 quilômetros que ligará a parte alta de Maceió ao município de São Luiz do Quitunde. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) inicia, ainda nesta semana, a construção da primeira ponte, em São Luís do Quitunde.  Conforme o residente do DER, Vicente Oliveira, a nova ponte terá 54 quilômetros de extensão e passará sobre o Rio Jitituba, em São Luís do Quitunde.  A previsão é que mais duas pontes sejam construídas posteriormente. A segunda ponte terá 18 metros e será sobre o Rio Piabas, também em São Luís do Quitunde. A terceira, com 72 metros, e o viaduto serão sobre o Rio Meirim, em Maceió.  Segundo Vicente Oliveira, a nova rodovia já possui a pavimentação adiantada e conta com mais de 70% da obra concluída.

 

LEI DE ACESSO

Regina Martins - 09/03/2014

Pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, divulgada na terça-feira, coloca o Estado de Alagoas entre as 16 das 27 unidades da Federação mais bem avaliadas quanto ao funcionamento da Lei de Acesso à Informação.  É a segunda vez que a pesquisa é realizada e que Alagoas consegue avaliação positiva. Entre os critérios observados no levantamento deste ano, o jornal considerou a regulamentação local da legislação, a facilidade de acesso eletrônico, a disponibilização de formulários para as solicitações, a abertura de processos e o acompanhamento dos pedidos de informação. Prestes a completar dois anos da entrada em vigor em maio, a Lei 12.527/2011 garante ao cidadão obter informações do poder executivo, legislativo e judiciário das esferas federal, estadual e municipal.


ALGÁS INSTALAÇÃO KIT

Regina Martins - 09/03/2014

Para que o usuário garanta a eficácia dos benefícios que o GNV oferece, a Algás alerta que é fundamental que a conversão do veículo seja feita em oficinas credenciadas pelo INMETRO. Isso assegura que o estabelecimento segue todas as normas estabelecidas e todas as especificações técnicas exigidas para que este tipo de serviço seja realizado em conformidade. Segundo o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, é preciso garantir que a adaptação do automóvel seja feita de forma correta. Para isso, é necessário que a instaladora seja credenciada e que os cilindros sejam novos ou requalificados. Após a  instalação, os cuidados passam a ser apenas com a manutenção. A manutenção dos kits de gás natural veicular precisa ser realizada por profissionais habilitados e treinados para esta finalidade. Além disso, também deve ser realizada a inspeção anual no sistema de GNV do veículo, feita em centros de inspeção veicular especializados. Em ambos os casos, os estabelecimentos devem ser cadastrados pelo INMETRO. Como forma de orientar e ajudar o consumidor a escolher onde será realizada a conversão de seu veículo e a manutenção de seu kit, a ALGÁS disponibiliza em seu site a relação das  oficinas convertedoras credenciadas. Para mais informações, acesse www.algas.com.br.

 


CONVÊNIO MERENDA

Regina Martins - 09/03/2014

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e a Federação dos Trabalhadores na Agricultores no Estado de Alagoas renovaram convênio para a oferta de alimentos da agricultura familiar para as escolas da rede pública estadual em Maceió e região metropolitana. O extrato do convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira e está orçado em 2,4 milhões de reais, com vigência até março de 2015. A parceria tem como objetivo ampliar a participação de pequenos agricultores e cooperativas nas chamadas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa do Ministério da Educação que destina verbas para a aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar. Além disso, o convênio atende à determinação da lei federal 11.947/2009, que estabelece que 30% das compras da merenda escolar sejam adquiridas da agricultura familiar.

 


ENTREGA DE BARCOS

Regina Martins - 09/03/2014

Com o objetivo de revitalizar e ampliar a produção de ostras em Alagoas, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, vão entregar cinco barcos com motores de popa às associações de ostreicultura de cinco municípios e duas motocicletas ao Núcleo de Piscicultura da pasta em parceria com a Ufal. A entrega será feita na próxima quinta-feira, dia 13, às nove da manhã, na Barra de Santo Antônio. O valor das aquisições é de aproximadamente 115 mil reais. Cerca de 36 mil reais também foram investidos na compra de equipamentos de análise de água e  em 65 kits de materiais de trabalho para o manejo do cultivo do molusco. E para dar continuidade aos cultivos já existentes dos municípios da Barra de São Miguel, Porto de Pedras e Barra de Camaragibe os equipamentos deteriorados pela ação do tempo e clima, serão substituídos por novos.  Os municípios beneficiados com as novas implantações de cultivos de ostra são Roteiro e Barra de Santo Antônio. Até outubro, mais de 80 mesas, sendo 40 para cada, serão adquiridas para subsidiar a ampliação da ostreicultura no estado.


NOTA FISCAL ALAGOANA

Regina Martins - 09/03/2014

Os consumidores alagoanos terão motivos de sobra para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Na próxima quinta-feira, 13 de março, o sorteio do Nota Fiscal Alagoana distribui 250 mil reais em prêmios. Para a vigésima quarta edição do programa, participam 72.860 cidadãos cadastrados, que concorrem com 931.482 bilhetes.  A geração dos bilhetes deste sorteio aconteceu nesta sexta-feira, no prédio-sede da Secretaria de Estado da Fazenda.  A Sefaz contemplará os consumidores com três prêmios principais:  50 mil, 20 mil e 10 mil reais, além de sessenta prêmios de 500 reais, duas mil bonificações de 25 reais e outras nove mil de 10 reais, totalizando 11.063 premiações. Os bilhetes já podem ser conferidos pelo site www.sefaz.al.gov.br/nfa. O sorteio terá por base a extração da Loteria Federal de número 4848, da Caixa Econômica Federal, que será realizado no dia 12 de março.


ADEAL CAPACITAÇÃO

Regina Martins - 09/03/2014

Fiscais e agentes da Adeal participarão na próxima terça-feira do encontro técnico promovido pela Embrapa, no município de Arapiraca. Percorrendo vários Estados, a caravana de pesquisadores apresentará uma palestra em cinco módulos sobre o manejo integrado de pragas com foco na Helicoverpa armigera. O encontro será realizado, a partir das nove da manhã, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).


LEI DE ACESSO

Regina Martins - 08/03/2014

Pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, divulgada na terça-feira, coloca o Estado de Alagoas entre as 16 das 27 unidades da Federação mais bem avaliadas quanto ao funcionamento da Lei de Acesso à Informação.  É a segunda vez que a pesquisa é realizada e que Alagoas consegue avaliação positiva. Entre os critérios observados no levantamento deste ano, o jornal considerou a regulamentação local da legislação, a facilidade de acesso eletrônico, a disponibilização de formulários para as solicitações, a abertura de processos e o acompanhamento dos pedidos de informação. Prestes a completar dois anos da entrada em vigor em maio, a Lei 12.527/2011 garante ao cidadão obter informações do poder executivo, legislativo e judiciário das esferas federal, estadual e municipal

SÃO PAULO FC NO TRAPICHÃO

Regina Martins - 08/03/2014

O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, informa que o São Paulo FC solicitou ao Comitê Gestor do projeto Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo  2014 (Comcopa Alagoas), e foi atendido na liberação do gramado do Estádio Rei Pelé para o  tradicional "reconhecimento de campo", na próxima terça-feira, das seis da tarde às sete da noite. A equipe paulista joga contra o CSA na quarta-feira, dia 12, pela Copa do Brasil. Segundo Jorge VI,  o Comcopa também solicitou, e foi atendido, para que o "reconhecimento"  seja aberto ao público. A entrada para os torcedores será condicionada com a doação de alimentos não perecíveis, informou o secretário. Os portões de acessos pela a rampa “um”, localizados na Avenida Siqueira Campos serão abertos às quatro e meia da tarde e a entrada dos torcedores será condicionada a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.


TEMPO FINAL DE SEMANA

Regina Martins - 08/03/2014

Durante este segundo final de semana de março, o tempo deve ficar parcialmente nublado em todas as regiões do Estado. É o que informa o boletim de previsão climática da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos expedido nesta sexta-feira. O tempo no sábado deve ficar parcialmente nublado com sol entre poucas nuvens em todas as regiões de Alagoas. No domingo, a previsão deve se repetir, com ressalva para as regiões do Agreste, Sertão do São Francisco, Litoral e Zona da Mata, onde pode chover durante o período. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado com sol entre poucas nuvens.  Mais informações podem ser obtidas no site semarh.al.gov.br ou nas atualizações da secretaria no Twitter (@semarh_al) e no Facebook (facebook.com/semarhal).


GOVERNADOR DIRIGENTES DE CLUBES

Regina Martins - 08/03/2014

O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, informa que o governador Teotonio Vilela convida os dirigentes dos dez clubes participantes da primeira divisão do Campeonato Alagoano, para uma reunião no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. O encontro será realizado nesta segunda-feira, às dez da manhã e, segundo o secretário, diversos assuntos sobre o futebol  alagoano serão discutidos, inclusive o anúncio pelo governador do tradicional apoio financeiro anual.

DEFENSORES PÚBLICOS

Regina Martins - 06/03/2014

O defensor público-geral do Estado de Alagoas, Daniel Alcoforado, atendendo ao pedido da comunidade do Agreste, remanejou, esta semana, os defensores públicos Gustavo Giudicelli e Marcos Antônio Freire para realizarem atividades em Girau do Ponciano e São Sebastião, respectivamente. Com a atuação dos defensores públicos nestes locais, o número de comarcas que possuem os serviços da Defensoria Pública sobe para 33. Os defensores farão atendimentos nos Fóruns das cidades contempladas, no período da manhã.

 

MÊS DA MULHER

Regina Martins - 06/03/2014

Com o tema “Basta de violência contra a mulher”, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos criou uma vasta programação para celebrar o mês da mulher com atividades que abrangem todo o estado de Alagoas. Um ato público, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, marca o início das ações, nesta sexta-feira, a partir das nove da manhã, no Centro de Maceió. Um dos destaques da programação será o ato comemorativo ao mês da mulher e da cidadania, com show da cantora baiana Margarete Menezes e de artistas alagoanos. A atividade está prevista para o dia 13, às oito da noite, na Praça Multieventos, na orla da praia de Pajuçara.  Outro ponto alto da programação será a entrega da comenda Nise da Silveira a dez mulheres brasileiras que se destacaram nos seus trabalhos profissionais. O evento acontece às sete da noite, do dia 27, no Teatro Deodoro.


CAMPANHA HPV

Regina Martins - 06/03/2014

A campanha de vacinação contra o HPV será realizada em todas as escolas de Alagoas (particulares e públicas), desta segunda, dia 10 de março, a 10 de abril, com o objetivo de imunizar adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos. A meta em Alagoas é vacinar 80% da população alvo, o que representa 82.411 meninas. De acordo a gerente de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Denise Castro, com a vacinação, o Estado pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. A gerente explicou que durante o período da campanha os pais e responsáveis que não queiram que as adolescentes sejam imunizadas, irão assinar um termo assumindo total responsabilidade pela decisão. A vacina HPV quadrivalente será administrada a partir de março também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Denise Castro lembrou que as meninas que se encontrem fora da escola devem procurar as UBS mais próximas para receber sua dose da vacina e que mesmo após o fim da campanha, que irá se concentrar nas escolas, a vacina estará disponibilizada nas unidades de saúde.

RENDIMENTO SERVIDOR ESTADUAL

Regina Martins - 06/03/2014

A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) disponibilizará, a partir da próxima semana, sexta-feira, dia 14 de março, os informes de rendimentos dos servidores públicos, documento utilizado para a declaração anual do imposto de renda. O informe ficará disponível no portal do servidor no site www.gestaopublica.al.gov.br. Para acessar, basta o servidor inserir seu usuário e senha.


PROJETO SORRISO DE PLANTÃO

Regina Martins - 06/03/2014

As inscrições para o Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão estão abertas até o dia 14 de março. Os candidatos interessados devem preencher o formulário de inscrição no site www.sorrisodeplantao.com.br O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Os alunos e profissionais participantes são voluntários e atuam nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Hospital Geral do Estado de Alagoas, Hospital Escola Dr. Hélvio Auto e Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol. O edital completo pode ser acessado no site www.uncisal.edu.br

 

TRÂNSITO CARNAVAL

Regina Martins - 01/03/2014

“A mistura de álcool e direção é sempre perigosa e potencialmente fatal”, com esta frase o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes, iniciou a blitz educativa realizada nesta sexta-feira no trevo do Francês, em Marechal Deodoro. Durante a ação, os motoristas foram orientados sobre os cuidados no trânsito durante o Carnaval. As atividades também ocorreram na Barra de São Miguel e na avenida principal de Paripueira. Segundo Yanes, é importante que as pessoas busquem alternativas para evitar acidentes de trânsito como passar a chave do veículo para alguém que não ingeriu bebida alcoólica, pegar um táxi ou até mesmo andar de ônibus.


BOMBEIROS CARNAVAL

Regina Martins - 01/03/2014

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas iniciou nesta sexta-feira a Operação Carnaval deste ano. São 590 militares atuando em ações preventivas e ocorrências. Tudo para garantir um carnaval mais seguro para a população. Serão 14 postos de atendimento no interior do Estado. Além de Arapiraca, Penedo, Maragogi, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios - cidades que abrigam grupamentos da corporação -, os bombeiros também atuarão em postos avançados em cidades onde haverá festividades de carnaval como Porto Calvo, Japaratinga, Piaçabuçu (Pontal do Peba), Jequiá da Praia (Duas Barras), Traipu e Piranhas. Além de atuar nos diversos tipos de salvamentos, os bombeiros agem de forma preventiva através de campanhas de conscientização. Uma delas é o Carnaval Ultra Seguro: o Bombeiro é Seu Amigão. O projeto, em parceria com a Ultragaz e o Supermercado Amigão, teve início em janeiro e consiste em disseminar dicas para o carnaval desenvolvidas pelas crianças das escolas municipais Orlando Araújo e Cícera Lucimar. A última fase do projeto será durante o carnaval, onde 30 mil panfletos com as melhores dicas das crianças que serão distribuídos pelos bombeiros em todo o Estado. Nas praias, pulseiras de identificação serão distribuídas para as crianças com o intuito de minimizar as ocorrências com crianças perdidas. Muito comum nessa época do ano.


OLIMPÍADA LÍNGUA PORTUGUESA

Regina Martins - 01/03/2014

As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está abertas desde o dia 24 de fevereiro. De acordo com a articuladora estadual do evento, Magda Torres, a participação dos alunos na Olimpíada depende da adesão das secretarias de Educação do Estado e dos municípios à competição. As inscrições vão até dia 30 de abril e as inscrições de professores e as adesões poderão ser realizadas unicamente via Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, o Portal da Olimpíadawww.escrevendo.cenpec.org.br. 


PREVISÃO DO TEMPO

Regina Martins - 01/03/2014

O boletim de previsão climática da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos para os quatro dias de carnaval, expedido nesta sexta-feira, informa que o tempo deve variar em todas as regiões do Estado. No sábado, as regiões do Litoral e do Baixo do São Francisco devem ficar com tempo parcialmente nublado com sol entre poucas nuvens. Nas demais regiões, variação de nebulosidade, com períodos de sol intercalados com nuvens. No domingo, o tempo deve permanecer nublado em todas as regiões de Alagoas, com sol entre poucas nuvens. Já na segunda, tempo parcialmente nublado no Agreste, Baixo do São Francisco e Litoral, com predomínio de sol nas demais regiões. No último dia do Carnaval, terça-feira, há possibilidade de chuva no Baixo do São Francisco e no Litoral. Nas demais regiões o tempo estará parcialmente nublado.

CASAL CARNAVAL

Regina Martins - 27/02/2014 

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) contará com 200 profissionais de plantão na Operação Carnaval. O objetivo é garantir o abastecimento de água durante os cinco dias de folia na capital, nas cidades litorâneas e no interior do Estado. Serão utilizados 60 veículos para dar suporte às equipes que estarão de plantão. Além de falta de água, elas atenderão chamados para vazamentos e problemas com esgoto. Em caso de emergência, a população deve ligar para o número 0800 082 0195, que estará disponível nos seguintes horários: sábado, das sete da manhã às oito da noite; domingo, segunda, terça e quarta-feira, das sete da manhã às sete da noite.


EMATER CONVÊNIO

Regina Martins - 27/02/2014 

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) assinou nesta quinta-feira um convênio junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural. A solenidade ocorreu em Brasília, no prédio do Ministério com a presença do ministro Antônio Andrade. O convênio prevê a injeção de quase 900 mil reais para ações de produção e conservação de forragem animal e qualidade genética do rebanho. Estão previstas a implantação de unidades demonstrativas, sendo 50 de sorgo e 36 de palma, capacitação de produtores para formação de reservas estratégicas e Assistência Técnica e Extensão Rural. De acordo com a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Rita de Cássia Ferreira, 960 agricultores de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Canapi, Maravilha, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Dois Riachos, Pão de Açúcar, Major Isidoro, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas, serão beneficiados.


CENSO ESCOLAR

Regina Martins - 27/02/2014 

As escolas públicas e particulares de todo o Brasil têm até o dia 20 de março para cadastrar informações relativas à segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2013 (Educacenso). As unidades deverão apresentar dados acerca da movimentação de alunos – aprovação, reprovação, abandono e transferência - por meio do portal educacenso.inep.gov.br. O Educacenso é um retrato do sistema educacional brasileiro, com dados referentes a professores, estudantes, turmas e escolas das redes pública e particular. A partir do Censo, também é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), elaboração de políticas públicas e distribuição de recursos da Educação Básica. Segundo Alberto Vanderlei, técnico da Gerência de Estatística Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, é importante não deixar este processo para o último dia porque o sistema do Educacenso estará sobrecarregado nesta data. Para mais informações sobre o Educacenso, as unidades de ensino podem entrar em contato com a Gerência de Estatística Educacional da Educação pelos telefones 3315-1264/1265 ou pelos e-mails estatisticaal@inep.gov.br ou censo.al@gmail.com.



COMBATE À LER/DORT

Regina Martins - 27/02/2014 

Nesta sexta-feira, quando se celebra o Dia Internacional de Combate e Conscientização sobre LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo) / Dort (Doença Osteomioarticular Relacionada ao Trabalho),  a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) alerta sobre a incidência das doenças relacionadas ao trabalho. Segundo a Terapeuta ocupacional do Naisst/Uncisal, Diany Ibrahim, essas moléstias são causadas por inflamações provocadas por atividades de trabalho que exigem movimentos manuais repetitivos durante longo tempo e atingem os músculos, tendões e nervos superiores. Segundo ela, os sintomas mais precoces são a sensação localizada de desconforto ou peso, anestesiamento, formigamento ou dor. “O quadro inicialmente se apresenta de forma leve, inconstante, local e que aparece com os movimentos, podendo irradiar, se tornar difusa, despertada por pressões leves e acabar por se fazer espontânea e contínua”, explicou Diany brahim.  De acordo com essa sintomatologia, as disfunções músculo-esqueléticas podem resultar em limitação ou perda não só da capacidade laboral, mas das atividades de vida diária e de lazer, o que pode gerar dependência da pessoa em relação à execução de suas tarefas.

ASTRONOMIA INSCRIÇÕES

Regina Martins - 27/02/2014 

Alunos do Ensino Médio já podem se inscrever no Programa de Iniciação Científica em Astronomia (Inicia) do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). As inscrições irão até o dia 17 de março. Elas devem ser feitas no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), onde funciona o Observatório. Ao todo, são ofertadas 20 vagas para o programa e os estudantes da rede pública terão prioridade. Para participar do projeto, o aluno precisa escolher um professor de sua escola para que o mesmo atue como seu coorientador. As atividades do programa começam no dia 22 de março, no Observatório, com aulas aos sábados das dez ao meio dia durante os meses de março e abril. A partir de maio, o estudante começa a trabalhar na sua pesquisa no horário que tenha disponibilidade e, em agosto, haverá a conclusão e apresentação do estudo.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Regina Martins - 27/02/2014

 Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) realizou uma panfletagem no bairro da Pajuçara, na quarta-feira, para conscientizar os moradores do local sobre a importância do serviço de limpeza dos coletores-tronco de esgoto, que a empresa realiza desde outubro de 2013. O panfleto informa os benefícios para os moradores, entre eles os seguintes: melhoria da rede coletora de esgoto, evitar o mau cheiro, evitar transbordamento, evitar afundamento de asfalto e evitar poluição. O material foi distribuído nas ruas Quintino Bocaiúva, Júlio Plech, Domingos Lordslenn e Teófilo Gama. A limpeza dos coletores-tronco é um serviço de alta complexidade, realizado sempre à noite. Quando chove, o serviço precisa ser interrompido, devido ao risco para os operários que ficam dentro dos coletores. O trabalho de limpeza e desobstrução dos coletores-tronco na região da Pajuçara já apresenta resultados importantes, como a eliminação dos pontos de transbordamentos de esgoto, principalmente nas avenidas Sílvio Vianna, na orla de Ponta Verde, altura da barraca Lopana, e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, em Cruz das Almas, em frente ao hotel Ritz Lagoa da Anta. Nesse trabalho, a Casal está investindo um milhão de reais com recursos próprios. O serviço, que começou na praça Lions, segue em direção à praça 13 de Maio, no Poço.

 

CARNAVAL LIMPO

Regina Martins - 27/02/2014

O Instituto do Meio ambiente (IMA) realiza no próximo sábado e domingo o projeto Carnaval Limpo e Consciente para sensibilizar banhistas a manter a atenção e cuidados com o meio ambiente, durante o período do feriado. Um grupo de 20 pessoas deverá percorrer praias dos litorais sul e norte. A equipe preparou 10 mil sacolas de material biodegradável, para a colocação de lixo, e que deverão ser distribuídas. No sábado, o grupo sairá do IMA em direção ao litoral sul: às dez e meia começará a percorrer a praia da Barra de São Miguel e em seguida, uma da tarde, a praia do Francês. No domingo, é a vez do litoral norte: às dez e meia o trabalho será feito na Barra de Santo Antônio e uma da tarde na Paripueira. O trabalho será animado por uma banda de música e serão distribuídas sacolas biodegradáveis para colocação de lixo.

 

CARNAVAL ÔNIBUS EXTRAS

Regina Martins - 27/02/2014

Os passageiros dos ônibus intermunicipais que irão sair de Maceió para passar o carnaval no interior do Estado contarão com um reforço na frota e no número de viagens entre sexta e Quarta-feira de Cinzas. O trecho Maceió/Barra de São Migueloperado pela empresa Real Alagoas, terá um reforço de 100%. Na linha Maceió/Marechal Deodoro, o número de ônibus em circulação aumenta de 10 para 16. De Maceió com destino a Barra de Santo Antônio serão 15 veículos, cinco a mais que o normal. O percurso da capital até Paripueira, atendido por um veículo, terá a frota triplicada durante o carnaval. Nas demais linhas operadas pela empresa, todas tendo como origem e destino Maceió, serão ampliados o número de viagens.  Já a Transporte Tropical programou horários extras apenas para a linha Aeroporto Zumbi dos Palmares/Ponta Verde. A Expresso Palmeirense informou o acréscimo de mais seis horários de viagens entre sábado e quarta-feira de Cinzas. E a Arsal autorizou os transportadores complementares (vans e micro-ônibus) regularizados a realizar viagens extras de acordo com a demanda de passageiros na linha que operam, principalmente as que atendem os litorais Sul e Norte do Estado (Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Paripueira). Para mais informações sobre os horários extras, os usuários do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros podem ligar para o número 3336-1328 (Posto de fiscalização da Arsal no Terminal Rodoviário de Maceió) ou diretamente para as empresas de ônibus.

 

Expresso Palmeirense: 3421-2602

Transporte Tropical: 3354-2047 e 3354-2043

Real Alagoas: 3311-5555

 

 

VIGILÂNCIAS PLANTÃO CARNAVAL

Regina Martins - 27/02/2014

Durante o Carnaval, técnicos da Vigilância em Saúde estarão de plantão para atender aos usuários do SUS. No Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), equipes ficarão de plantão para atender a população em casos de surtos. Para acioná-lo, basta ligar para 0800 284 54 15 - (das oito da manhã às oito da noite), (82) 3315 2059 e (82) 8882 9752 (24 horas). Já a Vigilância Sanitária Estadual estará realizando a Campanha Alimento Seguro – Vida Saudável. Para isso, fiscais irão realizar ações nas Barras de São Miguel e Santo Antônio, Marechal Deodoro, Paripueira, Jequiá da Praia, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. Também será inspecionada a venda de alimentos nos povoados Barra de Camaragibe, Pontal de Coruripe, Francês, Barra Nova, Ilha de Santa Rita e Massagueira. Durante as ações, as equipes irão fiscalizar os alimentos que são servidos à população nos bares, restaurantes e  ambulantes.  A Vigilância Sanitária Estadual irá trabalhar em regime de plantão para receber denúncias. O serviço será disponibilizado a partir das sete da noite desta sexta-feira até uma da manhã do sábado e das sete da manhã às sete da noite nos dias 2, 3 e 4. Neste período, as reclamações poderão ser feitas pelos telefones 3315-3779 e 3315-6691 ou na sede do órgão, na Rua Sete de Setembro,  50, no Centro de Maceió.

SAMU E HEMORREDE CARNAVAL

Regina Martins - 27/02/2014

Durante o Carnaval, o Samu funcionará normalmente com as Centrais Maceió e Arapiraca, além das 36 Bases Descentralizadas. E para assegurar a tranquilidade dos foliões que estiverem em Paripueira e Barra de São Miguel, será destinada uma Unidade de Suporte Básico (USB) para cada município. Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) não realizarão coleta de sangue. No entanto, equipes estarão de plantão para liberar sangue e hemocomponentes para os hospitais e maternidades do Estado, além de atenderem os pacientes hematológicos. Na quinta-feira, dia 6, o Hemoal Trapiche e Farol, além do Hemoar, em Arapiraca, voltarão a funcionar normalmente para receberem candidatos à doação de sangue.

 

TRÂNSITO CARNAVAL

Regina Martins - 27/02/2014

A Secretaria de Estado de Saúde realiza nesta sexta-feira ações educativas para orientar os motoristas sobre os cuidados no trânsito durante o Carnaval.  As atividades irão acontecer a partir das nove da manhã no trevo de entrada da Praia do Francês, na primeira entrada da Barra de São Miguel e na avenida principal de Paripueira. De acordo com o coordenador do comitê estadual de trânsito, Eloy Yanes, o número de acidentes de trânsito envolvendo o consumo de álcool durante o carnaval é muito alto, por isso as ações educativas para esse período são ampliadas. De acordo com dados do Hospital Geral do Estado (HGE) em 2011 foram notificados 10.240 acidentes de trânsito. Em 2012 foram registradas 11.533 ocorrências, sendo 79 durante o período do carnaval. Já em 2013 foram atendidos 11.026 pessoas vítimas de trânsito, sendo notificadas 148 ocorrências durante o Carnaval e 75 envolvendo motos. 


CONCURSO EDUCAÇÃO

Regina Martins - 27/02/2014

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por intermédio da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), divulga no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 27,  o edital número 9 de 25 de fevereiro, que torna público o resultado provisório na avaliação de títulos, para o cargo de Professor. Será divulgado também o resultado provisório na perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência, referente ao concurso público de vagas e formação de cadastro reserva, nos cargos de Professor e de Secretário Escolar. Os candidatos poderão visualizar o espelho do laudo de perícia médica, das nove desta quinta às cinco da tarde de sexta, dia 28, no site do Cesp (www.cesp.unb.br/concursos/see_al_13). Para interpor recurso contra o resultado provisório na perícia médica, os candidatos poderão fazê-lo, também, nesta quinta e sexta, das nove às quatro da tarde, observando o local, pessoalmente ou por meio de procurador, que deverá entregar, no ato do recurso, procuração simples e específica para tal finalidade, no prédio da Perícia Médica, situado na Rua do Livramento, 153, Centro.  A lista com os aprovados pode ser visualizada a partir desta quarta, no site do Cesp (www.cesp.unb.br/concursos/see_al_13).

APLICATIVO DIÁRIO OFICIAL

Regina Martins - 26/02/2014

Durante uma conversa informal com um amigo que reclamava sobre as dificuldades de fazer uma simples pesquisa de um decreto no Diário Oficial, o analista de sistemas Ricardo Carmo teve uma ideia simples que pode ajudar a rotina de milhares de pessoas: a criação de um aplicativo de pesquisas para os Diários Oficiais do Estado de Alagoas.  O aplicativo é o DOE Alagoas e está disponível para Android - sistema que domina boa parte dos smartphones no Brasil. Ele oferece aos usuários a possibilidade de pesquisar nos diários oficiais (Executivo, Legislativo, dos Municípios, Eventos Funcionais, Diários da Justiça Jurisdicional e Administrativo), os mais diversos assuntos. Para Ricardo Carmo, analista de sistemas do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), esse aplicativo de utilidade pública facilitará a vida dos diversos públicos: advogados, concurseiros, funcionários públicos e empresários que precisam estar inteirados sobre as informações de seu interesse.


SALA DE AMAMENTAÇÃO

Regina Martins - 26/02/2014

Com o objetivo de promover estratégias que levem as mães a continuarem a amamentação após a volta ao trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde estimula instituições públicas e privadas para a implantação da Sala de Apoio à Amamentação. Nesta quinta-feira, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza, às onze da manhã, a solenidade de inauguração do espaço dedicado às mães que atuam na instituição. Com essa iniciativa, o retorno das mães ao trabalho não se torna um momento tão doloroso, pois continuam amamentando e mantendo o vínculo afetivo. A sala de apoio contribui também para que a mãe siga o tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que prioriza o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida, podendo a amamentação ser complementada até os dois anos de idade ou mais.


APL MANDIOCA REUNIÃO

Regina Martins - 26/02/2014

Produtores, gestores e parceiros do Arranjo Produtivo Local Mandioca no Agreste (APL) estarão reunidos nesta quinta-feira na sede do Sebrae, em Arapiraca, a partir das nove da manhã, para uma reunião de planejamento das ações de  2014. A ideia é fazer uma avaliação da situação atual da cadeia produtiva, traçar estratégias para este ano que venham fortalecer e dinamizar a atividade, e fechar parcerias para concretização das ações planejadas. O APL Mandioca no Agreste é um programa do governo do Estado, coordenado pela Seplande e Sebrae, e conta com a parceria de diversas instituições como Seagri, prefeituras, associações  e cooperativas. Atualmente, cerca de dois mil produtores são beneficiados com ações de capacitação, assistência técnica e apoio ao acesso a mercado.

SALÁRIO DE FEVEREIRO

Regina Martins - 26/02/2014

Os rendimentos dos servidores públicos estaduais referentes a fevereiro serão pagos neste sábado, dia primeiro de março. Definido pelo governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Fazenda, o cronograma de pagamentos inicia-se na primeira faixa salarial, com rendimentos até dois mil e cinquenta reais. De acordo com a Sefaz, os vencimentos até este valor correspondem a mais de 60% do total de servidores ativos e inativos do Estado. Já no dia 11 de março estarão disponíveis em conta os salários dos servidores da segunda faixa salarial, que recebem acima de dois mil e cinquenta reais.


GOVERNADOR APURAÇÃO

Regina Martins - 26/02/2014

O governador Teotonio Vilela Filho determinou nesta quarta-feira ao superintendente geral de Administração Penitenciária, coronel Carlos Luna, a instauração imediata de sindicância interna para apurar denúncias de agressões contra adolescentes da Unidade de Internação de Menores, na manhã de ontem. Os internos foram encaminhados para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). “Não vou tolerar qualquer tipo de violência ou maus tratos contra menores, sob nenhuma hipótese. Afastei os responsáveis pelo plantão no período das denúncias e vou cobrar uma apuração rigorosa dos fatos”, afirmou o governador. De acordo com o coronel Luna, a SGAP também está comunicando o ocorrido ao Ministério Público Estadual. “Vamos informar o que houve e, se entender necessário, o MP poderá oferecer denúncia para que os responsáveis sejam penalizados, caso se comprovem as denúncias”, destacou o superintendente.


IMA ACIDENTE AMBIENTAL

Regina Martins - 26/02/2014

A empresa responsável pelo acidente que provocou o derramamento de óleo diesel na várzea do rio Santo Antônio, em Barra de Santo Antônio, foi notificada nesta quarta, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), após constatação de irregularidades na remediação dos impactos causados. A equipe da Diretoria de Laboratório voltou ao local e recolheu amostras dos poços de monitoramento e de lugares com grande acúmulo de água, Os técnicos constataram problemas por parte da empresa responsável pela retirada do óleo diesel. Após verificar a negligência, por parte da empresa em relação ao trabalho que deveria ser realizado no local, o IMA notificou para que seja apresentado o plano de remediação e a justificativa quanto ao motivo da desmobilização da equipe no local do acidente.

 


MINHA CASA, MINHA VIDA

Regina Martins - 26/02/2014

As 1.061 famílias referentes à segunda etapa do conjunto José Aprígio Vilela assinaram nesta quarta-feira os contratos dos seus novos imóveis. A Secretaria de Estado da Infraestrutura, responsável pela obra, reuniu as famílias no Ginásio do Sesi para assinar os documentos junto à Caixa Econômica Federal. O conjunto José Aprígio, localizado no Benedito Bentes, faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Além deste conjunto, a Seinfra também acompanha a construção de mais três conjuntos com oito mil casas na parte alta da cidade, destinadas às famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida. Os sorteios para os inscritos serão realizados à medida que os residenciais sejam concluídos.


JUVENTUDE VIVA

Regina Martins - 26/02/2014

São Miguel dos Campos é o quinto município a ingressar no Plano Juventude Viva, programa executado pelos governos federal e de Alagoas. A solenidade de assinatura do termo de adesão ao “Plano Juventude Viva” aconteceu nesta quarta-feira no  auditório da Casa de Cultura, localizada no Centro. O ato foi conduzido pelo prefeito da cidade, George Clemente, e contou com a presença da secretária de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos e coordenadora estadual do Plano, Katia Born. Além de Maceió, os municípios de  Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares são contemplados com a iniciativa, que trabalha junto à comunidade questões referentes à juventude negra, realizando ações de prevenção e conscientização. O próximo município  a fazer parte do plano será Rio Largo.

 


INDÚSTRIA DE CERVEJA

Regina Martins - 26/02/2014

Executivos do Grupo Petrópolis, companhia fabricante de cervejas, reuniram-se, nesta quarta-feira, com a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de implantação de uma central de distribuição autorizada da cerveja Itaipava em Alagoas. O projeto deve gerar cerca de 500 empregos diretos, com investimento aproximado de 50 milhões de reais. Durante o encontro, a secretária Poliana Santana esclareceu algumas questões sobre a política de incentivos fiscais, locacionais e de crédito, que compõem o programa de benefícios oferecidos pelo estado para empreendimentos que pretendem se instalar em Alagoas. Já o representante do Grupo Petrópolis, Otto Medeiros, destacou a receptividade do Estado e afirmou que a política de desenvolvimento econômico do governo está alinhada aos interesses do grupo Uma nova reunião será marcada para apresentação do projeto final do Grupo Petrópolis ao Governo de Alagoas. De acordo com os empresários, com a proposta aprovada, a implantação da unidade para comércio e distribuição da cerveja será imediata.

CAMPEONATO MUNDIAL

Regina Martins - 26/02/2014 

Representantes do Waterman League se reuniram com instituições vinculadas ao governo estadual para acertar detalhes da segunda etapa do Campeonato Mundial de Stand Up Paddle (SUP), que acontecerá em Alagoas de 29 de março a 6 de abril. Durante o encontro, na terça-feira, o governador Teotonio Vilela Filho agradeceu a escolha por Alagoas, ressaltou as belezas naturais, gastronomia e artesanato, e se comprometeu em dar o apoio necessário para o êxito do campeonato. Também participaram da reunião os superintendentes de Investimentos e de Marketing da Setur, Marcos Pradines e Paulo Kulgemas; o secretário de Estado da Comunicação, Keylle Lima; a secretária municipal de Turismo, Claudia Pessoa e representantes da prefeitura de Maceió, ABIH (Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis), Secretaria de Estado do Esporte, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Capitania dos Portos e Sindhoteis.

 

IGUALDADE RACIAL

Regina Martins - 26/02/2014

O governador Teotonio Vilela e a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, empossam nesta sexta-feira os membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade. A solenidade acontece às nove da manhã no Palácio República dos Palmares. O colegiado é composto de 26 membros titulares com seus suplentes, sendo 13 do poder público e 13 da sociedade civil organizada. A criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial é importante para Alagoas, pois além de garantir a igualdade racial nos aspectos econômico e financeiro, também representa um grande avanço no aspecto educacional, político, social e histórico-cultural. O Conselho vai combater também o racismo institucional e a prática da intolerância religiosa.

CONDUTA CONSCIENTE

Regina Martins - 26/02/2014

A importância de preservar e conservar a flora e a fauna aquática. Este foi o tema central da primeira etapa do curso de Conduta Consciente em Ambientes Recifais realizado por uma equipe de biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), esta semana, em Paripueira.  Vinte e duas pessoas, entre elas mergulhadores, fotógrafos, marinheiros e comerciantes participaram do curso, que ainda deverá ter mais duas etapas. Neste primeiro momento, os biólogos falaram sobre a definição e características dos ambientes recifais, bem como a importância da relação do ambiente com o manguezal e a biodiversidade, além de explicar o que deve ser feito para a realização, de fato, de uma conduta consciente.  Esta capacitação é uma exigência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para pessoas que trabalham na região da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais. O curso poderá ser ainda ministrado em outras áreas onde os ambientes recifais sejam utilizados pelos moradores de maneira comercial.   

 

TRANSPORTE PERIGOSO

Regina Martins - 25/02/2014

Equipes de diversos órgãos fiscalizaram o transporte de produtos perigosos na BR 101, próximo ao Posto Flecha, nesta terça-feira. A ação faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), com o intuito de diminuir a incidência de acidentes e preparar para uma atuação rápida em caso de necessidade. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) é responsável por fiscalizar os automóveis que estão em circulação dentro do estado de Alagoas, enquanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária federal (PRF) verificam a carga dos veículos que fazem transporte interestadual. Durante a ação foram parados 23 caminhões e a equipe do Instituto intimou quatro deles para apresentar documentos num prazo de três dias. A ação conjunta, por meio de uma equipe multissetorial, é realizada por IMA, Ibama, PRF, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria Estadual de Saúde, para coibir o transporte ilegal e regulamentar as atividades que potencialmente possam causar acidentes com produtos químicos perigosos.

 


BANCO DE VOLUNTARIADO

Regina Martins - 25/02/2014

Universitários do curso de Serviço Social poderão ser voluntários nas ações da caravana Governo Perto de Você com certificação de 15 horas, emitida pela Secretaria de Estado da Articulação Social, órgão que coordena o programa estadual. A iniciativa visa fortalecer o atendimento prestado à população de comunidades que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. Os interessados devem efetuar a inscrição por meio do email voluntariogpv@outlook.comNo dia da ação, o voluntariado contará com transporte e alimentação gratuitos. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelos telefones 8882 – 9720/ 9965 – 7831/ 8117 – 0718.



APOIO À AMAMENTAÇÃO

Regina Martins - 25/02/2014

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por intermédio da Pró-Reitoria Estudantil, inaugura nesta quinta-feira a Sala de Apoio à Amamentação. Além de convidar os estudantes a participar do evento, a Pró-Reitora Estudantil, Rosimeire Rodrigues Cavalcanti destaca que esta iniciativa é de extrema importância, uma vez que na Uncisal 50% das estudantes são mulheres. A solenidade acontece às onze da manhã, no primeiro andar do prédio sedo, no Trapiche da Barra.


EMPREGO POLO INDUSTRIAL

Regina Martins - 25/02/2014

Um balanço das ações do Polo Industrial Multifabril José Aprígio Vilela foi apresentado, nesta terça-feira, durante encontro realizado pela Associação das Empresas do Distrito de Marechal Deodoro. O aumento da força de trabalho em 120% na atual gestão do governo foi um dos resultados apontados pela entidade. Inaugurado em 1982, o Polo Industrial José Aprígio Vilela - inicialmente conhecido como Polo Cloroquímico - contava com 11 empresas e 1.400 empregos diretos. Desde 2007, o Estado atraiu mais sete novas empresas, totalizando hoje 3.100 postos de trabalho diretos e mais 12 mil indiretos, o que corresponde a um crescimento de mais de 60% de novas instalações. Para a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, o resultado é fruto de uma política implantada pelo Governo do Estado, voltada para o crescimento do setor industrial em Alagoas. A secretária destacou ainda o trabalho do ex-secretário Luiz Otavio Gomes, responsável pela coordenação do processo entre 2007 e 2014.


TRATAMENTO DE ÁGUA

Regina Martins - 25/02/2014

As obras de interligação da nova Estação de Tratamento de Água ao sistema de distribuição de água de Arapiraca, que compreende um trecho de 4.200 metros, devem ser concluídas até o final de março. Até agora, já foram implantados 400 metros. O serviço vai garantir que a população de Arapiraca receba água do novo sistema adutor do Agreste. Segundo o gerente da Unidade de Negócio Agreste, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Júlio César Menezes, com isso, a Casal acaba com o rodízio no abastecimento da cidade. Quando estiverem concluídas e recebendo água do novo sistema adutor, as obras também vão beneficiar os outros nove municípios que fazem parte do sistema coletivo, reforçando o abastecimento dessas cidades, que juntas somam 400 mil pessoas.

 

SEGURANÇA CARNAVAL

Regina Martins - 24/02/2014

O esquema tático de policiamento em Alagoas durante o Carnaval vai mobilizar 1.600 policiais civis, 426 bombeiros e 5.711 policias militares em todo o Estado. A Secretaria de Estado da Defesa Social apresentou o plano de segurança da pasta para o período do Carnaval, nesta segunda-feira. Mais de 200 mil reais foram investidos pelo Estado nesta operação. Para realizar o policiamento ostensivo e preventivo durante o período carnavalesco, o efetivo geral comportará entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, 236 viaturas, 120 conjuntos da Rádio Patrulha Montada e 3.343 PMs. Nessa mesma operação, o Bope auxiliará o policiamento motorizado ostensivo de saturação nos locais de festa em Maceió. Um patrulhamento do batalhão contará com três viaturas e 12 PMs atuando diariamente, o que resulta em  12 viaturas e 48 PMs no efetivo geral. A Rádio Patrulha também reforça a atuação no processo motorizado, nas áreas de permanência e patrulhamento, contando com um efetivo geral de 24 viaturas e 96 PMs. Na região I, composta por bairros de Maceió, onde acontecerão festejos pontuais, a população terá ao seu dispor 102 policiais distribuídos em 34 viaturas, e um efetivo a pé de 809 homens. Já a região II conta com os municípios de Rio Largo, Satuba, Messias, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte. Essa área contará com 90 PMs em 30 viaturas, além de um efetivo a pé de 792 homens.  Barra de Santo Antônio e Paripueira formam a região III, com 196 policiais motorizados em 56 viaturas, 36 montados e 376 de efetivo a pé. Marechal Deodoro e Barra de São Miguel completam a região IV, com 368 homens em 116 viaturas, 84 montados e 376 a pé. As quatro regiões formam um contingente de 3.343 PMs, em toda a operação voltada para a região metropolitana. Já no interior, 2.368 PMs atenderão três regiões. No Sertão, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Piranhas e Delmiro Gouveia terão reforços de 339 PMs.  Arapiraca, Penedo, Coruripe, Jequia da Praia, Traipu e Piaçabuçu terão outros 1.379 policiais. Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Murici, Novo Lino e União dos Palmares fecham esse ciclo, com mais 637 policiais. No esquema da Polícia Civil 23 delegacias plantonistas permanecerão abertas em todo o Estado, além do efetivo geral de 1.600 policiais nas ruas. E o Corpo de Bombeiros contará com 426 homens, principalmente nas regiões das praias.  A operação conta ainda com o incremento de 160 veículos, cedidos pelas secretarias para reforço.

PROCON CARNAVAL

Regina Martins - 24/02/2014

Confete, serpentina e muita alegria não podem faltar no Carnaval. Para conferir quanto pode custar essa animação, o Procon/Alagoas realizou uma pesquisa com artigos carnavalescos. Durante os dias 14, 18 e 19 de fevereiro, uma equipe do órgão de defesa do consumidor percorreu mais de 10 estabelecimentos comerciais em Maceió para verificar os preços de acessórios, fantasias, descartáveis, produtos para viagem e bebidas. Na categoria acessórios, por exemplo, o saco do confete varia de um e cinqüenta reais a três reais e a serpentina com 20 rolos de três a quatro reais e cinqüenta e nove centavos. De acordo o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha, vale a pena pesquisar.. A pesquisa completa está no site: WWW.procon.al.gov.br


ARTESÃOS EXPOSIÇÃO COPA

Regina Martins - 24/02/2014

O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançaram, na sexta-feira, um edital para selecionar artesãos que terão produtos expostos em sete cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo. Em Alagoas, o processo será coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico.  Ao todo, serão 60 mil peças selecionadas para participar do projeto Vitrines Culturais. De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, apenas os artesãos cadastrados no Sistema de informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) poderão se inscrever no edital. Ela explica que os artesãos que estiverem cadastrados devem procurar a Secretaria para obterem informações e esclarecerem suas dúvidas.  O edital fica aberto até o dia 6 de abril e o resultado da primeira etapa será divulgado no dia 16 do mesmo mês.  As inscrições somente poderão ser realizadas através site: www.cultura.gov.br; Para mais informações, o artesão deve entrar em contato através do 3315-1700.


EMATER CONTRATAÇÃO

Regina Martins - 24/02/2014

Cerca de 50 profissionais com experiência na área de Extensão Rural assinarão esta semana o termo de outorga, que configura a última etapa de contratação, para execução de três projetos de desenvolvimento rural sustentável comandado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas. A seleção, coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), destinará agrônomos, técnicos agrícolas, assistentes sociais e zootecnistas a municípios de todas as regiões administrativas da Emater/Alagoas. Os projetos são parcerias com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


TEATRO DE RUA

Regina Martins - 24/02/2014

O catálogo “Beleza, cheguei agora! - grupos de teatro de rua do Nordeste”, do ator e jornalista alagoano Abides de Oliveira, será lançado nesta quarta-feira,  no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Centro de Maceió, às quatro da tarde. O projeto foi desenvolvido em 2013, por meio do Programa de Cultura Banco do Nordeste/ BNDES 2012, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A obra reúne informações de 29 grupos nordestinos de teatro de rua, trazendo o histórico e os espetáculos de cada um, bem como registro fotográfico. De Alagoas, estão presentes os grupos “Joana Gajuru”, “Nêga fulô” e “Turma do Biribinha”. 

 


CASAL INADIMPLÊNCIA

Regina Martins - 24/02/2014

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Coordenação Comercial, iniciou uma operação de fiscalização e tamponamento nas ligações de esgoto de prédios, na parte baixa-sul de Maceió, que estão inadimplentes com a Companhia.  O objetivo da operação é trazer de volta clientes que estão irregulares, para que um acordo entre as partes seja feito e o pagamento do serviço de coleta de esgoto seja regularizado, já que muito desses imóveis possuem dívidas com a Casal.  A gerente da Unidade de Negócio Jaraguá, Fátima Acioly, acompanhou pessoalmente a ação e enfatizou a importância do trabalho.  Acioly disse que a Casal está oferecendo, até o dia 28 de fevereiro, propostas de parcelamentos para os clientes inadimplentes, garantindo vários descontos para os interessados em regularizar a situação.

RECURSOS PARQUE TECNOLÓGICO

Regina Martins - 24/02/2014 

O Instituto Parque Tecnológico de Alagoas, que fará a gestão dos polos agroalimentares de Batalha e de Arapiraca, e o Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS) já têm recursos garantidos para a construção de sua sede, junto ao Polo de TICS, em Jaraguá. O governo já disponibilizou 15 milhões de reais e agora busca parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para ações que garantam a sustentabilidade do projeto. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, esteve em Brasília na semana passada para mais uma reunião que tratou de recursos e projetos para a gestão do Instituto Parque Tecnológico de Alagoas, que já tem sua sede provisória em funcionamento dentro da Fan/FGV, em Jaraguá.  O encontro, que ocorreu com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério, Álvaro Prata, foi considerado por Eduardo Setton fundamental, porque “abriu novas oportunidades para o nosso Instituto Parque Tecnológico”. Para o secretário, as 100 novas indústrias, instaladas em Alagoas nos últimos anos, e o Instituto Parque Tecnológico de Alagoas “trabalharão no sentido de aproveitar as oportunidades relacionadas à  Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. 

DER LOMBADAS

Regina Martins - 24/02/2014 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/Alagoas) vai monitorar as rodovias AL- 101 Norte e Sul, nos municípios de Barra de Santo Antônio e Barra de São Miguel durante o período do carnaval.  O objetivo do órgão é reduzir os índices de acidentes nessas rodovias, que recebem um grande fluxo de veículos durante o feriado.   Segundo o assistente da superintendência de trânsito, Alexandre Tenório, os agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos das rodovias, das oito às seis e meia da noite, para coibir possíveis abusos de motoristas. “Será uma ação integrada com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para fiscalizar e orientar condutores”, afirma ela. E o DER desligará as lombadas eletrônicas de Jacarecica e de Riacho Doce, das oito da manhã às oito da noite, nos dias de carnaval, de sexta-feira até a quarta-feira de cinzas. A medida visa diminuir possíveis congestionamentos no local.   

PROJETO OLHAR BRASIL

Regina Martins - 24/02/2014 

Os alfabetizandos de Maceió e Marechal Deodoro cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado serão beneficiados com consultas oftalmológicas gratuitas. A ação faz parte do Projeto Olhar Brasil, parceria entre os ministérios da Saúde e Educação que tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais entre os estudantes. Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Educação realizam capacitação com 63 professores alfabetizadores e coordenadores de turma que atuam no Brasil Alfabetizado. A formação, que tem início às nove da manhã, na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), tem como objetivo capacitar os educadores para que os mesmos façam a triagem dos seus alunos que necessitam de atendimento oftalmológico. Aqueles que, durante a triagem, apresentarem problemas de visão, serão encaminhados para consulta médica. Se a consulta atestar que esta pessoa precisa de óculos, o Olhar Brasil vai proporcionar que ela receba os óculos gratuitamente.

UNCISAL PRÉ-VESTIBULAR

Regina Martins - 24/02/2014 

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) prorrogou as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito MedEnsina e para a seleção de monitores até o dia 14 de março. As provas de seleção serão realizadas no dia 16 de março de 2014. Os interessados em participar do cursinho devem ter concluído ou estar concluindo o ensino médio em escolas públicas, particulares (na condição de bolsista integral), cenecistas, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Supletivos. As inscrições podem ser efetuadas de segunda a sexta-feira, no térreo do prédio sede da Uncisal, das quatro da tarde às oito e meia da noite. No ato da inscrição é cobrada uma taxa de 25 reais. Ao longo do ano não será cobrada nenhuma mensalidade dos alunos. E a Pró-reitoria de Extensão e a Coordenação do MedEnsina realizam também as inscrições para o processo de seleção para monitores do Programa de Extensão MedEnsina, em que serão preenchidas as vagas para dois cargos distintos: monitor (professor) e monitor de reforço (professor de reforço).Para candidatar-se à vaga, o candidato deve ser aluno da Uncisal ou de outras Instituições de Ensino Superior. Outras informações na Proext/ Uncisal pelo telefone: 3315-6725

 


ATENDIMENTO DA SEFAZ

Regina Martins - 24/02/2014 

Dentro do planejamento de reforma do prédio, a Secretaria de Estado da Fazenda comunica aos usuários que, a partir desta quarta-feira, dia 26, o balcão de atendimento, localizado na sede, no bairro da Cambona, funcionará no térreo do edifício do extinto Produban. Segundo a coordenadora de Atendimento, Marizete Santos, a medida irá amenizar os transtornos causados com a reforma.  Após a conclusão dessa etapa, o prédio terá acessibilidade na entrada para portadores de necessidades especiais; andares climatizados; novo forro em todos os ambientes e rede elétrica restaurada, entre outras melhorias. Ainda nesse momento, segundo a secretária-adjunta, Adaída Barros, a fachada do prédio será concluída com a colocação das brises. “A estimativa para a conclusão, se tudo ocorrer dentro do esperado e nesse ritmo, é de seis a oito meses”, garante ela.

  


ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO

Regina Martins - 24/02/2014

Disponíveis de forma acessível e emitidos com celeridade no Portal Facilita Alagoas, os Alvarás de Funcionamento Provisório garantem às empresas o exercício regular de suas atividades. O documento pode ser retirado por empresas consideradas de baixo risco e é válido por seis meses até inspeção do órgão competente. Em Maceió, a fiscalização é feita pela Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). Segundo o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior, com o Alvará de Funcionamento Provisório sendo emitido pelo portal Facilita Alagoas, as empresas podem se regularizar de forma mais simples e online. Os outros alvarás necessários para completa legalização das empresas também podem ser solicitados no Facilita Alagoas. Entre eles, somente o Alvará Sanitário depende de vistoria prévia da Vigilância Sanitária para sua emissão. Já o Auto de Conformidade é retirado mediante questionário direcionado pelo Corpo de Bombeiros no Facilita Alagoas, que classifica as empresas como baixo, médio e alto risco. As Inscrições Municipal e Estadual também são emitidas automaticamente no portal.


VACINAÇÃO HPV

Regina Martins - 24/02/2014

Para a realização da Campanha de Vacinação contra o HPV, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou, nesta segunda-feira, a distribuição de 108.170 doses da vacina contra o vírus HPV. A campanha irá ocorrer a partir de 10 de março, nas escolas públicas e particulares, e tem como meta imunizar 103.013 meninas que estão na faixa etária de 11 a 13 anos. Segundo o cronograma de vacinação, a campanha será divida em três etapas. A primeira será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos, em Unidade Básica de Saúde (UBS) e escolas, a partir de março. A segunda será administrada em UBSs, seis meses após a primeira dose e a terceira será aplicada cinco anos após a primeira dose, também em UBSs. “Com a vacinação, o Estado pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil”, explicou o farmacêutico do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Gustavo Viana. Ele destacou que os pais e responsáveis legais que não autorizarem a imunização de suas filhas, terão que assinar um termo assumindo total responsabilidade pela decisão. Devido à sua alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, está a vacinação, o uso de preservativo e ações educativas. O HPV é um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.


EMPREENDEDORES DIGITAIS

Regina Martins - 24/02/2014

Alagoas deixou de ser apenas um caso isolado de sucesso e ganhou agora status de Estado que tem na qualidade de seus projetos de empreendedorismo digital e na política de Ciência, Tecnologia e Inovação um de seus diferenciais competitivos. Como resultado, acaba de conquistar mais um importante espaço no mundo das startups. Será a sede do Demo Nordeste, e é a primeira vez que a região recebe um  evento desse porte. Essa será uma versão regional do Demo Brasil - uma franquia internacional na área de eventos de Tecnologia da Informação (TI), nos quais os especialistas em inovação e empreendedorismo digital demonstram suas ideias e propostas para transformar o mundo, a partir de descobertas na área de tecnologia da informação e através das startups. No Demo Nordeste, em Maceió, dia 30 de abril, serão escolhidas 12 startups vencedoras que representarão o Nordeste, na edição nacional do DemoBrasil, no Rio de Janeiro,  em junho.


VACINAÇÃO SARAMPO

Regina Martins - 24/02/2014

Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, que residem em Maceió e na Região Metropolitana, além de Maragogi, devem ser imunizadas contra o vírus do sarampo até o dia 28 de fevereiro. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde das oito às cinco da tarde. A campanha emergencial se deve aos casos atualmente registrados nos estados do Ceará e Pernambuco e à necessidade de interromper a cadeia de transmissão do sarampo no Nordeste. Devido a esses dados crescentes e à proximidade do Carnaval - época em que o fluxo de entrada e saída de pessoas aumenta entre os estados -, a meta é vacinar indiscriminadamente 95% do público-alvo da campanha, que em Alagoas corresponde a 84.680 crianças. Para isso, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 90 mil doses extras da vacina tríplice viral, para intensificar a imunização contra o sarampo, além de rubéola e caxumba.  De acordo com a gerente do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Denise Castro, além da capital e dos municípios da Região Metropolitana (Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Flexeiras, Santa Luzia do Norte e Satuba), a dose da vacina está disponível ainda para as crianças que residem em Maragogi, devido ao grande fluxo de turistas na cidade e advindos de locais onde há intensa circulação viral.


POÇOS DESSALINIZADORES

Regina Martins - 24/02/2014

O governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Napoleão Casado, entregam nesta terça-feira três poços com sistema dessalinizador a comunidades do interior de Alagoas. A recuperação dos poços é mais uma ação emergencial do Estado contra os efeitos da estiagem, que atinge 45 municípios do Agreste e Sertão. Cerca de 180 famílias serão beneficiadas nas comunidades de Riacho Fundo, localizada no município de Santana do Ipanema, Minador, na cidade de Dois Riachos, e Sítio Mulungú, em Minador do Negrão. A cerimônia de entrega dos poços acontece nesta terça, a partir das nove da manhã, em Santana do Ipanema; às dez da manhã na cidade de Dois Riachos e às 11 horas no município de Minador do Negrão. A ação é fruto do trabalho entre o governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos em parceria com Defesa Civil Estadual.

TEATRO DE RUA

Regina Martins - 21/02/2014

O catálogo “Beleza, cheguei agora! - grupos de teatro de rua do Nordeste”, do ator e jornalista alagoano Abides de Oliveira, será lançado na próxima quarta-feira, dia 26, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Centro de Maceió, às quatro da tarde. O projeto foi desenvolvido em 2013, por meio do Programa de Cultura Banco do Nordeste/ BNDES 2012, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A obra reúne informações de 29 grupos nordestinos de teatro de rua, trazendo o histórico e os espetáculos de cada um, bem como registro fotográfico. De Alagoas, estão presentes os grupos “Joana Gajuru”, “Nêga fulô” e “Turma do Biribinha”.


REFORÇO SEGURANÇA

Regina Martins - 21/02/2014

Uma parte dos delegados, agentes e escrivães aprovados no último concurso da Polícia Civil de Alagoas tomou posse nesta sexta-feira na sede da PC, em Jacarecica. Foram empossados cerca de 60 novos policiais, que vão atuar nas delegacias da capital e interior do Estado. O delegado-geral da instituição, Carlos Reis, afirmou que o ingresso desses novos policiais civis vai permitir a prestação de um melhor serviço à sociedade. “Com o concurso público, nosso quadro de servidores recebe um incremento e agora trabalhamos para reforçar as condições operacionais da Polícia Civil de combate à criminalidade em Alagoas”, frisou ele. De acordo com a delegada-geral adjunta, Kátia Emanuelly, as lotações deverão sair no início da próxima semana. “Nossa intenção é aproveitar o período carnavalesco e reforçar a segurança alagoana com os novos policiais”, esclareceu. Ela reforçou que a distribuição pelas delegacias da capital e interior foi planejada da forma mais adequada, com a intenção de suprir as necessidades do Estado. No concurso, determinado pelo governador Teotonio Vilela Filho, foram abertas 400 vagas, sendo 40 para o cargo de delegados, 120 para o cargo de escrivão e 240 agentes. 

CAMPEONATO MUNDIAL

Regina Martins - 21/02/2014

O governador Teotonio Vilela Filho e a secretária de Estado de Turismo, Danielle Novis, recebem nesta terça-feira, no Palácio República dos Palmares, os organizadores da etapa nacional do Campeonato Mundial de Stand Up Paddle, que será realizado em Alagoas, nos meses de março e abril. A fase nacional, que antes era realizada na praia de Ubatuba, em São Paulo, acontecerá entre os dias 29 de março e 6 de abril, nas praias do Francês e da Pajuçara. O evento já gera expectativa para o turismo, pois inclui o Estado no circuito mundial do esporte, ao lado de destinos como Taiti, Havaí, Emirados Árabes e França. Além da Secretaria de Estado de Turismo, representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Capitania dos Portos e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) também participam da reunião.


TRANSPORTE ESCOLAR

Regina Martins - 21/02/2014

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte estará na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesta segunda-feira, dia 24, a partir das nove da manhã, para expor aos prefeitos alagoanos detalhes acerca da adesão à Gestão Integrada do Transporte Escolar (GEITE), programa que prevê a parceria entre Estado e municípios para o transporte de alunos da rede pública estadual nos municípios do interior de Alagoas. Os municípios têm até o próximo dia 28 para procurar a Educação, entregar documentação e se cadastrar no programa, que prevê o repasse de 370 reais por aluno/ano aos municípios inscritos na parceria. As prefeituras que já participam também precisarão renovar o seu cadastro. Para mais informações, o gestor municipal pode entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação pelos números 3315-1217/8833-4220 no horário das oito às cinco da tarde ou pelo e-mail gecemsee@yahoo.com.br.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Regina Martins - 21/02/2014

Cerca de 60 mil habitantes de Delmiro Gouveia e São Brás, no interior alagoano, serão beneficiados com a implantação do sistema de esgotamento sanitário. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta sexta-feira, no Palácio República dos Palmares, pelo governador Teotonio Vilela, o secretário da Infraestrutura Marcos Vital, o presidente da Casal, Álvaro Menezes, e o presidente da Codevasf, Elmo Vaz. Na oportunidade, o Teotonio ressaltou a preocupação de Governo com o setor de saneamento. “Estamos com obras de esgotamento sanitário em todo Estado, seja de melhoria ou de implantação. Este é um cuidado que reflete em outras áreas, como a saúde. As melhorias em Delmiro e São Brás serão muito importantes para o desenvolvimento da região”, disse o governador. Já o secretário da Infraestrutura, Marcos Vital, ressaltou a importância das parcerias para o benefício dos alagoanos. “Importantes parcerias como com a Codevasf, fortalecem o Estado e permitem a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, ressaltou Vital. Por meio de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, através da Codevasf e o Governo de Alagoas, o esgotamento sanitário desses municípios será implantado com investimentos de cerca de 27 milhões de reais. Estas obras fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e têm recursos assegurados no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).


‘QUINTA SINFÔNICA’

Regina Martins - 21/02/2014

O ‘Quinta Sinfônica’, um dos mais importantes projetos culturais do Estado de Alagoas, alcança sua quarta temporada, trazendo uma série de novidades para o público. Serão oito espetáculos em 2014, todos com entrada franca, no palco do Teatro Deodoro. Segundo o maestro Nilton Souza, regente da Orquestra Sinfônica Universitária da Ufal, as novidades começam já no espetáculo de estreia, no dia 27 de março: “Apresentaremos o clássico ‘O Fantasma da Ópera’, com a presença de cantores e com a orquestra completa”. As apresentações ocorrem sempre no Teatro Deodoro, na última quinta-feira de cada mês.


PREÇOS DE BEBIDAS

Regina Martins - 21/02/2014

Estudo realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico mostra que alguns dos produtos mais procurados durante o período carnavalesco estão apresentando uma alta de preços este ano. Os dados foram levantados entre os dias 13 e 18 de fevereiro, quando pesquisadores da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande estiveram em nove estabelecimentos comerciais de Maceió para coletar dados de 120 itens dos gêneros de bebidas, acessórios, lazer e descartáveis. Com relação às variações, todos os itens de bebidas tiveram alta, quando comparados com os preços do carnaval do ano passado. Entre as maiores oscilações positivas estão a água mineral, com 10,97%; a cerveja, com 6,10%; e a vodca, com 5,50%, bebidas mais consumidas pelos foliões. As menores variantes foram do refrigerante, com 3,01% e o uísque, com 3, 54%. Quanto à pesquisa realizada com os itens dos acessórios, lazer e descartáveis, como colar havaiano, máscaras, fantasias, confete, copos e pratos descartáveis, foram constatadas grandes variações de preços nos estabelecimentos pesquisados. 

 


“COM GNV VOCÊ RODA PRA VALER”

Regina Martins - 21/02/2014

Esta é a última semana da promoção “Com GNV você roda pra valer”, lançada pela ALGÁS em parceria com postos de combustíveis de Alagoas. Proprietários de automóveis que desejam converter seus veículos ou que pretendem comprar um carro novo com GNV de fábrica podem aderir à promoção e, automaticamente, ganhar mil metros cúbicos de gás natural, o que equivale a rodar, aproximadamente 13 mil quilômetros. Para participar da promoção, a pessoa física ou jurídica deve procurar o posto parceiro mais próximo ou a sede da ALGÁS, a fim de comprovar que converteu seu automóvel ao uso do GNV ou que adquiriu um carro zero quilômetro com GNV de fábrica durante o período da promoção; apresentar cópias de documentos pessoais e do veículo e, após análise e aprovação da documentação, assinar o termo de adesão. Para mais informações, o regulamento pode ser acessado em www.algas.com.br 


SECRETARIA DA MULHER

Regina Martins - 21/02/2014

Os integrantes do Bloco “Mulher e Cidadania” serão uma das atrações do Bloco Pinto da Madrugada neste sábado, na orla da Praia de Pajuçara. Um dos objetivos dos participantes, além da folia, é o de conscientizar a população sobre o problema da violência. A novidade é mais uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, que participa pela primeira vez como ala do maior bloco de Alagoas. Nascido ano passado, o bloco participou das prévias carnavalescas noturnas de Maceió com aproximadamente 300 pessoas. Em 2014, a expectativa é que cerca de mil pessoas, vindas de diversos municípios alagoanos, participem da folia.

PRÉVIAS CARNAVALESCAS

Regina Martins - 20/02/2014

O carnaval de Maceió abre alas nesta sexta-feira, a partir das sete da noite, com o inicio das prévias carnavalescas, no Jaraguá. Ao todo são 103 blocos cadastrados, que saem da Praça Sinimbu até a Praça Dois Leões ao som do frevo, maracatu e samba. Na praça, o palco principal terá Igbonan Rocha e Orquestra Pão com Ovo, do maestro Everaldo Borges. Quem prefere uma programação voltada à cultura local, pode assistir o Folguedo Mané do Rosário e Baque Alagoano, no Largo dos Pombos. Os fãs do rock não ficam de fora do carnaval de rua: a Praça Marcílio Dias tem uma programação especial com cinco bandas, entre elas a Dezcomunal, Baztian e Tequila Bomb.  No sábado, a animação fica por conta do Pinto da Madrugada, que esse ano completa seu décimo quinto aniversário. A concentração acontece no início da orla da Pajuçara, às seis da manhã.


PM PRÉVIAS DE CARNAVAL

Regina Martins - 20/02/2014

Com o objetivo de garantir a segurança dos milhares de alagoanos e turistas que vão cair na folia nas famosas prévias de Carnaval de Maceió, que acontecem neste final de semana, o Comando do Policiamento da Capital (CPC) montou um planejamento especial para a ocasião. Nesta sexta-feira, o Jaraguá Folia vai contar com 210 policiais militares, sendo 150 para o policiamento ostensivo a pé, dividido em patrulhas. Serão deslocadas ainda 11 viaturas dos Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Radiopatrulha e do Primeiro BPM, além de nove conjuntos da Cavalaria e nove motocicletas da Rocam. Já no sábado, onde passarão pela orla das Praias de Pajuçara e Ponta Verde os blocos Pinto da Madrugada, Turma da Rolinha e Pecinhas, serão empregados 859 policiais militares, contando com 15 viaturas, 22 conjuntos da Cavalaria, 12 motocicletas, uma lancha do Batalhão Ambiental e patrulhamento aéreo. De acordo com o subcomandante do CPC, tenente coronel José Gama, nos dois dias das prévias, o comando disponibilizará 1.062 policiais militares, que estarão espalhados não só nos locais onde haverá atrações carnavalescas, mas também em todo o perímetro externo do evento.


IMPRENSA OFICIAL

Regina Martins - 20/02/2014

A editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança nesta sexta-feira o livro Cidade, do escritor e revisor Sidney Wanderley. A obra foi uma das nove selecionadas, em 2013, pelo Programa de Incentivo à Cultura Literária, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que visa estimular a produção literária em Alagoas No livro, o autor, que já publicou títulos como Desde Sempre (2000) e Dias de Sim (2012), revisita seus dias de infância e adolescência na cidade natal, Viçosa, conduzido pela memória traiçoeira, pelo afeto incontido e pela imaginação delirante. O livro será vendido nos seguintes pontos de venda: livraria Viva (Jatiúca),revistaria Porto Seguro (Farol), Imprensa Oficial (Gruta) e loja virtual da editora( www.imprensaoficial.al/livros).




ALAGOAS CAMPEONATO MUNDIAL

Regina Martins - 20/02/2014

A etapa brasileira do campeonato mundial de Stand Up Paddle será realizada nas praias de Maceió e do Francês, entre os dias 29 de março e 6 de abril. A realização do evento em praias alagoanas coloca o Estado ao lado de destinos como o Taiti, Havaí, Emirados Árabes e França. A escolha por Alagoas é resultado do trabalho de negociação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo. Desde setembro do ano passado, o superintendente de Marketing da Setur, Paulo Kugelmas, começou as transações para trazer o campeonato até então realizado na praia de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, para Alagoas. Além dos cerca de 150 surfistas profissionais de todo o mundo que devem desembarcar em Alagoas, a expectativa da Setur é de que o evento atraia visitantes interessados no esporte e projete as praias do Estado na mídia internacional.


CURSO DO PRONATEC

Regina Martins - 20/02/2014

A cerimônia de encerramento da primeira turma do curso de operador de áudio, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), acontece nesta sexta-feira. O evento, uma parceria entre a Superintendência Geral de Administração Penitenciária e a Universidade Federal de Alagoas, começa às nove da manhã no espaço multieventos do Presídio Feminino Santa Luzia.  Com o curso de operador de áudio, os reeducandos estarão capacitados para atuar na área de montagem e operação de sistemas de som durante gravações e transmissões de eventos.  Através do Pronatec, dez cursos foram ofertados aos reeducandos do sistema prisional alagoano. O projeto, que está sendo realizado na SGAP, vem de parceria firmada entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça.


KITS DE IRRIGAÇÃO

Regina Martins - 20/02/2014

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), assinam nesta, sexta-feira, um convênio voltado para a compra de mais 750 kits de irrigação, que devem ser entregues a agricultores dos 45 municípios alagoanos que estão em situação de emergência. A solenidade acontecerá no Palácio República dos Palmares, às dez da manhã, com a participação do governador Teotonio Vilela, do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e do secretário  José Marinho Júnior. De acordo com o superintende de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, o convênio será firmado entre Seagri e Codevasf, mas os recursos são do BNDES e do Ministério da Integração. Segundo ele, foram priorizados agricultores que atendem a critérios exigidos. “É preciso que o beneficiado seja um agricultor familiar, tenha disponibilidade de água e energia e que o solo seja fértil para a produção. Neste caso, a ideia é levar oportunidade para a subsistência e geração de renda aos produtores que estão sofrendo com a adversidade da seca”, disse Sílvio.


OBRAS DE SANEAMENTO

Regina Martins - 20/02/2014

O governador Teotonio Vilela Filho, o secretário da Infraestrutura Marcos Vital e o presidente da Casal, Álvaro Menezes, recebem nesta sexta-feira o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, para assinatura de duas ordens de serviço das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Delmiro Gouveia e São Brás. O esgotamento sanitário desses municípios será implantado numa parceria entre o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, e o governo de Alagoas. Os investimentos de cerca de 27 milhões de reais integram o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e têm recursos assegurados no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Somente para Delmiro Gouveia, serão investidos pela Codevasf cerca de 19 milhões de reais, beneficiando diretamente uma população de quase 50 mil pessoas. Já em São Brás, o sistema atende a sete mil habitantes que passarão a ter o esgoto doméstico tratado e elimina o lançamento de água não tratado no rio São Francisco.


PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Regina Martins - 20/02/2014

O governador Teotonio Vilela Filho assinou nesta quinta-feira, em  Arapiraca, o Termo de Compromisso para a realização de serviços, ações e atividades de saúde no Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, no valor de 150 mil reais. O documento garante a prestação de serviços de equoterapia, hidroterapia e atendimento clínico a pessoas com deficiência física e mental até dezembro de 2014. Os novos recursos vão possibilitar o atendimento a 100 pessoas com deficiências de várias naturezas, sendo 80 praticantes em equoterapia e 20 em hidroterapia.  


ADUTORA ARAPIRACA

Regina Martins - 20/02/2014

O governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, e o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, visitaram nesta quinta-feira as obras da Estação de Tratamento de Água e a Estação de Captação do novo sistema adutor do Agreste. A nova adutora do Agreste já conta com 48,6 quilômetros de tubos implantados, o que equivale a 84% de sua obra. Somada ao sistema adutor já existente, o sistema coletivo do Agreste proporcionará água em quantidade suficiente para atender à demanda de 10 municípios, beneficiando 400 mil pessoas. Além de Arapiraca, a adutora vai melhorar o abastecimento de água em mais nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste: Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande.

 


INSCRIÇÕES OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA

Regina Martins - 20/02/2014

Estão abertas as inscrições para a décima sétima edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a oitava edição da Mostra Brasileira de Foguetes. Escolas públicas e privadas das zonas urbana e rural de todo o Brasil podem participar dos eventos, uma iniciativa da Sociedade Brasileira Astronômica, Agência Espacial Brasileira e Ministério da Educação. O objetivo é fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e Física de forma lúdica e interativa. Interessados podem se cadastrar no site www.oba.org.br até o dia 16 de março. Podem participar dos dois eventos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio em instituições de ensino.


CASAL AGRESTE

Regina Martins - 20/02/2014

O Sistema Coletivo do Agreste está paralisado desde às oito da noite desta quinta-feira ficará até as oito da noite de sexta-feira, para implantação de novos equipamentos na adutora do Agreste. O serviço tem como objetivo melhorar o abastecimento de água em Arapiraca e nos nove municípios integrantes do sistema (Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Igaci, Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, São Brás e Olho d’Água Grande). Os trabalhos serão realizados pela CAB Águas do Agreste, com apoio da Unidade de Negócio Agreste, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). De acordo com técnicos das duas empresas, o bombeamento será retomado logo após a conclusão do serviço, porém, a regularização no fornecimento de água da região somente ocorrerá no sábado.


MAIS BIBLIOTECAS

Regina Martins - 20/02/2014

O encontro do Projeto Mais Bibliotecas será realizado em Maceió e Arapiraca, respectivamente, nos dias 13 e 14 de março. O objetivo do projeto é contribuir para a instalação e qualificação de bibliotecas públicas nos municípios alagoanos. Em Maceió, o encontro acontecerá na Secretaria de Estado da Cultura, a partir da nove da manhã, entre a equipe do projeto e a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, que reunirão as informações para compor um guia de orientação aos municípios sobre bibliotecas públicas. Já em Arapiraca, o evento ocorrerá no Cine Teatro do Planetário Digital, a partir das nove da manhã. Devem participar do evento, gestores dos municípios que ainda não dispõem de bibliotecas públicas ou que dispunham e fecharam o equipamento, ou ainda, onde as bibliotecas se encontram em iminência de fechar. Podem participar também, agentes e lideranças comunitárias e sociedade civil de forma geral. Para participar, o interessado deve ligar para os telefones (82) 3315-7867/ 8882-2410 ou enviar e-mail para sebp.al@cultura.gov.br  ou nobregawm@gmail.com

FOLHA SUPLEMENTAR MILITARES

Regina Martins

O pagamento da folha  suplementar para  policiais e bombeiros militares de Alagoas será realizado nesta quinta-feira. A diferença do salário de janeiro engloba a correção do IPCA mais o realinhamento. Os rendimentos - definidos pelo Governo de Alagoas por intermédio da Secretaria de Estado da Fazenda após ampla negociação com representantes dos policiais-, são relativos à primeira parcela do reajuste, concedido após aprovação pela Assembleia Legislativa da lei que estipula os subsídios aos militares. Dando cumprimento ao acordo feito com a categoria, o governo já disponibilizou 3,9 milhões de reais para a verba fardamento. Serão beneficiados 4.431 policiais militares. A previsão de pagamento é dia 24 de fevereiro. Cabos e soldados recebem por ano 800 reais, alunos do curso de formação mil e duzentos reais e cadetes mil e quatrocentos reais. Já os recursos para alimentação durante o Carnaval devem ser creditados no dia 28. 

SAÚDE MUTIRÃO

Regina Martins

O Programa Mutirão Saúde em Movimento realiza mais uma ação nesta quinta-feira. Desta vez, a iniciativa vai beneficiar a população do Agreste, onde serão disponibilizados exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologista, ultrassom (Doppler), clínico geral, ortopedista e laboratório. A ação acontece na Escola Senador Rui Palmeira, no bairro do Capiatã, em Arapiraca, a partir das oito da manhã. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (APAE), Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL) e com a Secretaria de Saúde de Arapiraca. “O mutirão aliado à qualificação e estruturação de unidades de saúde no interior contribui para a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, destacando ainda que a descentralização auxilia no bem estar e recuperação do paciente. Também em Arapiraca, o governo do Estado assina um Termo de Compromisso para a realização de serviços, ações e atividades de saúde no Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire.  O Termo, no valor de 150 mil reais, será válido por um período de 10 meses e tem como objetivo prestar serviços de equoterapia, hidroterapia e atendimento clínico a pessoas com deficiência física e mental. E para garantir a melhoria do atendimento médico hospitalar em Arapiraca, o governador Teotonio Vilela Filho assinará ainda um termo que garante recursos no valor de 680 mil reais destinados ao Hospital Regional, Hospital Afra Barbosa, Centro Hospitalar Manoel André e Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.

VLT FERNANDES LIMA

Regina Martins

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Maceió irá atender diariamente a cerca de 200 mil pessoas, desafogando o trânsito na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. A estimativa é da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pelo projeto que irá garantir melhorias na qualidade de vida para usuários do transporte coletivo na capital alagoana. Nesta terça, a presidenta Dilma Rousseff anunciou em Alagoas, ao lado do governador Teotonio Vilela Filho, investimentos de 15 milhões de reais do Orçamento Geral da União para a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e projetos de engenharia para implementação do novo VLT, que serão executados pelo Governo do Estado. Para o secretário de Infraestrutura, Marcos Vital, a obra elevará a qualidade de vida dos alagoanos. O VLT irá ligar o centro de Maceió ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, por meio de uma linha de mão-dupla sobre as avenidas Fernandes Lima e Durval de Goes Monteiro. O projeto do Governo do Estado pretende garantir a qualidade do transporte não só na capital alagoana, mas também na região metropolitana. A perspectiva é transportar cerca de 200 mil passageiros por dia.

MAIS BIBLIOTECAS

Regina Martins

O encontro do Projeto Mais Bibliotecas será realizado em Maceió e Arapiraca, respectivamente, nos dias 13 e 14 de março. O objetivo do projeto é contribuir para a instalação e qualificação de bibliotecas públicas nos municípios alagoanos. Em Maceió, o encontro acontecerá na Secretaria de Estado da Cultura, a partir da nove da manhã, entre a equipe do projeto e a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, que reunirão as informações para compor um guia de orientação aos municípios sobre bibliotecas públicas. Já em Arapiraca, o evento ocorrerá no Cine Teatro do Planetário Digital, a partir das nove da manhã. Devem participar do evento, gestores dos municípios que ainda não dispõem de bibliotecas públicas ou que dispunham e fecharam o equipamento, ou ainda, onde as bibliotecas se encontram em iminência de fechar. Podem participar também, agentes e lideranças comunitárias e sociedade civil de forma geral. Para participar, o interessado deve ligar para os telefones (82) 3315-7867/ 8882-2410 ou enviar e-mail para sebp.al@cultura.gov.br  ou nobregawm@gmail.com

CASAL AGRESTE

Regina Martins 

O Sistema Coletivo do Agreste será paralisado das oito da noite desta quinta-feira até as oito da noite de sexta-feira, para implantação de novos equipamentos na adutora do Agreste. O serviço tem como objetivo melhorar o abastecimento de água em Arapiraca e nos nove municípios integrantes do sistema (Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Igaci, Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, São Brás e Olho d’Água Grande). Os trabalhos serão realizados pela CAB Águas do Agreste, com apoio da Unidade de Negócio Agreste, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). De acordo com técnicos das duas empresas, o bombeamento será retomado logo após a conclusão do serviço, porém, a regularização no fornecimento de água da região somente ocorrerá no sábado.

VACINAÇÃO SARAMPO

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar neste sábado uma Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo, visando imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A iniciativa se deve ao alto número de casos da doença registrados nos estados de Ceará e Pernambuco e à necessidade de interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste. Além de Maceió e dos municípios da região metropolitana (Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Flexeiras, Santa Luzia do Norte e Satuba), a dose da vacina vai estar disponível para as crianças que residem em Maragogi, devido ao grande fluxo de turistas na cidade e advindos de locais onde há intensa circulação viral. Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las até os postos de saúde mais próximos de suas residências até 28 de fevereiro, das oito da manhã às cinco da tarde. Neste sábado, no entanto, a vacinação em Maceió irá ocorrer apenas no Shoping Maceió, em Mangabeiras, e no Hiper Bompreço da Gruta, além dos sete Prontos Atendimentos. Na Ponta da Terra os pais devem se dirigir até o Osvaldo Brandão Vilela, no Vergel do Lago a vacinação irá ocorrer no Rolan Simon, na Pitanguinha a imunização irá ocorrer no Pan Pitanguinha e em Bebedouro, no Pan Bebedouro. Já no Jacintinho a vacinação irá se concentrar no João Paulo II, no Benedito Bentes as crianças devem ser levadas para o Aliomar Lins e no Tabuleiro do Martins a ação irá ocorrer no Ib Gatto Falcão. A meta é vacinar indiscriminadamente 95% do público-alvo da campanha - o que em Alagoas corresponde a 84.680 crianças. Para isso, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 90 mil doses extras da vacina tríplice viral, para intensificar a imunização contra o sarampo.

ABASTECIMENTO ARAPIRACA

Regina Martins 

O governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, e do presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, visita, a partir das dez da manhã, desta quinta-feira a Estação de Tratamento de Água (ETA) do novo sistema adutor do Agreste. A unidade fica localizada na rodovia AL-115, na saída de Arapiraca para Igací, nas proximidades do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Quando estiver concluída, a Estação de Tratamento de Água vai possuir capacidade de, sozinha, atender a aproximadamente 70% da demanda de água do município de Arapiraca. Somada ao sistema adutor existente, o sistema coletivo do Agreste proporcionará água em quantidade suficiente para atender à demanda dos 10 municípios, beneficiando 400 mil pessoas. A construção da Estação de Tratamento de Água, da nova adutora e da estação de captação, às margens do rio São Francisco, no município de Traipu, faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Casal e a CAB Águas do Agreste, com investimentos de 143 milhões de reais. Essa PPP também permite a realização de melhorias no atual sistema, que tem captação em São Bras.

“PAZ, UMA SÓ TORCIDA”

Regina Martins

“Paz, Uma só Torcida” é o nome de uma campanha que será lançada nesta quarta-feira pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz), em parceria com a Federação Alagoana de Futebol, que pretende mobilizar as torcidas para a importância da cultura de paz nos estádios. O lançamento acontece às nove da manhã, no Museu do Esporte, em Maceió.A campanha visa conscientizar as torcidas para a redução da violência e mudança de cultura em relação ao esporte. “Nosso objetivo é de que o futebol volte a ser o momento de lazer para os alagoanos, para que o cidadão possa levar toda sua família ao estádio com tranquilidade, sabendo que aquele é um ambiente de paz, no qual as diferenças por conta da paixão pelo time não levarão a cenas de barbaridade”, frisou o secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior. De acordo com o superintendente de Promoção da Cultura de Paz, Ronaldo Targino, a campanha será lançada exatamente no dia de início do segundo turno do campeonato alagoano –  nesta quarta-feira – quando haverá o clássico entre CRB e CSA.

CONSELHO TRIBUTÁRIO

Regina Martins

O Conselho Tributário Estadual (CTE) informa que, devido à reforma da  parte interna do prédio-sede da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas  (Sefaz), no bairro da Cambona, as funções administrativas do órgão  continuam suspensas até a conclusão das obras. Porém, segundo a presidente do Conselho, a procuradora de Estado da Fazenda, Emmanuelle de Araujo Pacheco Marroquim, as sessões de julgamento estão sendo realizadas na sala de reuniões da Procuradoria Geral do Estado (PGE), localizada na Avenida Assis Chateaubriand, 2578, Prado.

PERÍCIA MÉDICA

Regina Martins

Visando mais conforto e acessibilidade para os servidores públicos estaduais, a Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, por meio da Secretaria de Estado da Gestão Pública, ganhará novas instalações neste primeiro semestre de 2014. O novo prédio fica situado no bairro de Jatiúca e já conta com estrutura clínica apropriada para atender os usuários. A Perícia Médica, hoje situada no prédio anexo da Segesp, no bairro do Centro, divide espaço com a Escola de Governo e a superintendência do Patrimônio, chegando a atender por dia, cerca de 60 servidores periciandos.

SEFAZ VEÍCULOS LEILÃO

Regina Martins

Com a renovação da frota, ocorrida em junho do ano passado, onde foram adquiridos 27 veículos novos, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) coloca para leilão 47 carros oficiais que não atendem mais às demandas de trabalho da secretaria. Os veículos, de modelos compreendidos entre 1996 e 2005 – sendo 12 da marca GM (Corsa, Blazer e Astra); cinco da Renault (Scenic e Clio); 11 Volkswagen (Santana e Kombi); e 19 Fiat (Ducato e Uno) – serão leiloados por intermédio da Secretaria de Estado da Gestão Pública de Alagoas. A previsão para a publicação de edital é no fim de março.

SINE JARAGUÁ

Regina Martins

O Sine Alagoas Jaraguá seleciona, de imediato para indústria de grande porte, candidatos para as vagas de eletricista com NR 10 atualizado e mecânico industrial. Para concorrer a uma das 30 vagas, os interessados devem comparecer a partir desta quarta-feira, com Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência, e comprovar ensino médio completo e um ano de experiência na função a concorrer.  O Sine Alagoas Jaraguá está localizado na rua Silvério Jorge, 368. Para saber mais sobre as vagas ligar para 33151852.

CASAL AGRESTE

Regina Martins

O Sistema Coletivo do Agreste será paralisado das oito da noite desta quinta-feira até as oito da noite de sexta-feira, para implantação de novos equipamentos na adutora do Agreste. O serviço tem como objetivo melhorar o abastecimento de água em Arapiraca e nos nove municípios integrantes do sistema (Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Igaci, Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, São Brás e Olho d’Água Grande). Os trabalhos serão realizados pela CAB Águas do Agreste, com apoio da Unidade de Negócio Agreste, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). De acordo com técnicos das duas empresas, o bombeamento será retomado logo após a conclusão do serviço, porém, a regularização no fornecimento de água da região somente ocorrerá no sábado.

DESENVOLVE EMPRESÁRIOS

Regina Martins

A Desenvolve – Agência de Fomento e o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas promovem, nesta quarta-feira, um café da manhã com empresários locais. O evento tem o objetivo de atualizar o meio empresarial sobre as oportunidades de mercado e para o desenvolvimento dos seus negócios. Na ocasião, serão apresentados os principais projetos do Centro Internacional para 2014 e as linhas de crédito da Desenvolve disponíveis para o empresariado local. O Café Cintegra será realizado nesta quarta-feira, às oito e meia, no auditório do quarto andar da Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

 

ALUNOS PENEDO

Regina Martins

Alunos da rede estadual do ensino médio e fundamental do município de Penedo, que faz parte da Nona Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), iniciaram nesta segunda-feira o ano letivo de 2014. Na Escola Estadual Hemílio de Freitas Melro, na modalidade Fundamental I, houve um incremento de 25% no aumento de alunos em relação ao ano de 2013. Na escola Hemílio de Freitas Melro, onde em 2013 havia 200 alunos em sala de aula, este ano estão matriculados 250 alunos do ensino fundamental do primeiro ao quinto ano e que foram recepcionados por professores, coordenadores e pela direção. A direção da Escola Hermílio de Freitas Melro informa também que estão programados para este ano letivo a realização dos jogos internos com competições esportivas em várias modalidades e o Projeto Leitura.

COMPUTADORES PARA O INTERIOR DO ESTADO

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entrega nesta quarta-feira, às oito da manhã, 20 computadores que irão facilitar a entrega de resultados de exames em diversos municípios alagoanos. O sistema, denominado de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, facilita o acesso a exames, possibilitando a apresentação de resultados em tempo real. Os equipamentos serão entregues na sede do Laboratório Central (Lacen), localizado na Jatiúca, em Maceió. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, os municípios irão realizar os cadastros dos pacientes e enviarão as amostras para o Lacen, que disponibilizará o resultado através do sistema. “O paciente poderá receber o resultado do exame em uma unidade de saúde da sua própria localidade, evitando o deslocamento para a capital”, destacou Sandra Canuto. Nesta quarta-feira, serão contemplados os municípios de Coqueiro Seco,  Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Colônia de Leopoldina, Marechal Deodoro, Pão de Açúcar, Piranhas, Quebrangulo,  Rio Largo,  Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema,  São Miguel dos Campos, São Sebastião, Satuba,  Senador Ruy Palmeira, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Porto de Pedra e Coruripe.

DOAÇÃO DE SANGUE

Regina Martins

Para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), serão realizadas coletas externas durante o período da Campanha de Doação de Sangue que começou na segunda-feira. Nesta quinta-feira, a Unidade Móvel do Hemoal estará  na Praça Rayol, em Jaraguá e na sexta-feira a coleta externa irá ocorrer em Rio Largo, em frente ao Banco do Brasil, no bairro Centro. Para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

CASAL TRÂNSITO

Regina Martins

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Unidade de Negócio Jaraguá, concluiu nesta terça-feira o conserto de um vazamento, numa rede de distribuição de água na Rua Manoel Duarte, no bairro da Pajuçara. A Companhia contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que deixou o trânsito do local - em frente ao prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-Dnit, no retorno de quem sai do Jaraguá em direção à Pajuçara - em meia pista, para a realização do reparo. Técnicos da Casal também já providenciaram a compactação do buraco do vazamento, enquanto aguardam a reposição asfáltica do local.

MERCADO DE ORGÂNICOS

Regina Martins

Um mercado em expansão. Esta foi a mensagem que ficou para os agricultores familiares que participaram do Primeiro Dia de Campo da Agricultura de Branquinha nesta segunda-feira.  A ação foi realizada pelo Arranjo Produtivo Local Fruticultura no Vale do Mundaú e o Instituto Mundo Unido, com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Na oportunidade, os agricultores conheceram técnicas de manejo e conferiram as oportunidades e conquistas da agricultura orgânica no Brasil e no mundo. De acordo com Luís Ko, fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os orgânicos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado mundial, mas no Brasil ainda não há fornecedores suficientes para atende o mercado local. Em Alagoas, já são 11 produtores certificados como orgânicos e a expectativa é que ainda este ano, mais 50 ganhem o selo. Com isso, Alagoas fica entre os maiores produtores de orgânicos do Brasil.

PLANO DE COMBATE A DENGUE

Regina Martins

A dengue constitui um dos principais problemas da saúde pública do Brasil. Com a grande quantidade de pessoas que estará no País durante a Copa do Mundo, o risco de entrada de novos agentes da doença cresce em todos os Estados, principalmente naqueles que receberão times de outros países, como é o caso de Alagoas, que será sede de treinamento da seleção de Gana. Para se preparar para a temporada de Copa do Mundo, o Ministério da Saúde está reunindo os responsáveis pelas áreas de vigilância epidemiológicas para apresentar o Plano de Contingência do ministério, bem como realizar trabalho em grupos e discussões para que, tanto o Estado como município de Maceió, criem seus planos de emergência. “Alagoas elaborou seu plano de contingência ainda no ano passado. Agora, vamos sentar com o município de Maceió para que, juntos, possamos traçar uma estratégia de emergência para trabalhar em sintonia”, destacou Isolda Wanderley, técnica da Vigilância e Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde. Ela informou que os trabalhos de integração entre ministério, Estado e município terão a duração de uma semana, com a apresentação do plano de contingência final sendo divulgado na sexta-feira.

 

GOVERNADOR ASSEMBLEIA

Regina Martins

O governador Teotonio Vilela Filho compareceu nesta segunda-feira à Assembleia Legislativa Estadual para apresentar sua mensagem na solenidade de abertura do ano legislativo. Teotonio defendeu o diálogo como aspecto importante de sua gestão, com repercussão positiva na melhoria na qualidade de vida da população. “Registro, inicialmente, que o diálogo institucional pautado pela ética, pelo interesse público e pela harmonia e o fortalecimento gradativo das relações entre os poderes foram peças-chave para a implantação e para o avanço das políticas públicas em nosso Estado, tendo sempre como horizonte garantir a melhoria da qualidade de vida dos mais de três milhões de alagoanos”, destacou o governador. Teotonio também enumerou os avanços do seu Governo, como a reconquista da credibilidade junto às instituições financeiras nacionais e internacionais, a construção de 50 mil casas populares com o apoio do Governo Federal, mais de mil quilômetros de estradas novas ou renovadas, o Canal do Sertão, a redução da mortalidade infantil, além do “combate sem tréguas à criminalidade”, que tem resultado na redução da curva da violência. O governador destacou ainda seus 7 anos de mandato à frente do Poder Executivo alagoano como os mais gratificantes de sua trajetória política. “Pessoalmente, posso afirmar, sem a menor sombra de dúvida, que esse foi o período mais gratificante das quase três décadas em que estou na vida pública. Não há recompensa maior para o administrador público do que constatar nossa contribuição para o amplo e inquestionável processo de transformação social que ora vivenciamos, causando um impacto positivo sobre a vida das pessoas”, afirmou o governador.

TENDA CULTURAL

Regina Martins

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) concluiu a construção da tenda cultural do Campus I da instituição, em Arapiraca, intitulado Espaço Cultural Zezito Guedes, em homenagem ao historiador arapiraquense. A inauguração do espaço acontece às sete da noite desta quarta-feira, com uma programação especial e aberta ao público da Uneal e demais interessados. O evento será em grande estilo e com apresentação de atrações que irão dar o tom da trilha sonora da noite, como forma de animar o público. Estão confirmadas a banda Caçuá, Janu e os Matutos Urbanos e o embolador de coco de roda Roberto.

BLOCO MALUCO BELEZA

Regina Martins

“Carnaval da paz, sem álcool, sem droga, só folia”, a frase é do usuário da Oficina da Mente, José Cristovão e pode retratar com clareza o objetivo do Bloco Maluco Beleza, do Hospital Escola Portugal Ramalho. A unidade hospitalar já esquentou as turbinas para o tradicional desfile, na próxima quinta-feira, a partir das três da tarde, com saída do estacionamento da instituição. Nesta sua vigésima terceira edição, o mais antigo bloco de responsabilidade social de Alagoas, estará fazendo uma alusão à Copa do mundo, com um dos seus carros alegóricos, decorados com verde e amarelo.  Além das alegorias, estandartes, baianas e a corda que acolhe os internos, a grande atração do evento, será a passagem do Rei e da Rainha do Carnaval esbanjando charme e simpatia. Os pacientes foram eleitos em seleção interna. As camisas serão entregues a partir de uma da tarde na sede do hospital.    

PRÊMIO EMPREENDEDOR

Regina Martins

As empresas ganhadoras da primeira edição do ‘Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador’ foram divulgadas pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, nesta segunda-feira. A iniciativa, que tem como objetivo o estímulo, o reconhecimento e o prestígio de projetos inovadores na gestão pública em Alagoas, é resultado de uma parceria entre a Seplande e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal). Na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 26 de março, será anunciada a classificação das escolhidas.  A ZUQ – Transporte Inteligente, com seu projeto sobre a modernização do controle do transporte público como gestão de frota de veículos do Estado a partir de sistemas de transporte inteligente, está entre as três selecionadas.

 

As outras duas classificadas foram a empresa Meu Tutor – Soluções Educacionais, e a TEC-IRRICA (Tecnologias Aplicadas à Agricultura Irrigada).

DEPENDENTES QUÍMICOS EM RECUPERAÇÃO

Regina Martins

Cerca de 1.500 acolhidos e ex-acolhidos do projeto Acolhe Alagoas participam, nesta sexta-feira, do Primeiro Encontro Alagoano de Dependentes Químicos em Recuperação, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz). O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, a partir das nove da manhã, com foco na manutenção da recuperação dos dependentes e também com o objetivo de combater o preconceito e mostrar à sociedade que é possível sim vencer as drogas. O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, marcará presença no encontro, cumprindo agenda em Alagoas. Mesmo sendo voltado para dependentes químicos e família, o evento é aberto aos interessados, como profissionais da rede de atendimento e assistência aos usuários de drogas, profissionais e estudantes de Medicina, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, entre outros. O evento é gratuito.

COMBATE À VIOLÊNCIA

Regina Martins

O número de homicídios em Alagoas caiu 27% no mês de fevereiro em relação à primeira quinzena de janeiro. Essa é uma informação da inteligência da Secretaria de Estado da Defesa Social, que atribui a redução às operações e medidas tomadas pelo governo do Estado no combate à criminalidade. A ampliação do contingente de policiais civis e militares nas ruas e aquisição de novos equipamentos para as corporações; o valor agregado da tecnologia junto a esse combate, através do videomonitoramento da capital e interior; além de medidas efetivas nos bairros mais violentos do Estado já dão resultados visíveis, é o que garante o secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares. De acordo com Tavares, ao assumir o cargo no início desse ano, recebeu uma recomendação expressa do governador Teotonio Vilela Filho: combater o delito. No seu entendimento, a ponta da equação para atender essa missão era o processo de valorização do policial. “Realizamos o realinhamento dos vencimentos dos militares e estaremos, em poucos dias, atendendo às reivindicações justas da polícia civil. Além disso, estamos ouvindo outras categorias. Além da valorização, foi necessário incrementar o corpo policial. Segundo Tavares, a Polícia Militar conta com mais de sete homens e mais mil deles foram recentemente nomeados para a corporação, que passa a contar com mais de oito mil PMs. Na Polícia Civil, outros 400 novos integrantes - com 40 delegados, 120 escrivães e 240 agentes - estarão atuando efetivamente até abril.

CADASTRO EMPRESAS

Regina Martins

Neste mês de fevereiro o Cadastro das Empresas Inidôneas e Suspensas no Estado de Alagoas – (CEIS/Alagoas) mantido pela Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE) contabilizou a inclusão de 39 fornecedores impedidos de contratar e licitar com o Governo de Alagoas. Os dados são referentes à última atualização realizada no dia 13 de fevereiro deste ano pela Superintendência de Controle Financeiro da CGE. O cadastro é atualizado permanentemente e é de consulta obrigatória para órgãos da administração direta e indireta. “Esse controle é importante, pois assegura que a administração pública não licite ou contrate empresas enquanto estiverem sob sanção. É uma questão de ética nas contas públicas”, disse a controlador-geral, Rosa Tenório. A relação local de fornecedores responsáveis por irregularidades é repassada permanentemente à CGU, para inclusão no CEIS Federal, acessível por meio do Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br).

 

DILMA EM ALAGOAS

Regina Martins

A presidenta Dilma Rousseff chega à Maceió, nesta terça-feira, para anunciar novos investimentos do Governo Federal para a mobilidade urbana e realizar a entrega de maquinário dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para municípios alagoanos. A partir das três da tarde, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a doação de maquinários vai beneficiar 20 mil famílias de agricultores e uma população rural superior a 145 mil pessoas.   Junto à presidenta, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entrega os dois últimos caminhões-pipa do PAC 2, concluindo esse tipo de distribuição a todos as cidades do Estado atingidas pela seca . Além disso, será feita a doação de outros 17 caminhões-caçamba, usados para estruturar e conservar as estradas vizinhas. A ação representa investimentos de 4,7 milhões de reais pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na aquisição dos equipamentos, e beneficia 19 municípios alagoanos.

DEFENSORIA PÚBLICA

Regina Martins

A Defensoria Pública Estadual (DPE) modernizou e intensificou o atendimento à população da capital e do interior do Estado. Nos últimos 12 meses, mais de 130 mil pessoas receberam os serviços jurídicos gratuitos oferecidos por todos os núcleos do órgão. Rotineiramente, a Defensoria presta serviços itinerantes à população e municípios que não possuem sede do órgão. No próximo mês, a DPE inicia o projeto “Expresso da Cidadania”, onde um ônibus – estruturado com salas – vai permitir que os atendimentos tenham mais eficiência, aproximando a população da Defensoria. O veículo foi adquirido com recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).  A Defensoria Pública tem postos de atendimento em diversos pontos da capital. Além da sede, localizada na Avenida Fernandes Lima, que funciona do meio dia às seis da tarde (segunda à quinta-feira) e sete e meia até uma e meia da tarde (sexta-feira), os cidadãos que necessitam dos serviços do órgão podem ser atendidos no Já! do Shopping Pátio Maceió e nas faculdades Fits, Seune e Cesmac, de segunda a sexta-feira, pela manhã. 

 

REFORMA SANTA MÔNICA

Regina Martins

Com a obra de reforma da Santa Mônica, que foi iniciada em junho do ano passado, o número de leitos de UTI e UCI passará de 15 para 26. Segundo o projeto da obra, também está prevista a reforma da porta de entrada da unidade e a construção de um novo prédio, onde serão abrigadas as Casas de Parto e da Gestante. Para isso, o Governo do Estado está investindo cerca de 32 milhões de reais, por meio do Programa Alagoas Tem Pressa. Para a execução da obra, que deve ser concluída dentro de um ano e meio, foi firmada uma parceria com o Governo Federal, que tem a contrapartida do Tesouro Estadual.

ATENDIMENTO SANTA MÔNICA

Regina Martins

Apenas gestantes previamente triadas em maternidades de risco habitual poderão ser atendidas na Maternidade Escola Santa Mônica. O novo fluxo de funcionamento será iniciado nesta quarta-feira, em razão da segunda etapa da reforma da unidade, que irá suspender o atendimento na triagem, pré-parto e centro obstétrico. Para isso, técnicos das Secretarias de Saúde do Estado e de Maceió, por meio da Rede Cegonha, elaboraram um Mapa de Vinculação para as Maternidades de Alagoas e um Protocolo de Classificação de Risco. Segundo os documentos, o atendimento na Santa Mônica ficará restrito às gestantes que entrarem em trabalho de parto prematuramente, com tempo de gestação inferior a 36 semanas. O atendimento também será destinado, exclusivamente, às gestantes que apresentarem complicações hipertensivas e suspeita de pré-eclâmpsia, bem como, síndromes hemorrágicas. Só poderão ser transferidas para a Santa Mônica as gestantes que apresentarem anemia grave, infecção ovular, trombose venosa, crise aguda de asma, ou estejam politraumatizadas, com obesidade mórbida e cujos fetos apresentem malformação. A coordenadora da Rede Cegonha em Alagoas, Syrlene Patriota, alerta as gestantes para que, durante o pré-natal, procurem se informar sobre as maternidades que são referências para a região onde elas residem. Isso porque, ainda de acordo com a ela, as gestantes de alto risco só poderão migrar para a Santa Mônica com um encaminhamento na unidade de saúde do município de origem. No caso de Maceió, no momento do parto, cinco maternidades devem ser previamente procuradas pelas gestantes, por se tratarem de risco habitual. Além da Nossa Senhora da Guia, no bairro Poço, estão habilitadas as maternidades Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Santo Antônio, na Cambona; Nossa Senhora de Fátima, no Jaraguá; e Hospital do Açúcar, no Farol.

 


SESAU NO CARNAVAL

Regina Martins

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para o cuidado e respeito às leis de trânsito durante o período de carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou nesta segunda-feira uma série de ações em Alagoas.  A programação prevê atividades educativas em pontos estratégicos, além de blitz para conscientização da população sobre os cuidados no trânsito em Maceió e nas cidades do interior.  Nesta segunda, as ações serão realizadas em Maceió com a distribuição de material educativo e exibição de vídeos para os funcionários da Empresa Tomé Ferrostaal, localizada no Porto de Maceió. No interior, técnicos da Sesau irão realizar palestras educativas para motociclistas, educadores e população em geral nos municípios de Feira Grande, no dia 26, São Sebastião, também no dia 26, e em Paulo Jacinto no dia 27. Já no dia 28 irão acontecer blitz educativas nas cidades de Barra de São Miguel, Paripueira e Marechal Deodoro.

 

SAÚDE DO HOMEM

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Saúde promove entre esta segunda e a próxima sexta-feira, dia 21, uma ação educativa para prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no Porto de Maceió, no bairro de Jaraguá.  A iniciativa ocorrerá em virtude da proximidade das festas de carnaval, época em que aumenta o contágio dessa tipologia de doenças.  A ação será realizada  entre onze da manhã e uma da tarde,  potencializando os cuidados com as patologias que acometem o homem.  Técnicos do Programa Estadual de Saúde do Homem irão distribuir material educativo e apresentar filmes e peças teatrais que enfatizam a prevenção das DSTs, do alcoolismo e de acidentes de trânsito. Com esta ação, segundo a técnica do Programa de Saúde do Homem, Valéria Maciel, a Sesau pretende estimular os portuários a adotarem ações de prevenção. 

SESAU NO CARNAVAL

Regina Martins

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para o cuidado e respeito às leis de trânsito durante o período de carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde inicia nesta segunda-feira uma série de ações em Alagoas.  A programação prevê atividades educativas em pontos estratégicos, além de blitz para conscientização da população sobre os cuidados no trânsito em Maceió e nas cidades do interior.  Nesta segunda, as ações serão realizadas em Maceió com a distribuição de material educativo e exibição de vídeos para os funcionários da Empresa Tomé Ferrostaal, localizada no Porto de Maceió. No interior, técnicos da Sesau irão realizar palestras educativas para motociclistas, educadores e população em geral nos municípios de Feira Grande, no dia 26, São Sebastião, também no dia 26, e em Paulo Jacinto no dia 27. Já no dia 28 irão acontecer blitz educativas nas cidades de Barra de São Miguel, Paripueira e Marechal Deodoro.

HEMOAL CAMPANHA

Regina Martins 

Com o slogan “Doe Sangue e Compartilhe Alegria”, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) realizam desta segunda até o dia 21 deste mês mais uma Campanha de Doação de Sangue. A iniciativa tem o objetivo de assegurar o acesso a  transfusões sanguíneas no carnaval 2014 para os pacientes vítimas de violência e que precisam fazer cirurgias.  Durante a campanha, serão distribuídas camisas do Bloco Hemovida para os voluntários. O bloco, criado há dez anos, irá desfilar ao som da Orquestra Pega Fogo, de Santa Luzia do Norte, durante as prévias carnavalescas de Maceió, que acontecem no dia 21, às sete da noite, no bairro histórico de Jaraguá. Os voluntários podem realizar suas doações no Hemoal Trapiche, que está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das sete às seis da tarde, e aos sábados, das oito ao meio dia. Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, de sete e meia às onze da manhã. Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que está situado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, das oito da manhã ao meio dia e das duas às seis da tarde.

PROGRAMA DO LEITE

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário vai entregar equipamentos que irão auxiliar o trabalho de campo dos técnicos do Programa do Leite, que beneficiará vários produtores. Os técnicos serão capacitados para utilizar os equipamentos recebidos. Notebook, GPS, câmeras fotográficas e pen drives foram adquiridos com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza  (Fecoep). A ação qualifica com mais recursos a execução das atividades do Programa do Leite, que distribui o produto a 80 mil famílias carentes nos 102 municípios do Estado.  A entrega dos equipamentos será realizada nesta segunda-feira a partir das nove e meia da manhã, no auditório da Cooperativa dos Produtores de Leite em Alagoas (CPLA), em Maceió.

ANJOS DA PAZ

Regina Martins 

Os Anjos da Paz vão instalar Base Avançada de atendimento na Cidade de Palmeira dos índios, desta segunda até a próxima sexta-feira, dia 21. Equipe ocupará uma das salas da Secretaria de Assistência Social daquele município, e os atendimentos ocorrerão das oito da manhã às cinco da tarde. Ação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e viabiliza facilitar o acesso das famílias da Região Agreste do Estado, aos serviços do Programa Acolhe Alagoas da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz). À exemplo do ocorrido em Arapiraca, os Anjos da Paz atenderão as famílias que buscarem acolhimento voluntário para a recuperação de dependentes químicos. Identificada à necessidade de internação, ele será encaminhado de imediato a umas das Comunidades Acolhedoras mantidas pelo Governo do Estado por meio da Sepaz. Já nesta segunda feira, os técnicos da Sepaz realizarão uma grande Ação de Mobilização nas Igrejas, Escolas, Unidades de Saúde e Rádios do Município. 

ADESÃO TRANSPORTE ESCOLAR

 

Regina Martins

Por meio da portaria 215/2014, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte prorrogou o prazo de adesão dos municípios alagoanos ao programa de transporte escolar do governo estadual, a Gestão Integrada do Transporte Escolar - GEITE. Agora, as prefeituras têm até dia 28 de fevereiro para entregar documentação e se cadastrar no programa. Os municípios interessados em renovar ou iniciar essa parceria devem procurar a Secretaria Estadual da Educação. Só assim poderão receber os recursos de acordo com o número de alunos da rede estadual a ser transportado. Este ano, a secretaria aumentou de 300 reais para 370 reais o valor do repasse por aluno/ano. A parceria é firmada com base na relação de alunos fornecida pelas escolas estaduais situadas nos municípios que aderirem ao programa. Têm direto ao transporte escolar os alunos do ensino público estadual que residem a uma distância superior a três quilômetros das suas unidades escolares Para mais informações, o gestor municipal pode entrar em contato com a Educação pelos números 3315-1217/8833-4220 no horário das oito da manhã às cinco da tarde ou pelo e-mail gecemsee@yahoo.com.br.

BOMBEIROS NA ORLA

Regina Martins

O Corpo de Bombeiros Militar realiza neste domingo, das nove da manhã até uma da tarde, na Orla da Ponta Verde, um "panfletaço" com as crianças que participaram do projeto Carnaval Ultra Seguro: o Bombeiro é seu Amigão. São trinta crianças das escolas públicas municipais Orlando Araújo e Cícera Lucimar e mais trinta crianças do Projeto Bombeiro Mirim que irão distribuir panfletos com dicas de segurança para o carnaval. O objetivo é sensibilizar o adulto com dicas produzidas pelas crianças para agir com responsabilidade durante o período carnavalesco - época com aumento considerável de acidentes de trânsito e afogamentos nas praias.

DESENVOLVE E BNDES

Regina Martins

A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas recebeu, durante essa semana, uma missão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para avaliação dos projetos desenvolvidos pela instituição no Estado. Os representantes do órgão nacional destacaram o sucesso das ações já executadas, possibilitando a criação de novas parcerias e programas futuros.Durante a missão em Alagoas, a equipe do BNDES visitou três instituições beneficiadas pelos recursos do Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda que, segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, está garantindo “o fortalecimento institucional de vários aglomerados produtivos e gerando emprego e renda para os pequenos produtores locais”. Na quarta-feira, foram feitas inspeções na construção da fábrica de beneficiamento de castanhas da Associação São Sebastião, em Estrela de Alagoas. Já na quinta, foram visitadas as instalações da Cooperativa de Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) e a fábrica de beneficiamento de frutas do Assentamento Massangano, ambas são instituições localizadas no município de Maragogi.

PRESERVATIVOS NO CARNAVAL

Regina Martins

Para assegurar a prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante o Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde vai distribuir 3,1 milhões de preservativos. Do total, serão três milhões de preservativos masculinos e 100 mil femininos, além de 100 mil saches de lubrificantes, que estarão à disposição dos foliões residentes nos 102 municípios do Estado. Este ano, os 34 municípios que irão realizar festejos carnavalescos serão contemplados com o dobro do número de preservativos solicitados. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de DSTs e Aids, Selma Ferreira, o reforço na distribuição dos preservativos tem o propósito de frear o aumento do número de casos de DSTs no Estado, principalmente da Aids.  Isso porque, segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 1986 até 2013 já foram registrados 4.843 portadores do vírus HIV em Alagoas, sendo 134 somente no ano passado.

RELATÓRIO DE BALNEABILIDADE

Regina Martins 

O Instituto do Meio Ambiente, através da Diretoria de Laboratório, divulgou nesta sexta-feira o relatório de balneabilidade dos 60 trechos da costa alagoana, onde são feitas coletas para análise toda semana. A maioria deles, 41 no total, pode ser aproveitada pelos banhistas, enquanto 18 estão considerados impróprios. As amostras foram coletadas nos dias 11 e 12, quando houve registro de chuvas em Maceió e no Litoral Norte. Dos 18 trechos localizados no litoral sul, entre as praias do Pontal do Peba e do Saco, apenas um está impróprio para banho. Em Maceió foram verificados 20 pontos, entre o Pontal da Barra e a praia de Ipioca. No litoral norte, entre a Paripueira e Maragogi, foram verificados 22 pontos e apenas três não estão indicados aos banhistas. O relatório está disponível no site do IMA: www.ima.al.gov.br.

CONTAMINAÇÃO RIO SANTO ANTÔNIO

Regina Martins

O resultado preliminar das análises feitas nas amostras recolhidas na várzea do rio Itituba, afluente do rio Santo Antônio, no leito do rio e nas cacimbas que abastecem os moradores dos povoados localizados na área, mostram que a contaminação está restrita a pouca mais de 1,30 hectares onde houve o derramamento de 30 mil litros de óleo diesel. O Instituto do Meio ambiente (IMA) monitora área todos os dias, para minimizar impactos causados pelo acidente. O trabalho de monitoramento acontece desde o dia 29 de janeiro, quando um caminhão tombou de uma ribanceira e derramou o combustível.  Segundo os resultados preliminares das análises, a área impactada pela contaminação está restrita, não chegou a afetar o rio Santo Antônio e nem as cacimbas de onde a população retira água para beber.

RECURSOS SECA

Regina Martins

O Semiárido alagoano recebeu reforços contra a seca nesse início de 2014. A verba de 10 milhões de reais, liberada pelo Governo Federal em janeiro, vai levar ações a 37 municípios em situação de emergência. Nos próximos três meses, a população dessas localidades vai receber água tratada de caminhões-pipa e ração para a alimentação de animais, como um complemento às medidas já tomadas pelo Estado na minimização de danos causados pela estiagem. Para realizar a distribuição de água 241 caminhões-pipa, fiscalizados e habilitados, já estão à disposição dos municípios afetados. No período destinado para a utilização do recurso, os seis milhões de reais são voltados para o abastecimento de água e vai atender a 1.100 comunidades já cadastradas pelo Estado. A outra parcela de quatro milhões de reais da verba vai distribuir ração animal para os produtores dos 37 municípios. Entre esses municípios, estão cidades conhecidamente mais castigadas, localizadas no Alto Sertão, como Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia.

 

ADEAL GTA ELETRÔNICA

Regina Martins

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou, essa semana, a emissão da primeira Guia de Trânsito Animal eletrônica, a e-GTA, na feira de gado de Dois Riachos. No primeiro dia de funcionamento da e-GTA na maior feira de gado de Alagoas, realizada toda quarta-feira e que comercializa animais de municípios alagoanos e de outros Estados, foram emitidas mais de 400 guias de trânsito, resultando em uma circulação aproximada de 1.200 animais.  A e-GTA, além de aumentar a confiabilidade dos dados, reforça também a rastreabilidade dos animais no sistema de defesa on line, onde estão cadastros os dados dos criadores. A emissão da guia on line também oferece uma maior agilidade no preenchimento do documento, que resulta em ganho de tempo real. Segundo a Adeal, o próximo passo será a implantação da GTA eletrônica também na feira de gado de São José da Tapera, Palmeira dos Índios e Campo Grande.

INSCRIÇÃO PARA MONITOR

Regina Martins

Estão abertas as inscrições para a seleção pública para cadastro de reserva de monitores de telecentros.br. O edital foi publicado no Diário Oficial de Alagoas, dia 13 de fevereiro, página 10, e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 deste mês, às duas da tarde, nos próprios telecentros. A bolsa é concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, através do CNPQ, no valor de 483 reais, com duração de até 12 meses, e está vinculada à participação nas atividades de Curso de Formação. O trabalho de monitor tem dedicação de seis horas diárias, ou 30 horas semanais, incluindo duas horas diárias para capacitação de curso à distância, durante 12 meses ininterruptos. O candidato a monitor precisa ter entre 16 e 28 anos, não possuir bolsa de pesquisa ou extensão do CNPQ, ou de qualquer outra instituição financiadora, ensino médio completo ou cursando o último ano, morar na comunidade na qual se localiza ou terá um telecentro, ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no País.  Os telecentros.br fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, do Governo do Estado, em parceria com o governo federal.  Em Maceió são 20 unidades com computadores conectados à Internet em banda larga, e objetiva promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas. 

CREDENCIAMENTO DILMA

Regina Martins

Na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro, a presidenta da República, Dilma Rousseff, estará em Maceió. Os órgãos de imprensa interessados na cobertura do evento devem solicitar o credenciamento de seus profissionais até meio dia desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, impreterivelmente. O pedido deve ser feito preferencialmente em papel timbrado da empresa e assinado pela chefia imediata para o e-mail: credenciais@presidencia.gov.br ou via FAX (061)3411-1021, 3224-0824. As solicitações incompletas e fora do prazo não serão atendidas. Os profissionais deverão informar os seguintes dados: nome completo, função, número do registro profissional, DRT, CPF, número da carteira de identidade, órgão expedidor, telefone, o e-mail da empresa para contato e uma foto 3x 4 com 100kb em formato JPG. O profissional estrangeiro deve apresentar cópias das páginas do passaporte nas quais estejam registradas a identificação do titular, o número do passaporte e o órgão expedidor, além da credencial do Ministério das Relações Exteriores. É importante que o veículo encaminhe o e-mail do setor de jornalismo da empresa ou do repórter que vai participar da cobertura para o caso de a Secretaria de Imprensa da Presidência da República vir a disponibilizar antecipadamente algum material sobre o evento. Os profissionais de imprensa com credenciamento fixo no Palácio do Planalto ou nos estados estão isentos dessas formalidades e devem informar, obrigatoriamenteo nome do profissional e número de registro da credencial pelo e-mail  credenciais@presidencia.gov.br. - Informações sobre a agenda: podem ser obtidas através do telefone (61) 3411-1370. Mais informações pelos telefones: (061) 3411-1267, 3411-1269 e 3411-1236.

 

 

 

ENTREGA DE CASAS

Regina Martins

O Governo de Alagoas entrega as 100 unidades habitacionais do Residencial Ana Emília Correia Maranhão, em São Luiz do Quitunde, a partir das dez da manhã desta sexta-feira. Ainda no município, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, também vistoriam a obra de restauração de 28,4 quilômetros da rodovia AL-430, que liga São Luiz do Quitunde a Flexeiras. A obra da AL-430 já está 30% executada e a previsão é de que seja concluída ainda este semestre.

FERNÃO VELHO PAZ

Regina Martins 

O evento Todos pela Paz teve início em Fernão Velho nesta quinta-feira. Trata-se de uma série de atividades voltadas para prevenção às drogas e a promoção da cultura de paz, organizado pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), em parceria com a paróquia de São José Operário. Após uma abertura simbólica com missa campal e caminhada pela Paz na noite de quarta, com a participação de cerca de mil pessoas, nesta quinta os Anjos da Paz iniciaram visitas domiciliares a 40 famílias pré-cadastradas junto à paróquia para o atendimento. Enquanto isso, técnicos da Sepaz visitaram escolas do bairro promovendo a palestra de prevenção às drogas “Eu escolhi Viver”. As ações seguem até o próximo sábado, com um grande pedalaço de encerramento do Todos pela Paz, saindo às oito da manhã da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Novo, com destino à Igreja Matriz, em Fernão Velho.

MULHERES CONSTRUÇÃO CIVIL

Regina Martins

Representantes da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos estiveram em São Miguel dos Campos, nessa quarta-feira, com o prefeito George Clemente para tratar sobre uma possível parceria para um curso de capacitação na Construção Civil para mulheres da região.  O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura e contou com a participação da secretária municipal da Mulher, Débora de Oliveira. Segundo a gestora do projeto da Secretaria Estadual da Mulher, Fátima Canuto, o encontro foi o primeiro passo para organizar mais um curso da construção civil para mulheres alagoanas.  O projeto faz parte do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e visa buscar a equidade no campo de trabalho, além de promover autonomia econômica e financeira das mulheres alagoanas em situação de vulnerabilidade.  As datas para inscrições e inicio do curso serão divulgados em breve pela Secretaria da Mulher.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Regina Martins

A Nota Fiscal Eletrônica, projeto nacional que substitui as notas fiscais de papel por modelos eletrônicos, objetiva facilitar, simplificar e melhorar o controle dos fiscos estaduais sobre a movimentação de mercadorias. Os documentos fiscais eletrônicos podem ser acessados e controlados de forma online, garantindo o acompanhamento em tempo real das operações comerciais. Em Alagoas, a Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e começou a ser implantada em 2006 e atualmente substitui os modelos 1, 1A e de Produtor, que ainda são permitidas, mas num número limitado, em operações internas e comércio varejista. A implantação deste novo modelo de nota fiscal contribui para o avanço na regulamentação e controle das operações que envolvem a tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O sistema da NF-e foi desenvolvido nacionalmente e disponibilizado de modo gratuito em Alagoas pelo site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.al.gov.br).

ANJOS DA PAZ

Regina Martins

O aumento no número de chamadas para o resgate de moradores de rua em situação de extremo risco, atendimento domiciliar e acolhimento fez com que a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) ampliasse as equipes dos Anjos da Paz. Na noite desta quarta-feira, a segunda busca noturna por dependentes químicos nas ruas de Maceió colocou seis novos “anjos” em ação. O número de equipes dobrou na quinta-feira passada. Projeto integrante do Alagoas Tem Pressa, os Anjos da Paz já são uma referência para a população. Para esta segunda ação de busca noturna, que contou com a parceria do Comando de Policiamento da Capital (CPC), os Anjos da Paz receberam reforço dos profissionais de triagem do Centro de Acolhimento. Vinte e duas pessoas percorreram oito cenas de uso de drogas. Trinta e cinco pessoas foram atendidas e seis decidiram se recuperar da dependência química em comunidades do Acolhe Alagoas.

“ALAGOAS NAS VELAS”

Regina Martins

Seis cidades ribeirinhas da Região do São Francisco foram contempladas no projeto “Alagoas nas Velas”, que será lançado oficialmente no próximo dia 21. Os atrativos turísticos dos municípios de Água Branca, Piaçabuçu, Penedo, Piranhas, Pão de Açúcar e Delmiro Gouveia estão destacados nas velas de cor bege escuro, em doze das sessenta jangadas que, inicialmente, participam do projeto, deixando a orla da Pajuçara ainda mais bonita. O objetivo do projeto “Alagoas nas Velas”, desenvolvido pelas secretarias de Estado do Turismo e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico é divulgar os principais destinos turísticos de nosso Estado, utilizando as velas das jangadas que fazem o passeio às piscinas naturais da praia de Pajuçara. Cidades históricas, cânion e foz do São Francisco, artesanato da ilha de Ferro e hidrelétrica de Angiquinhos são alguns dos produtos da Região do São Francisco que se encontram estampados nas velas das jangadas.

HEMOAL CAMPANHA

Regina Martins

Com o slogan “Doe Sangue e Compartilhe Alegria”, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) realizam desta segunda até o dia 21 deste mês mais uma Campanha de Doação de Sangue. A iniciativa tem o objetivo de assegurar o acesso a  transfusões sanguíneas no carnaval 2014 para os pacientes vítimas de violência e que precisam fazer cirurgias.  Durante a campanha, serão distribuídas camisas do Bloco Hemovida para os voluntários. O bloco, criado há dez anos, irá desfilar ao som da Orquestra Pega Fogo, de Santa Luzia do Norte, durante as prévias carnavalescas de Maceió, que acontecem no dia 21, às sete da noite, no bairro histórico de Jaraguá. Os voluntários podem realizar suas doações no Hemoal Trapiche, que está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das sete às seis da tarde, e aos sábados, das oito ao meio dia. Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, de sete e meia às onze da manhã. Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que está situado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, das oito da manhã ao meio dia e das duas às seis da tarde.

CONSELHO CRIANÇA E ADOLESCENTE

Regina Martins

O Diário Oficial do Estado publicou, na segunda-feira, a resolução que dispõe sobre a comissão eleitoral para a escolha dos membros da sociedade civil que integrarão o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). A eleição será no dia 11 de março para o biênio 2014-2016. Poderão participar do processo eleitoral todas as entidades da sociedade civil organizada que atenderem aos critérios estabelecidos no Edital de Convocação, aprovado como parte integrante dessa resolução.  As entidades interessadas deverão proceder a inscrição para participar da Assembleia até o dia 20 de fevereiro, das nove às três da tarde, na Sede do Conselho, na Rua Ladislau Neto, 367, Centro de Maceió. Mais informações pelos telefones 3315.1739 e 8883.7564 ou pelo. e-mail:cedca_alagoas@hotmail.com.

MAIS INVESTIMENTOS EM ALAGOAS

Regina Martins

A capacidade em atrair investimentos é um bom indicador para definir o momento que a economia alagoana atravessa. Uma vez aplicados, eles são responsáveis pelo desenvolvimento de ações significativas em diversas áreas do Estado. Em 2013, só através do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Alagoas recebeu 1,24 bilhões de reais em recursos, 14% a mais que em 2012. Esse montante financiou a implantação de novas indústrias, gerou crédito emergencial para agricultores e capital de giro para o comércio. Os investimentos empregados pelo banco no setor industrial cresceram 123% em relação a 2012. Os 336 milhões de reais aplicados no setor em 2013 são explicados pelo superintendente do BNB, César de Santana, pelo fluxo contínuo de prospecções mantido pelo governo. O segmento cerâmico e a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) encabeçam o ranking. “Esse governo tem sido um balizador na atração de indústrias, e formamos uma parceria exitosa nesse sentido. O aporte financeiro é um fator muito importante para fidelizar o empresariado”, explica ele. Essa política de atração estabelecida pelo governo desde 2007 elevou o setor industrial a um posto de destaque, de acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, André Paffer.

 

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Regina Martins
Agricultores de Branquinha participam do Primeiro Dia de Campo da Agricultura Orgânica, na próxima segunda-feira, que será realizado pelo Arranjo Produtivo Local Fruticultura no Vale do Mundaú e o Instituto Mundo Unido, com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. O objetivo é apresentar o manejo e quais as vantagens de trabalhar com agricultura orgânica. De acordo com Valdelane Tenório, gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, a ideia é incentivar este tipo de produção e mostrar que ela também pode agregar valor ao trabalho da agricultura familiar. O dia de campo será realizado a partir das oito da manhã, no Assentamento Zumbi dos Palmares. Entre os parceiros desta ação estão Sebrae, Seplande, Emater, Ministério da Agricultura e  Prefeitura de Branquinha.

DEPENDENTES QUÍMICOS

Regina Martins                                                                    
Em duas semanas, Maceió sediará o Primeiro Encontro Alagoano de Dependentes Químicos em Recuperação, realizado pela Secretaria de estado de Promoção da Paz (Sepaz). São esperados 1.500 participantes no evento que acontece no Centro de Convenções, no dia 21 de fevereiro. O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, marcará presença no encontro. Além dos acolhidos e ex-acolhidos do projeto Acolhe Alagoas, o Primeiro Encontro Alagoano de Dependentes Químicos em Recuperação terá a participação de pessoas atendidas por outros serviços, como Consultório de Rua, Caps, Caps III, Hospital Portugal Ramalho e clínicas de reabilitação particulares. O evento, que é gratuito, é aberto aos profissionais da rede de atendimento e assistência aos usuários de drogas, profissionais e estudantes de Medicina, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, entre outros.

BAIXO SÃO FRANCISCO

Regina Martins
O fortalecimento da rede empresarial do Baixo São Francisco vai reunir representantes da Secretaria de Estado do Turismo; do Instituto Ambiental Brasil Sustentável e do APL- Caminhos do São Francisco, além de empresários, no próximo dia 24, às nove e meia da manhã, no Sebrae/Arapiraca. Elaborado pela Setur, o Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Rio São Francisco, que contempla o Baixo São Francisco, tem como parceiros a Seplande, IABS, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

SAÚDE PORTO DE MACEIÓ

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Saúde promove entre os dias 17 e 21 deste mês uma ação educativa para prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no Porto de Maceió, no bairro de Jaraguá.  A iniciativa ocorrerá em virtude da proximidade das festas de carnaval, época em que aumenta o contágio dessa tipologia de doenças.  A ação será realizada  entre onze da manhã e uma da tarde,  potencializando os cuidados com as patologias que acometem o homem.  Técnicos do Programa Estadual de Saúde do Homem irão distribuir material educativo e apresentar filmes e peças teatrais que enfatizam a prevenção das DSTs, do alcoolismo e de acidentes de trânsito. Com esta ação, segundo a técnica do Programa de Saúde do Homem, Valéria Maciel, a Sesau pretende estimular os portuários a adotarem ações de prevenção.

GOVERNO PERTO DE VOCÊ

Regina Martins

A população de Atalaia será contemplada, nesta sexta, com a caravana do programa estadual Governo Perto de Você, coordenado pelas secretarias de Estado da Articulação Social, da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional. A ação visa facilitar o acesso das pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, sobretudo em comunidades onde foram registrados maiores índices de violência, a uma série de serviços públicos e ações sociais ofertados pelo Governo do Estado. Por meio de unidades móveis de pronto atendimento, os órgãos responsáveis pela coordenação do mutirão da cidadania e mais as secretarias de Estado da Defesa Social, da Saúde e da Promoção da Paz levarão para perto dos moradores da região, além de serviços públicos, ações sociais de conscientização sobre direitos e políticas públicas, com a realização de palestras e oficinas. Entre os serviços ofertados estão a emissão das carteiras de identidade e trabalho, atendimento ao consumidor, cadastro e orientação jurídica e administrativa das organizações da sociedade civil, abertura de Seguro Desemprego e inscrição do Mais Emprego, acolhimento de dependentes químicos e orientação às famílias e recolhimento de armas no ônibus do Desarmamento.

SEGURANÇA EMPRESÁRIOS

Regina Martins

O secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, esteve reunido na terça-feira com integrantes do Fórum Permanente do Comércio de Alagoas, no prédio da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. O encontro foi proposto pelas entidades representativas dos empresários do comércio – que formam o Fórum – e, na ocasião, o gestor da Defesa Social apresentou os projetos de segurança pública voltados à redução dos índices de violência urbana. Em carta ao secretário, as entidades apresentaram sugestões de ações para intensificar a segurança no comércio, como o reforço no policiamento ostensivo, instalação de unidades móveis da Polícia Militar e ampliação do videomonitoramento. Para Tavares, as sugestões são necessárias e bem aceitas, visto que “a segurança pública é do interesse de todos, não somente do Estado”. O secretário destacou os investimentos realizados pelo governo e citou a ampliação do videomonitoramento como um grande avanço para reforçar a segurança, além do aumento no efetivo que atuará no policiamento ostensivo. Eduardo Tavares encerrou a participação no encontro ressaltando o empenho da SEDS para reverter os índices negativos e garantiu total apoio aos empresários.

PRODUÇÃO LEITEIRA

Regina Martins 

O presidente do Conselho de Administração da Desenvolve, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido, nesta quarta-feira, com a direção da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas para discutir projetos que poderão ser apoiados pela instituição, visando o desenvolvimento do setor de laticínios no estado. Aldemar Monteiro, presidente da Cooperativa, apresentou um projeto que visa aumentar a competitividade e beneficiar os produtores de leite da agricultura familiar em Alagoas. De acordo com Aldemar, diversas ações estão sendo planejadas para atingir, de forma direta, aproximadamente 2.500 produtores de leite em todo o estado. Para que esse planejamento seja executado, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas busca junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome recursos para dinamizar a produção da Camila, fábrica que foi desativada em 2009 e adquirida pela Cooperativa no ano passado. Na oportunidade, Luiz Otavio Gomes garantiu o apoio da Desenvolve para a viabilização desses e de outros projetos para beneficiar os produtores de leite em Alagoas, seja com financiamento e linhas de crédito específicas para o setor, como também no trabalho de articulação com entidades parceiras.

TECNOLOGIA SEGURANÇA PÚBLICA

Regina Martins

Gestores dos órgãos de segurança pública se reuniram nesta quarta-feira em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), para apresentar a infraestrutura tecnológica atual e planejar ações estratégicas de inteligência e Tecnologia da Informação na Segurança Pública do Estado. O secretário adjunto da Defesa Social, Lúcio de Melo, que até pouco tempo estava a frente do Detran de Alagoas, apresentou os resultados obtidos naquele órgão através do investimento feito em tecnologia. Em 2008, o Detran investia apenas 1% da receita em Tecnologia da Informação, em 2011 esse investimento cresceu para 12%, e em 2013, 7%. Com isso, o Detran teve um aumento de 54% na arrecadação. Após a apresentação do Detran, a Coordenadoria Setorial de Informatização e Segurança apresentou a atual infraestrutura tecnológica da Segurança Pública composto pelos órgãos da Polícia Militar, Civil, Bombeiros, Perícia Oficial, Instituto Médico Legal (IML) e Administração Penitenciária, com o intuito de analisar os pontos de melhoria e pensar na uniformização de um sistema que seja utilizado por todos e que atenda a todos os requisitos.

 

PRODUTORES DE MÓVEIS

Regina Martins

Os empresários que integram o Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão, localizado em Arapiraca, vão expor seus produtos em uma mostra que serve de preparação para mais uma edição da Decor Agreste, um dos principais eventos do setor moveleiro do estado. A mostra começa nesta quinta-feira, a partir das quatro da tarde, e será realizada na sede do Sebrae Arapiraca. A Decor Agreste 2014 está prevista para acontecer no mês de maio. Estes empreendedores estão inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e o Sebrae.

PRODUTORES LARANJA LIMA

Regina Martins

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e o Sebrae promoveram, nesta quarta-feira, um curso sobre formação de preço de venda da laranja lima. A capacitação, ocorrida na sede da Seplande, foi destinada aos agricultores do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú. Segundo a gestora do APL, Valdelane Tenório, o curso nasceu de uma demanda da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e tem o objetivo de aumentar o faturamento destes produtores. Esta foi a primeira etapa do curso, que contou com a presença de 30 presidentes de associações vinculadas aos produtores de laranja lima da região do Vale do Mundaú. A segunda parte das aulas acontecerá a partir de 26 de fevereiro, nas propriedades dos agricultores.

 

IZP CARNAVAL NO CINEMA

Regina Martins 

A programação especial do IZP na Folia, nesta quinta-feira, tem como tema o Carnaval alagoano retratado pelo audiovisual. O cineasta Pedro da Rocha e sua esposa Vera Rocha Oliveira comentam o tema e falam a respeito do documentário sobre os Filhinhos da Mamãe, que está sendo produzido junto com Ronaldo de Andrade, um dos fundadores do bloco. O escritor Carlito Lima também é convidado do programa, e fala sobre o bloco Ninho do Pinto, de Marechal Deodoro. Transmitido em cadeia pelas rádios Educativa FM e Difusora de Alagoas, o programa vai ao ar das oito e meia às dez da manhã.

POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Regina Martins

Representantes dos municípios de Pariconha, Santana do Ipanema e Cajueiro conheceram os programas do governo do Estado na área de políticas sobre drogas, nesta quarta-feira, durante visita ao Centro de Acolhimento e à Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz). Na ocasião, secretárias municipais, profissionais dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) e das redes municipais de saúde conversaram com os gestores e técnicos do Centro de Acolhimento e conheceram os programas para prevenção ao uso de drogas, recuperação de dependentes químicos e reinserção social. As visitas ocorreram a partir de articulação da Rede de Atendimento e Assistência aos Dependentes Químicos e visam apresentar as ações do Estado aos municípios para a realização de parcerias com o objetivo de ampliar o acolhimento.

PADRÃO ANVISA

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Saúde entrega nesta quinta-feira à população da cidade de União dos Palmares três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos conjuntos Newton Pereira e Nova Esperança.  Com mais essas unidades, o Estado qualifica os serviços de Atenção Básica na Zona da Mata alagoana e oferta saúde mais acessível a todos dentro dos padrões especificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A solenidade de inauguração será realizada às dez da manhã e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, além do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas. Para a construção das Unidades Básicas de Saúde em União dos Palmares foram investidos 648 mil reais em cada unidade. Os recursos são oriundos do Programa Alagoas Tem Pressa - iniciativa do Governo do Estado - que tem o objetivo de seguir o planejamento estratégico com metas a médio e longo prazos para o horizonte de 2014 e 2022, com atenção maior às ações nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública.

 

INSCRIÇÕES GARANTIA SAFRA

Regina Martins

Os agricultores familiares alagoanos têm até a próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, para se inscrever no Programa Garantia Safra 2014. Os interessados devem procurar o escritório regional da Emater em seu município. Em Alagoas, já são mais de 31 mil agricultores inscritos no programa. A adesão garante que em caso de perda de 50% ou mais da próxima plantação, provocada por seca ou excesso de chuvas, cada agricultor recebe um seguro no valor de 850 reais, divididos em cinco parcelas. O Garantia Safra está disponível para as culturas de arroz, algodão, feijão, mandioca e milho, desde que cultivadas em áreas que variem entre 0,6 e 10 hectares, sem irrigação, em municípios do Alto e Médio Sertão, Bacia Leiteira ou região Agreste.

AÇÃO PELA PAZ

Regina Martins 

O bairro de Fernão Velho recebe a partir desta quarta-feira uma grande ação de prevenção às drogas e promoção da cultura de paz, organizado pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz em parceria com a paróquia São José Operário. Até o sábado, serão realizadas palestras e buscas ativas para atender às famílias locais. A abertura oficial acontece com a celebração de uma missa campal às sete da noite, em frente da Igreja Matriz de Fernão Velho, seguida de uma caminhada pelas ruas da comunidade. Nesta quinta-feira, às oito da manhã, a equipe da Sepaz reúne-se para um café da manhã com agentes pastorais. O encerramento acontece no sábado com um grande pedalaço pela paz saindo às oito da manhã da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Novo, com destino à Igreja Matriz, em Fernão Velho.

DEFESA SOCIAL

Regina Martins

O secretário da Defesa Social Eduardo Tavares, e os comandantes da PM, coronel Marcus Pinheiro, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gláucio Luís do Espírito Santo Alcântara, representam Alagoas na reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene) e do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que acontecem nesta quinta e sexta em Aracajú-Sergipe. Para Eduardo Tavares a integração entre as polícias é fundamental para inibir a prática da criminalidade. “É preciso integrar as ações da área de Segurança Pública para um melhor resultado no combate à violência, segurança é uma prática diária e estes encontros são fundamentais para a troca de experiências”, destacou. O evento reúne as principais autoridades da segurança pública nacional e região Nordeste, além de representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

COMBATE AO ROUBO DE VEÍCULOS

Regina Martins

A Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e Força Nacional, vem intensificando, nas últimas semanas, ações de combate às quadrilhas que roubam veículos na capital alagoana. Blitz, ronda nos bairros mais violentos e prisões de quadrilhas especializadas em clonagem e roubo de veículos de luxo foram algumas atuações que levaram à redução de roubos em Maceió. Enquanto foram registradas em janeiro 157 ocorrências, os primeiros 11 dias de fevereiro contam com 40 casos de roubo de carros e motos. “Se fizerem as contas por proporção, provavelmente fevereiro não chega a 120 ocorrências. Isso acontece pelas ações que começaram no mês passado, que refletem neste mês”, explicou o delegado titular da Delegacia de Roubos de Carros, Valdir Carvalho. Ele ainda ressaltou que 70% dos veículos roubados são recuperados, a exemplo do mês de janeiro, que das 157 ocorrências, 101 foram recuperadas. Algumas precauções devem ser tomadas para evitar o risco de roubo. O delegado fez um alerta àqueles que param em lugares públicos e permanecem no veículo. Assim como estacionar em frente a casa ou prédio e demorar buscando objetos que estão na parte interna do veículo. “É importante sempre observar se tem pessoas ou carros suspeitos antes de descer”, alertou o delegado.

PAGAMENTO PRONATEC

Regina Martins

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, recebeu nesta terça-feira uma comissão formada por cinco alunos e um professor dos cursos ofertados pela Educação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e assegurou que a ordem bancária para o pagamento do auxílio será enviada nesta sexta-feira, dia 14, para a Caixa Econômica Federal. A greve na Assembleia Legislativa do Estado atrasou a aprovação do orçamento do Estado. Após o primeiro pagamento, alunos e professores do Pronatec passarão a receber regularmente durante todo o ano de 2014. No encontro, a secretária explicou aos alunos que a discrepância entre o início do ano civil e o ano financeiro na Educação dificultou a realização do pagamento - impedindo que fosse realizado previamente. Durante a reunião, foi ressaltado que os alunos que ainda não abriram suas contas bancárias ou que tiveram as contas expiradas devem procurar, com urgência, as agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas para regularizar a situação, encaminhando, em seguida, esta informação às suas escolas. Os alunos que não abrirem a conta bancária ficarão impossibilitados de receber a bolsa-auxílio. 

MUTIRÃO SAÚDE

Regina Martins

União dos Palmares recebe nesta quinta-feira mais uma ação do Programa Mutirão Saúde em Movimento. Nesta edição, serão disponibilizados exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia, além de triagem para cirurgias de catarata, adenoide e amígdalas. A ação ocorre a partir das oito da manhã, na Escola Estadual Jorge de Lima e na Escola Municipal Jairo Correia Viana, localizadas na Rua Tavares Bastos, no Centro da cidade.  A iniciativa é uma parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (Apae), Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) e com a Secretaria Municipal de Saúde de União dos Palmares.  Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o mutirão aliado à qualificação e estruturação de unidades de saúde no interior contribui para a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde. Ele destaca ainda que a descentralização auxilia no bem-estar e recuperação do paciente.  A nova edição do mutirão Saúde em Movimento vai atender aos moradores de União dos Palmares e os municípios de Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Branquinha e Joaquim Gomes. Desde novembro, o mutirão já atendeu mais de 6 mil pessoas, na capital e no interior, e marca o compromisso da gestão em descentralizar os serviços de saúde.


PONTOS DE CULTURA

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura promovem a Teia Estadual dos Pontos de Cultura. O evento ocorre entre esta quinta-feira e domingo por meio do projeto Pontão Guerreiros Alagoas, programa articulador da Rede Alagoana de Pontos de Cultura. A ação será realizada no Hotel Ponta Verde, na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro. No encontro ocorre a Ciranda de Pontos, com a realização de palestras, oficinas, mostra  e o Fórum Alagoano de Pontos de Cultura. A expectativa é de que o evento reúna, aproximadamente, 50 entidades. O encontro contará ainda com a presença de representantes da Comissão Nacional de Pontos de Cultura,  do Ministério da Cultura e do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas. Mais informações pelos telefones 33157867 e 3315-7866.


PROCON RESOLUÇÃO DE CASOS

Regina Martins 

Os mais de 36 mil atendimentos registrados em 2013 pelo Procon/Alagoas, 10 mil a mais que o ano anterior, refletem a atual fase do consumidor alagoano. Cada vez mais informado, o usuário lesado vai atrás dos seus direitos e conta com o apoio de um dos órgãos mais desburocratizados do país. Nos próximos dias, será realizada em Alagoas a primeira audiência virtual do Brasil. Segundo o superintendente Rodrigo Cunha, o Procon conseguiu otimizar o atendimento à sociedade, com a ajuda da descentralização dos serviços. “Antes, só existiam cinco postos de atendimento no Estado, hoje já são 19 espalhados em nove municípios. Chegamos com mais facilidade ao público”, explica. O alargamento dessa rede reflete na eficiência da resolução dos casos. Atualmente, o Procon apresenta 89% de resolutividade. Do próprio perfil oficial do Procon na internet, a denúncia de alguma irregularidade é rapidamente registrada, depois da devida identificação, apresentação de CPF, descrição do fato e uma fotografia. “Do próprio dispositivo móvel o cidadão pode prestar essa denúncia e garantimos a resposta o mais rápido possível”, promete Cunha.  Ele revela ainda o último avanço do Procon Alagoas, que deve realizar a primeira audiência virtual do Brasil nos próximos dias. “Vamos conseguir fazer com que as pessoas não precisem nem sair de casa. Claro que tudo isso exige a articulação dos envolvidos, mas em breve será muito normal e com certeza um marco dessa gestão”, disse Cunha.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Regina Martins

O Portal de Transparência Ruth Cardoso vai passar por mudanças. A decisão foi tomada durante reunião organizada pela controladora-geral do Estado, Rosa Barros Tenório, que informou sobre o entendimento mantido com o secretário de Fazenda, Mauricio Toledo, de que a Controladoria assumisse o monitoramento de conteúdo do Portal. Segundo ela, em todo o país, a área de transparência está relacionada com o controle interno. “A tendência, portanto, é que o Portal também esteja sob a coordenação da CGE”, afirmou. Ela reforçou que o fortalecimento da área de transparência é um desejo manifestado pelo governador Teotonio Vilela Filho, que declarou apoiar todas as iniciativas nesta área. Lançado em 2008, o Portal da Transparência Ruth Cardoso permite ao cidadão acompanhar a execução financeira dos programas governamentais por meio de informações atualizadas referentes à arrecadação estadual, aos gastos realizados pelo governo em compras ou contratação de obras e serviços.  Em 2012 passou também a publicar a remuneração dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Estado de Alagoas. 

REI PELÉ LIBERADO

Regina Martins

O gramado do Estádio Rei Pelé foi liberado para um treino de apronto do CSA e outro para o CRB, antes de jogos da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, durante reunião semanal do Comitê Gestor do projeto Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas), realizada nesta terça-feira, no Trapichão. Durante o encontro foram discutidas as ações do cronograma de obras; aquisição de equipamentos e do mobiliário; avaliação do gramado; plano de turismo; intercâmbio entre Gana e Alagoas e questões gerenciais do Estádio Rei Pelé. Após a reunião os participantes fizeram uma visita aos canteiros das obras ora em andamento no Estádio Rei Pelé visando a Copa de 2014, quando Maceió será o Centro de Treinamento da seleção de Gana. As obras estão previstas para terminar no final de abril e, segundo o secretário Jorge VI, não atrapalharão a tabela de jogos dos campeonatos do Nordeste nem do Alagoano.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Regina Martins

O secretário da Infraestrutura de Alagoas, Marcos Vital, assinou nesta terça-feira o termo de doação do projeto que vai implantar a rede de esgotamento sanitário do Pontal da Barra, em Maceió. A obra é resultado de uma parceria com a Braskem, que idealizou e doou o projeto à Seinfra, responsável pela execução. A nova obra amplia ainda mais a cobertura de saneamento na capital alagoana, que vai chegar a 80% com ações que serão executadas pela Seinfrae pela Casal nos próximos dois anos. Segundo o secretário Marcos Vital, esta parceria, realizada ainda na gestão do ex-secretário Marco Fireman, é de grande importância para a região, que tem forte apelo turístico. “Também é essencial porque traz grandes benefícios socioambientais para um dos pontos mais visitados por turistas na capital. É benefício para os moradores e para os visitantes", ressalta Vital.


VACINAÇÃO CONTRA HPV

Regina Martins 

A rede pública de saúde passa a fornecer, a partir do dia 10 de março, a vacina quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano), utilizada na prevenção contra o câncer de colo de útero. A iniciativa visa reduzir o número de mulheres contaminadas, isso porque a estimativa em 2014 aponta para 370 casos novos em Alagoas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De 10 de março a 10 de abril, a campanha de Vacinação Contra o HPV vai ser destinada às adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos. De acordo com a gerente estadual do Programa de Imunizações, Denise Castro, a iniciativa será realizada nas escolas públicas e particulares de Alagoas, com a meta de vacinar 80% do público-alvo - o que representa, no Estado, 82.411 meninas. Em 2014, a imunização contra o HPV passa a fazer parte do calendário básico de vacinação. Logo, as adolescentes que estiverem fora do ambiente escolar, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receberem sua dose da vacina, mesmo após o final da campanha, porque a vacina será disponibilizada nas unidades de saúde de forma permanente.  A imunização tem eficácia comprovada em indivíduos que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, nunca entraram em contato com o vírus.  No entanto, os pais ou responsáveis que não queiram que as adolescentes sejam imunizadas devem assinar um termo de recusa, assumindo a responsabilidade da decisão. “É muito importante que todos entendam a importância da prevenção contra o HPV, para garantir o futuro e bem estar de suas filhas”, enfatizou Denise Castro.

 

POLICIAS OPERAÇÕES

Regina Martins

O secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, apresentou em coletiva à imprensa, na segunda-feira, o resultado das operações conjuntas realizadas desde o último sábado em Alagoas e Paulo Afonso, na Bahia, que culminaram na prisão de 21 pessoas e na apreensão de veículos roubados, armas e drogas. A ação foi comandada pela delegada Ana Luiza Nogueira, diretora de Polícia Judiciária da Área Um, e realizada conjuntamente com base no trabalho do serviços de Inteligência da SEDS e da Polícia Civil, Grupo Estadual de Combate as Organizações Criminosas (Gecoc), Força Nacional e Polícia Militar. Segundo o secretário, as forças policiais de Alagoas nunca estiveram tão integradas. “É por meio deste trabalho conjunto que caminhamos para a redução desta onda de criminalidade que aflige a população”, disse Tavares. A primeira operação foi desencadeada no sábado em Delmiro Gouveia e Canapi, e em Paulo Afonso, no Estado da Bahia, quando foram presas 14 pessoas. De acordo com a delegada Ana Luiza Nogueira, as investigações foram iniciadas há 90 dias sob duas vertentes: roubo de veículos e cargas, e assaltos às agências bancárias de Monteirópolis, Craíbas, Carneiros e São José da Tapera. Já no domingo, a operação prendeu um grupo que vinha cometendo crimes na Barra de São Miguel. A polícia prendeu no município quatro homens e três mulheres envolvidos em roubos e homicídios.  A coletiva foi encerrada com a notícia da maior apreensão de maconha nos últimos anos em Alagoas. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcus Aurélio Pinheiro, foram apreendidos 120 quilos da droga no Vergel do Lago na favela Grota do Pau D’arco, no bairro do Feitosa.

DENÚNCAS ANÔNICAS CRESCEM EM AL

Regina Martins

Apenas uma ligação gratuita e anônima para o telefone 181, número do Disque Denúncia, pode colocar um fim a uma ação criminosa. Aos poucos, essa consciência vem se difundindo entre a população, que também percebe o seu poder de atuação diante da violência. É essa a mudança apontada nos registros da inteligência da Secretaria de Estado da Defesa Social. Nos últimos três anos, 21.700 mil ocorrências já foram registradas pela ferramenta, que aponta no topo desse ranking denúncias de tráfico de drogas, foragidos e roubo. Segundo o capitão da Polícia Militar, Roberto Feliciano, a desconfiança do anonimato ainda é um grande empecilho na hora de realizar a denúncia. Ele explica que o sistema utilizado pelo serviço foi desenvolvido especialmente para preservar o autor da informação. Desde o ano passado, essas denúncias também podem ser feitas através do site disquedenuncia.seds.al.gov.br. Da mesma forma que ao telefone, o 181, a Defesa Social garante total sigilo, o usuário não precisa se identificar.

SEGURANÇA REFORÇO

Regina Martins

O combate à violência em Alagoas ganha a partir desta terça-feira o reforço de mais 400 profissionais. Quarenta delegados, 120 escrivães e 240 agentes iniciam nesta terça-feira um novo ciclo na carreira policial com a formatura do curso realizado na Academia da Polícia Civil de Alagoas (Apocal). A partir de agora, eles estão aptos a exercer os cargos para os quais foram aprovados em concurso público no ano passado, reforçando as ações de segurança pública do Estado. O curso constou de aulas teóricas e práticas, como o uso de arma de fogo, num total de 400 horas/aula. A busca pela excelência dos novos integrantes da instituição foi uma das metas durante toda a preparação com instrutores qualificados para tal.

POLICIAIS QUALIDADE DE VIDA

Regina Martins
A Secretaria de Estado da Defesa Social prepara uma pesquisa que vai mostrar como anda a saúde e os hábitos de policiais civis e militares, bombeiros e integrantes da perícia oficial. A iniciativa faz parte das ações estruturantes para melhoria do desenvolvimento pessoal e valorização dos profissionais de segurança pública. De acordo com a assistente social da Polícia Militar e gestora da pesquisa, tenente Edênia Moreira, a ação acontecerá por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).  O objetivo é traçar o perfil e definir ações que contribuam com uma melhor qualidade de vida destes profissionais. Após o levantamento da pesquisa, serão elaboradas propostas de ações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida geral dos profissionais de segurança pública do Estado. As visitas serão iniciadas neste mês na capital e no interior conforme calendário específico e terá a participação direta de especialistas, mestres e doutores em áreas como Sociologia, Filosofia, Medicina do Trabalho, Segurança Pública, entre outras.

DEFESA CIVIL

Regina Martins

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas realizou uma reunião com os coordenadores municipais de defesa civil da região do Agreste e Sertão alagoano em Santana do Ipanema, na semana passada, para discutir a realização das conferências municipais neste mês de fevereiro. Cerca de 60 coordenadores participaram do encontro. As conferências acontecem até o dia 25 de fevereiro, antes da Conferência Estadual, que será nos dias 26 e 27 de março, na capital Maceió, com a abordagem do tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

 

ARSAL CONVÊNIOS

Regina Martins

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) está firmando diversos convênios em todos os municípios alagoanos. O objetivo é atender a necessidade de equipamentos de apoio aos usuários do transporte intermunicipal de passageiros e garantir a melhoria do sistema em todo o Estado. Dentro deste projeto, na segunda-feira o presidente da Arsal, Waldo Wanderley, recebeu a prefeita de Olho D’água das Flores, Maria Ester Damasceno. Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados ao convênio de cooperação técnica para a construção de um terminal rodoviário intermunicipal de passageiros no município.

 

EDUCAÇÃO PAGAMENTO

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vem a público informar que o repasse das bolsas aos professores e assistência financeira aos alunos devidamente matriculados nos cursos do Pronatec serão realizados a partir de sexta-feira, dia 14. A discrepância entre o início do ano civil e o ano financeiro na SEE acarretou dificuldades no pagamento, impedindo que o mesmo fosse realizado previamente. A SEE solicita aos alunos que ainda não abriram suas contas bancárias  ou que tiveram as suas contas expiradas que procurem com urgência as agências da Caixa Econômica ou  casas lotéricas para regularizar a sua situação, encaminhando, em seguida, esta  informação às suas escolas.

UNIVERSIDADE TERCEIRA IDADE

Regina Martins

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) abre novas matrículas de candidatos interessados em participar da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati). Estão sendo oferecidos cursos de informática, Cuidados com a Diabetes,  Medicina Natural, Meditação e Bordado, entre outros. As inscrições ocorrem nesta segunda e terça, das nove da manhã ao meio dia, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão. Os interessados devem comparecer ao Campus da Universidade, no bairro do Trapiche da Barra, e  seguirem até o Espaço Digital, no terceiro andar do prédio sede. Para efetivar a matrícula, o aluno deve levar os originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência. No ato da matrícula, é necessário pagar uma taxa única de vinte reais. Os cursos são gratuitos.

CASAL ABASTECIMENTO DO SERTÃO

Regina Martins

O rompimento de uma adutora está causando deficiência no abastecimento de água das cidades de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Inhapi e Canapi, nesta segunda-feira. Técnicos da Unidade de Negócio Sertão, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), estão realizando o reparo e a previsão é de que o serviço seja concluído ainda hoje. Porém, a normalização do sistema, que é coletivo, somente deverá ocorrer nesta terça-feira.

PROCON OPERADORAS DE TELEFONIA

Regina Martins

O Procon/Alagoas entrou em parceria com a empresa alagoana Crowdmobi para obter dados referentes aos sinais das telefonias móveis no Estado. A partir desta segunda-feira, a empresa entregará ao Procon/Alagoas um mapa com a situação das operadoras de telefonia em Alagoas. De acordo com o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha, o aplicativo vai ajudar ao órgão a exigir um serviço de melhor qualidade. “Para se ter uma ideia em 2013 houve 5.022 reclamações referentes a telefonia móvel, fixo e internet”, explica Cunha.  Através dos dados, o Procon/Alagoas vai notificar as operadoras reclamadas no prazo de 20 dias para verificar os locais com menores índices de sinal. “Nosso objetivo é melhorar os serviços das telefonias no Estado”, ressalta Cunha.

SESAU VACINAÇÃO HPV

Regina Martins

A Campanha de vacinação contra HPV acontece a partir do dia 10 de março em todo país. A ação será promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com os governos estaduais e municipais. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta terça-feira uma capacitação com os técnicos municipais. A ação acontece no auditório do Hotel Jatiúca, das oito da manhã ao meio dia. A meta em Alagoas é vacinar 80% da população alvo, o que representa 82.411 meninas. O impacto da vacinação em termos de saúde coletiva se dá pelo alcance de 80% de cobertura vacinal. Durante o encontro, serão constituídos grupos técnicos para a estratégia de vacinação. De acordo a gerente de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Sesau, Denise Castro, a campanha será realizada em todas as escolas de Alagoas (particulares e públicas), no período de 10 de março a 10 de abril, com o objetivo de imunizar adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos.

PM NOVOS MÉDICOS

Regina Martins

Nesta segunda-feira, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcus Pinheiro, recepcionou os médicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da secretaria Estadual de Saúde, que passarão a prestar atendimento no Centro Médico Hospitalar da PM, fruto de uma parceria entre a corporação e as essas duas instituições. Além disso, está sendo discutida a possibilidade de transformar o Centro Médico Hospitalar da PM em hospital-escola através de um convênio com a Uncisal e Sesau. O objetivo é otimizar o atendimento através de marcação eletrônica; realizar melhorias na estrutura física e aumentar a oferta de especialidades médicas.

SEGESP CAMPUS DA UNEAL

Regina Martins

O secretário da Gestão Pública, Alexandre Lages Cavalcante, assinou nesta segunda-feira um termo de entrega e responsabilidade de bem imóvel, que oficializa a doação do terreno onde fica situado o Campus IV da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na cidade de São Miguel dos Campos. “Com a oficialização da doação, o campus fica possibilitado a receber aplicação de recursos federais, para fins de melhorias das instalações dentre outros benefícios”, explicou o secretário Alexandre Lages. Segundo o reitor, Jairo José Campos da Costa, a cessão oficial do imóvel é necessária para o recebimento de emenda parlamentar que visa buscar recursos para a ampliação da estrutura do Campus IV da Uneal.

FISCALIZAÇÃO BARES E RESTAURANTES

Regina Martins

Técnicos da Vigilância Sanitária do Estado e de Maceió fiscalizaram durante o fim de semana bares, restaurantes e vendedores ambulantes como parte do Projeto Operação Verão. A ação tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos fornecidos à população. De acordo com o diretor estadual da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, a ação ocorre porque no verão o fluxo de turistas em Maceió aumenta e os bares e restaurantes ficam bastante movimentados. “O Projeto Operação Verão prosseguirá até o período do Carnaval”, informou Bezerra.  Durante a ação, os técnicos fiscalizam o armazenamento e a manipulação dos alimentos, o descarte de lixo, além de venda de bebidas alcoólicas para menores. Bezerra explica que, apesar de a Operação Verão possuir um caráter primordialmente educativo, os técnicos da Vigilância Sanitária estão preparados para utilizar seus instrumentos legais como notificações, multas e até interdição do estabelecimento.

ALIMENTOS NO VERÃO

Regina Martins

Como parte da Operação Verão, a Vigilância Sanitária do Estado alerta para os cuidados extras no consumo de alimentos nesse período do ano. O diretor estadual da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, informa que o aumento da temperatura incentiva as pessoas a saírem mais de casa. “No calor, a população deve consumir alimentos mais leves como frutas, verduras e legumes, além de ingerir muitos líquidos para evitar a desidratação”, orienta. Segundo a nutricionista da Vigilância Sanitária, Tânia Guedes, a alta temperatura contribui para que os alimentos tenham um período menor de conservação. “Produtos perecíveis não podem ser mantidos por mais de duas horas em temperatura ambiente”, alerta a especialista, acrescentando que,  entre os riscos da má conservação de alimentos, estão o aparecimento de infecções e intoxicações com sintomas como náuseas, vômitos, febre, cólicas intestinais e diarreia, além de infecções por bactérias como a salmonela, que se prolifera rapidamente no calor. Ainda de acordo com a nutricionista, a população deve sempre se lembrar de lavar bem as mãos antes de manipular alimentos, evitar alimentos à base de carne crua ou mal passada, aumentar o cuidado com o preparo de carne de galinha, sempre cozinhar bem os ovos e estocá-los em refrigeração e lavar bem verduras, fruta, legumes e utensílios de cozinha.

ALGÁS CRESCIMENTO

Regina Martins

Em atuação nos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial, a distribuidora de gás natural de Alagoas (Algás) registrou um crescimento médio anual de 10% no número de clientes nos últimos cinco anos.  A utilização do gás natural no horário de ponta - das cinco e meia da tarde às oito e meia da noite, onde a energia custa 10 vezes mais - é uma forma totalmente eficaz de economia para o setor, além de garantir também imunidade às quedas de energia. No início desse mês, o Maceió Shopping e a Algás firmaram uma parceria que colocou em funcionamento o sistema de geração de energia dual fuel, que atende o centro de compras diariamente no horário de ponta e nos casos de falha no sistema elétrico. O sistema dual fuel permite queimar simultaneamente gás natural e óleo diesel, o que resulta numa elevada economia operacional, tendo em vista a diferença entre o preço do gás e do diesel. Além disso, ser uma fonte de energia limpa também é um atributo marcante do gás natural. Dessa forma, as emissões de poluentes são reduzidas, o que permite o cumprimento da legislação, cada vez mais restrita, referente às emissões gasosas.

POLO AGROALIMENTAR

Regina Martins

A partir do próximo mês, as cidades de Arapiraca e Batalha ganham Polos Agroalimentares que vão atuar no desenvolvimento biotecnológico das cadeias produtivas de hortifruti, mandioca e leite. As obras fazem parte das ações estratégicas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas para o interior do Estado, contribuindo com pesquisa e inovação para melhoramentos na produção. A inauguração do polo de Arapiraca está marcada para o dia 28 de março. Em Batalha, a unidade estará aberta em 11 de abril. O Polo Agroalimentar de Arapiraca conta com uma estrutura de sete blocos, com local para o setor administrativo, alojamento para professores e estudantes, refeitório e copa, salas de aula e informática, além de laboratórios de qualidade de processamento da mandioca, de testes de solo e de química,  biblioteca, auditório para palestras, sala de treinamento e almoxarifado, e uma miniusina para pesquisa com o bagaço da mandioca que fará também a produção de etanol (álcool) a partir da raiz.  Já o Polo de Batalha terá dois blocos com laboratórios de pesquisa, uma fábrica de produção de leite e derivados, setor administrativo, sala de informática, almoxarifado, salas de aulas práticas e teóricas, refeitório, alojamento para alunos e suíte para professores.

ENERGIA SOLAR

Regina Martins

O Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) aprovou, em sua última reunião ordinária, a concessão de incentivos fiscais, creditícios e locacionais para a empresa Pure Energy Geração de Energia Limitada. Com investimentos previstos em aproximadamente 40 milhões de reais e geração de 54 empregos diretos, a unidade de 102 mil metros quadrados será instalada no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. A indústria será voltada para a fabricação e comercialização de módulos fotovoltaicos para geração de energia solar. A iniciativa ainda prevê um projeto-piloto de redes inteligentes, um condomínio solar, uma usina solar no interior de Alagoas, além de uma usina heliotérmica. Para a linha de produção da indústria, a Pure Energy, pretende firmar uma parceria com o Sebrae e o Senai, para a capacitação da mão de obra local.

NASCENTES RECUPERADAS

Regina Martins

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, oficializou nesta segunda-feira, no povoado Santa Efigênia, em Capela, a entrega de duas nascentes recuperadas, por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.  A água das duas nascentes chega ao povoado por gravidade e a baixo custo, fornecendo cerca de 1.800 litros por hora de água potável para cerca de quatro mil habitantes que dependem inteiramente das nascentes para obter o líquido para consumo humano. Na oportunidade, o governador comemorou a chegada da água no povoado. “Hoje os moradores do Povoado de Santa Efigênia recebem água na sua porta. Antes eles precisavam se deslocar para buscar esse líquido tão importante, que sendo de qualidade como o que recebem agora, é uma salvaguarda na vida das pessoas. Esse é o papel do Governo e da prefeitura: cuidar das pessoas”, afirmou Teotonio Vilela. Já o vice-governador do Estado, José Thomaz Nonô, também ressaltou a importância do programa de recuperação de nascentes. “Um programa como este tem um forte componente social porque é voltado principalmente para a população mais carente e mais humilde, como aqui em Santa Efigênia”, afirmou Nonô.

PGE CONSELHO TRIBUTÁRIO

Regina Martins

Devido à reforma da parte interna do prédio-sede da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, o Conselho Tributário Estadual informa que, nos dias 13 e 14 de fevereiro, terá as funções administrativas suspensas. Porém, segundo a presidente do Conselho, a procuradora de Estado da Fazenda, Emmanuelle de Araujo Pacheco Marroquim, as sessões de julgamento do mês de fevereiro serão realizadas na sala de reuniões da Procuradoria Geral do Estado (PGE), localizada na Avenida Assis Chateaubriand, 2.578, no Prado. Parte da Secretaria de Estado da Fazenda, o pleno do Conselho Tributário Estadual é formado por dois corpos deliberativos, com quatro titulares mais um presidente cada - escolhidos com as federações do comércio, indústria, agricultura e serviços e pela Sefaz-Alagoas. O período de exercício de cada membro é de dois anos

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

Regina Martins

O secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, participou nesta segunda de reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, na sede do Ministério Público Federal (MPF). Ele apresentou a secretaria, o trabalho realizado nas comunidades acolhedoras e os projetos voltados para promoção da cultura de paz.  Segundo ele, a atuação do Conselho é fundamental para Alagoas, pois prevenir tortura é prevenir violência. Durante a reunião, a procuradora Niedja Kaspary reconheceu a importância do trabalho da Sepaz e sugeriu uma visita dos integrantes para conhecer de perto uma das comunidades que integram o Acolhe Alagoas.

ACOLHIMENTO A INDÍGENAS

Regina Martins

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), vai atuar em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde  para levar acolhimento às comunidades com maior incidência de dependência química. Para alinhar os primeiros passos dessa parceria, o secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, reuniu-se nesta segunda-feira com a representante da Sesai, Genilda Leão, que coordena o Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe, e o coordenador regional da Funai em Alagoas, Frederico Vieira Campos.  Equipes dos Anjos da Paz visitarão comunidades em quatro municípios, indicados pela Funai e pelo DSEI/Alagoas-Sergipe, que também acompanharão a ação em Pariconha, Palmeira dos Índios, Joaquim Gomes e Porto Real do Colégio.

CURSOS GRATUITOS

Regina Martins

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional prorrogou as inscrições para cursos gratuitos de capacitação nas áreas de conservação e zeladoria, beleza e comércio. Estão sendo disponibilizadas 80 vagas e as aulas acontecerão na Casa do Trabalhador Autônomo (CTA) a partir desta segunda-feira, em parceria com o Programa Senac de Gratuidade e se estendem até o dia 16 de abril.  Os interessados devem procurar a CTA, localizada na rua Comendador Leão, em frente ao mercado do Jaraguá, das oito às duas da tarde e atender aos pré-requisitos do programa. Para o curso de agente de limpeza estão disponíveis 30 vagas e é necessário ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. O curso de manicure e pedicure contará com 20 alunos, com idade acima de 17 anos e ensino fundamental completo e para participar do curso de vendedor, que terá 30 vagas, é exigido que o aluno tenha 17 anos e esteja cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio.

“TEATRO DEODORO É O MAIOR BARATO”

Regina Martins

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, o edital do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, que chega a sua décima quinta edição. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro. Serão selecionados 25 espetáculos para apresentações no palco do Teatro Deodoro entre os meses de abril e dezembro, com uma pausa durante a Copa do Mundo. Além de democratizar o palco mais tradicional de Alagoas, o projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” visa valorizar as produções locais de música e teatro e incentivar a formação de plateia. Os espetáculos acontecem sempre às quartas-feiras, às sete e meia da noite, com ingressos a preços acessíveis (10 reais a entrada inteira e cinco reais a meia-entrada). As inscrições para o projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” devem ser feitas até o dia 10 de março na Diteal (Praça Deodoro sem número) de segunda a sexta-feira, das nove da manhã às duas da tarde. Mais informações através do telefone 3315-5665.

INSTITUTO DE LÍNGUAS

Regina Martins
O Instituto de Línguas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) começa seu ano letivo nesta segunda-feira. As aulas acontecem uma vez por semana, sempre à noite, das sete às dez horas, na Escola Maria José Loureiro, onde funciona o Instituto de Línguas.  Todas as 525 vagas ofertadas para os cursos gratuitos de Inglês, Português, Espanhol e Francês já foram preenchidas. Quem não conseguiu se matricular neste momento, deve esperar uma nova oferta de vagas para matrícula no segundo semestre deste ano.

ENTREGA DE CAMINHÕES

Regina Martins

O governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, preparou uma agenda especial com diversas ações marcadas para a semana que vem. Entre elas, estão entregas de caminhões à Associação Comunitária Maitá, em Quebrangulo, nesta segunda, e na quinta-feira à Cooperativa Regional dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mundaú (Coopevale), em União dos Palmares, e à Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (Apoagro), em Branquinha. A entrega desta segunda-feira será realizada em frente à Câmara Municipal de Quebrangulo, a partir das onze da manhã. O convite foi feito pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que afirma que os caminhões irão colaborar com o transporte e a logística de venda dos agricultores.


ALAGOAS NAS VELAS

Regina Martins

A primeira etapa da oficina de capacitação do projeto Alagoas nas Velas terá início nesta segunda-feira, às nove da manhã, na Colônia dos Pescadores Z-1, na Pajuçara. Cerca de 60 jangadeiros foram convidados para receber dos técnicos de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo informações sobre os destinos e os atrativos turísticos destacados nas velas das jangadas. A metodologia que será utilizada na oficina vai auxiliar os jangadeiros a transmitir as informações corretas aos turistas e alagoanos. Como muitos não sabem ler, eles vão aprender a relacionar as cores das velas com os destinos que estarão detalhados em um “cardápio” que cada jangada receberá. “Esse cardápio será plastificado, preso à jangada e trará detalhes dos destinos, como gastronomia, belezas naturais e cultura”, explica Deucila Vanja, coordenadora do projeto. Ainda durante a oficina, temas como autoestima e a continuidade do projeto também serão abordados. A proposta da Setur para a segunda etapa do projeto é sensibilizar os empresários para que eles, ao estamparem a marca de seus produtos nas velas, continuem divulgando os destinos turísticos, contemplando, inclusive, mais jangadeiros.


ESPAÇO LIVRE

Regina Martins

O Espaço Livre desta segunda-feira, às 10 horas da manhã, na Rádio Difusora de Alagoas, recebe João Ferreira Lima, presidente da Federação de Entidades de Pessoas com Deficiência de Alagoas e vice-presidente da Associação dos Deficientes de Alagoas (Adefal). Ele conversa com o apresentador Marcos Vasconcelos sobre o planejamento de ações das duas instituições para 2014.

 


CESTAS NUTRICIONAIS

Regina Martins

O Governo do Estado, por meio de Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Quebrangulo, vai distribuir 46 cestas nutricionais para gestantes cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social do município, que recebem as cestas mensalmente. A entrega será feita nesta segunda-feira, a partir das onze da manhã, pelo governador Teotonio Vilela Filho na Câmera de Vereadores.Consta do projeto um conjunto de ações pactuadas pelo Governo do Estado de Alagoas com as Secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e da Saúde, como parte integrante do  Programa “Vida a vida”. As cestas nutricionais têm como objetivo combater as carências nutricionais das gestantes alagoanas em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, por meio da complementação alimentar diária com o fornecimento mensal de uma cesta nutricional de alimentos. O Projeto Cestas Nutricionais foi iniciado em 2009 e funciona em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, com recursos do Fundo de Erradicação da Pobreza (Fecoep), para combater a mortalidade infantil. Nestes quatro anos, cerca de 64 mil gestantes alagoanas foram contempladas e 322 mil cestas distribuídas. Para receber as cestas, as gestantes precisam estar fazendo o acompanhamento do pré-natal. Elas são encaminhadas pelos agentes comunitários de saúde aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) onde será realizado o cadastro social. Ela deve estar em situação de vulnerabilidade social e insegurança nutricional.


EDUCAÇÃO NOVA CHAMADA

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promoveu a décima terceira chamada da monitoria da rede estadual. A lista de convocados foi divulgada no site do Diário Oficial do Estado (www.doeal.com.br) e também pode ser acessada pelo site da Educação (www.educacao.al.gov.br). Ao todo, 174 monitores foram chamados para as disciplinas dos anos iniciais, Português, Matemática, Química, Ciências, Biologia. Educação Física, História, Arte, Ensino Religioso, Sociologia, Espanhol e Geografia na primeira, quinta, oitava, décima terceira e décima quarta Coordenadorias Regionais de Educação, localizadas em Maceió, Arapiraca e Pão de Açúcar. A partir do dia de divulgação da chamada, os convocados têm dez dias (até o dia 13) para comparecer a sua coordenadoria munido da seguinte documentação: originais e cópias de identidade, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP/NIT, carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovante de abertura de conta bancária junto à Caixa Econômica Federal na operação 001.

SECRETARIA DA PESCA

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura beneficiou, em janeiro, mais de mil famílias com entrega de alevinos. No total foram entregues 107 mil alevinos, das espécies tilápia, tambaqui e pirarucu, vindos do núcleo de piscicultura da Sepaq em Rio Largo e da parceria com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf). Os municípios contemplados foram Inhapi, São Brás, Coruripe, Jequiá da Praia e Ibateguara. Segundo o secretário, Regis Cavalcante, as entregas são essenciais para que as pessoas possam se estruturar economicamente e ter uma fonte de alimentação saudável.

RIO SANTO ANTÔNIO

Regina Martins

O Ministério Público Estadual (MPE), através das promotorias de Recursos Hídricos e do Núcleo de Meio Ambiente, esteve na quinta, junto com a equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na várzea do rio Santo Antônio onde, há pouco mais de uma semana, um caminhão tombou e derramou mais de 30 mil litros de óleo diesel. A empresa responsável pela operação de retirada da substância foi intimada a dar maior agilidade aos trabalhos.  Segundo o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, foi solicitado ainda a instalação de uma estação para tratamento da água retirada. De acordo com o promotor Alberto Fonseca, do Núcleo de Meio Ambiente do MPE, o Ministério Público irá atuar na busca da responsabilidade civil, da mesma forma como o IMA está atuando na responsabilidade administrativa. Ele disse ainda que, nos próximos trinta dias, serão realizadas audiências para tratar do assunto.

DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Cultura realiza um curso de Direção Cinematográfica com Caetano Gotardo, no Teatro Jofre Soares, entre os próximos dias 24 e 28, das nove da manhã às seis da tarde. Os interessados devem enviar ficha de inscrição preenchida para o e-mail fatimafarias.secult@gmail.com, de 10 a 19 de fevereiro. Serão ofertadas 20 vagas e a relação de selecionados será divulgada no portal da Secult www.cultura.al.gov.br no dia 21 de fevereiro. O curso é uma parceria com o Centro Audiovisual Norte-Nordeste e o Sesc Alagoas.

SEPAZ DROGAS

Regina Martins

O secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, visitou nesta quinta-feira, o presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), juiz Maurício Brêda, para tratar de parcerias na área de prevenção da violência e políticas sobre drogas. O titular da pasta destacou que o acolhimento ofertado aos dependentes químicos é uma importante estratégia na prevenção da violência. “Podemos oferecer o acolhimento aos reeducandos com perfil de dependência química que tiverem progressão de regime. Sobre este assunto, já conversamos também com o juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, que visitou uma das comunidades acolhedoras”, citou Adalberon Sá Júnior. O presidente do Conselho, por sua vez, demonstrou interesse nas ações da secretaria e disse que vai verificar, entre os reeducandos, quais possuem perfil de dependência química. Ele também citou o artigo 319 do Código Penal, que pode se adequar às ações da secretaria e garantiu a parceria do conselho.

COMBATE AO TRÁFICO

Regina Martins

A Secretaria de Estado da Defesa Social firmou parceria com a Polícia Federal e Polícia Militar na quinta-feira para a execução de medidas para o combate à criminalidade do Estado, tendo como principal foco o tráfico de drogas. Segundo o secretário Eduardo Tavares, essa parceria fortalecerá ainda mais o trabalho da PM. “Para ter um Estado mais seguro devemos unir nossas forças. Estamos abertos a fazer novas parcerias em busca de um Estado de paz, da forma que o cidadão alagoano merece,” ressaltou. A concentração do comando das operações de investigação acontecerá na sede da polícia federal e a partir da próxima semana ambas as equipes entrarão em ação conjunta. 

POLÍCIAS PRISÃO

Regina Martins

Informações anônimas passadas pela população ao Disque Denúncia Integrado levaram à prisão, em Alagoas, um suspeito de cometer crime no Estado de São Paulo. Após uma operação conjunta realizada na tarde desta quinta-feira, a Força Nacional e as polícias Civil e Militar de Alagoas prenderam em Rio Largo José Edvaldo Correia de Lima, de 47 anos. Ele é acusado pela polícia paulista de ter assassinado um adolescente de 15 anos durante um ritual de magia negra. De acordo com o coordenador da Delegacia de Homicídios da Capital, delegado Cícero Lima, o acusado é natural de Rio Largo, onde foi preso na casa de familiares, e morava em São Paulo há 10 anos. Edvaldo não reagiu à prisão. Durante coletiva concedida à imprensa no auditório da SEDS, o comandante da Força Nacional de Alagoas, capitão Wendel Malinosky, ressaltou o papel fundamental da população na prisão de Edvaldo, por meio do Disque Denúncia.  O acusado foi recolhido à Central de Flagrantes, no bairro do Farol, e será encaminhado para São Paulo, em breve, onde ficará à disposição da polícia para a conclusão do inquérito e realização do julgamento.  O Disque Denúncia (181) completou em 2013 dois anos de funcionamento pelo sistema integrado, registrando um número recorde de denúncias diárias.

ESTOQUE DO HEMOAL

Regina Martins


Quarenta e sete bolsas de sangue. Este é o estoque que o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) tem disponível nesta quinta-feira para atender os alagoanos. O número é muito inferior ao necessário para suprir a demanda de transfusão do Estado, que deve ser entre 300 e 400 bolsas de hemácias. Segundo a assistente social do órgão, Débora dos Anjos, a falta de sangue é preocupante, pois pode levar ao cancelamento de cirurgias e procedimentos no Hospital Geral do Estado (HGE) e em unidades hospitalares do interior. Os interessados em realizar a doação devem procurar o Hemoal e apresentar um documento com foto. É necessário ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos deve ser acompanhado de responsável), ter no mínimo 50 quilos, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica. O Hemoal recebe doações de sangue de segunda a sexta, das sete da manhã às seis da tarde, e no sábado, das sete ao meio dia. Outras informações por meio do telefone 3315-2109.

OBRAS NA AL-101 SUL

Regina Martins

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já avançou 20 quilômetros na restauração da Rodovia AL-101 Sul, no trecho que vai do Trevo do Gunga, na Barra de São Miguel, ao município de Coruripe, Litoral Sul do Estado. A informação é do assistente da Superintendência de Operação do DER, Sérgio Cavalcante, ao afirmar que a obra consiste na restauração de 58 quilômetros da rodovia que costuma receber um grande fluxo de veículos de moradores e turistas. Ainda na Região Sul, o DER restaurará outros dois trechos rodoviários: 44,5 quilômetros da AL-101 Sul, entre Coruripe e Piaçabuçu, e 25,3 quilômetros da AL-225, entre Piaçabuçu e Penedo. A expectativa do órgão é que a obra seja concluída no final do mês de março. A obra de restauração da AL-101 Sul é executada pelo Governo do Estado e é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Campanha de vacinação contra HPV vai ser realizada em todas as escolas de Alagoas

Regina Martins


A Campanha de vacinação contra HPV será realizada a partir do dia 10 de março em todo país. A ação será promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com os governos estaduais e municipais. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde inicia, na próxima terça-feira, dia 11, uma capacitação com os técnicos municipais. A ação, que prossegue na quarta-feira, dia 12, irá acontecer no auditório do Hotel Jatiúca, das oito da manhã ao meio dia. De acordo a gerente de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Sesau, Denise Castro, a campanha será realizada em todas as escolas de Alagoas (particulares e públicas), no período de 10 de março a 10 de abril, com o objetivo de imunizar adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos. A vacina HPV quadrivalente será administrada a partir de março também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Com a vacinação, o Estado pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil”, explicou a gerente, acrescentando que durante o período da campanha os pais e responsáveis que não queiram que as adolescentes sejam imunizadas, irão assinar um termo assumindo total responsabilidade pela decisão. “É muito importante que todos entendam a importância da prevenção para o futuro e bem estar de suas filhas”, destacou Denise Castro. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.

Governo do Estado de Alagoas

(82) 3315.3614
(82) 3315.3615

Rua Cincinato Pinto, 193
Centro
Maceió-Alagoas
agenciaalagoas@gmail.com

© 2014 Secretaria de Estado da Comunicação